Jomar Silva assume vaga deixada por Ney Santos na Câmara de Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 9/08/2013

Jomar da Silva Santos, 45 anos, acaba de ser oficializado pela Justiça Eleitoral vereador de Embu das Artes no lugar de Ney Santos, que teve o mandato cassado no mês passado por captação ilícita de sufrágio. Essa é a segunda vez que ele assume a cadeira de vereador na cidade depois que outro parlamentar foi cassado. Em 2012 Jomar foi vereador por 4 meses após a cassação por  infidelidade partidária do ex-vereador pastor Edgardo. Ele disputou a eleição perdeu e agora retorna à Casa no lugar de Ney Santos.

“Dessa vez vou trabalhar para ser eleito de primeira. Meu desejo é ficar até o final do mandato. Não esperava que isso acontecesse novamente, mas não considero que tive sorte. Acredito sim que fizemos um trabalho e ele foi reconhecido. Tive quase 2 mil votos e vou trabalhar para honrar meus eleitores”, avisa, garantindo que já tem vários projetos em mente para implantar no Legislativo.

O procedimento de recontagem de votos durou pouco menos de 20 minutos. O processo é automático feito diretamente no sistema no Tribunal Superior Eleitoral e consistiu em anular os 8.026 votos de Ney Santos para que o sistema refizesse os cálculos apontando quem deveria assumir a cadeira deixada por ele.

Após a anulação dos votos de Ney Santos Embu das Artes passou a ter 124.299 votos válidos. Já o novo coeficiente eleitoral registrado foi de 8.286,6 votos. A recontagem de votos não muda a situação do vereador Carlinhos do Embu, uma vez que a coligação PSC e PSDB atingiu o coeficiente eleitoral mesmo sem os votos de Ney Santos.

De acordo com o juiz eleitoral de Embu das Artes, Gustavo Sauaia, Jomar Silva vai ser empossado no cargo na próxima sexta-feira, dia 16, às 15 horas, no cartório eleitoral em solenidade simples. Já a posse dele deve ocorrer imediatamente após a diplomação.

“Por hora não havendo a suspensão da sentença ele permanece vereador. Jomar já foi diplomado como suplente e agora vai ser como vereador”, explicou o juiz.

 Jomar Silva Santos disputou a eleição na coligação PSB, PSD e PR. Cada um dos partidos tem representante na Câmara. Jomar é do PSB, o vereador Pedro Valdir é do PSD e o PR está representado pelo vereador Jeferson Siqueira, segundo mais bem votado da cidade.


Comentários