Lune participa de encontro internacional da esquerda latino-americana

Por Outro autor | 8/08/2013

O Foro de São Paulo, realizado no último final de semana marcou a articulação dos partidos de esquerda da América Latina e Caribe, celebrando sua 19° edição. Com a presença ilustre de Evo Morales, presidente da Bolívia, o Foro também reuniu integrantes de mais de 100 partidos distribuídos nos vários encontros que aconteceram durante a semana. O evento também contou com a presença do representante do PcdoB na região, o vereador Luiz Lune.

 Com temática socialista, o evento abordou questionamentos sobre a posição dos países integrantes ao Mercosul na conjuntura neoliberalista atual. Os participantes puderam discutir sobre alternativas ao capitalismo, além de exaltarem figuras como de Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela. 

Segundo Orlando Silva, vereador pelo município de São Paulo e anfitrião do evento que aconteceu no centro de São Paulo, o momento do Foro de São Paulo não podia ser melhor, devido às várias manifestações ocorridas no país. “Sediar esse evento após o Brasil ser sacudido por uma jornada de lutas é significativo”, disse após ser entrevistado pela Rádio Vermelho.

 Para Orlando, o Foro se projeta em um espaço de reflexão da esquerda, de avaliação das experiências democráticas e populares. “O PCdoB entende o Foro de São Paulo como uma plataforma de luta, aqui não é somente um espaço de encontro para expormos nossas ideias e debates, mas sim é uma esfera de troca, de aprendizagem com a luta diferenciada que cada povo expõe neste espaço. Ou seja, um espaço de cooperação para que a luta internacional se dê e as transformações possam se tornar reais”, disse.

Vereador por Taboão da Serra, Luiz Lune (PcdoB) também foi abordado pela jornalista Joanne Mota, da Rádio Vermelho, e externou sua opinião a cerca do Foro e da possibilidade de entidades politicas de esquerda em se reunir e trocarem experiências. “Acho que a esquerda evoluiu muito no Brasil. Hoje existe uma influência muito grande no mundo econômico e a visão socialista está cada vez mais ganhando forças. O início de tudo é conversa e sabemos de coisas que deram certo em outros países e esse tipo de evento nos serve para isso, para trocarmos experiências”, avaliou o Lune. 

Na ocasião, Lune aproveitou a oportunidade e teve um encontro rápido com Orlando Silva. Em uma conversa informal, os vereadores do PcdoB aproveitaram para iniciar uma articulação regional que poderá inferir nas próximas eleições, em 2014. Lune poderá despontar como concorrente ao pleito de Deputado Estadual ou Federal por seu partido. De acordo com o próprio vereador, algumas definições do PcdoB na região são aguardadas para que ele possa definir seu futuro.

Alexandre Oliveira


Comentários