Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Itapecerica busca fluidez no trânsito com diversas alterações na região central

Por | 7/08/2013

acesso

Karen SantiagoAcesso que levaria até a avenida Nove de Julho foi interditado; essa é uma das alterações no tráfego de veículos que a cidade prevê

Diversas mudanças no tráfego de veículos, obtidas com exclusividade pelo Jornal na Net, prometem aliviar o trânsito, especialmente na região central da cidade de Itapecerica da Serra dentro de aproximadamente 90 dias, segundo o secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Sérgio Dói. As obras devem começar em breve. A avenida XV de Novembro já apresentou alterações no trânsito sentido Régis Bittencourt. A partir da agência do banco Itaú até a Faculdade Anhanguera o estacionamento de veículos está proibido entre às 6h e 10h - 16h e 20h. No local será cobrado ainda Zona Azul entre 10h e 16h.

As mudanças serão realizadas por meio de projeto elaborado pela engenharia do trânsito, sinalização e secretaria municipal de obras. Já as alterações da XV de Novembro acordadas com o Ministério Público da cidade. As obras de melhorias da fluidez do trânsito, também são de responsabilidade da empresa “Five 5”, uma vez que parte dela a construção do shopping da cidade. Em três meses (dia 28 de outubro) o Itapecerica Shopping deve ser inaugurado. 

As mudanças alteram a praça da Fonte (em frente ao hipermercado Extra). Que contará com a abertura de uma rua no meio dela com objetivo de garantir o fluxo de veículos da rua Américo Vazone (Correios) para a rua Manoel Francisco de Moraes. O local também terá a ampliação da rua estreita, a fim de desviar o tráfego de caminhões, evitando o acesso pelo centro e, ainda a implantação de semáforo. Além de estudos para uma baia de parada de ônibus.

A rua Major Manoel Francisco (secretaria de trânsito), por sua vez vai passar a ser mão dupla. Os caminhões seguem pela rua com intuito de acessar ao centro da cidade ou a Rodovia Régis Bittencourt. Também será duas mãos a rua Miguel Rogter Domingues. O semáforo do Bandeira, onde muitos motoristas acabam levando multa, será melhorado.

O projeto prevê ainda a proibição do tráfego de veículos ao semáforo da praça João Pessoa (conhecida com da árvore). Os motoristas que seguirem sentido centro pela rua Henrique Soter Fernandes não podem mais acessar a praça, a alternativa é que trafeguem pela Virgilio Burnello e acessem a rua [que será aberta] no meio da praça da Fonte. A iniciativa visa à tentativa de garantir a fluidez no trânsito central. “O trânsito tem como foco principal a praça João Pessoa – sendo um grande gargalo”, afirmou o secretário Sérgio Dói.

Outro desvio do tráfego acontece na Salvador de Leone. Antes do Hospital a rua Ary Batalha será ampliada. Um acesso, de 30 metros que levará os motoristas até a avenida Nove de Julho no Parque Paraíso. O local já conta com estacas de madeira e falta somente uma parte para ser recapeada. Porém, o Jornal na Net apurou que a obra foi embargada, por uma movimentação de terra, na rua que é da própria prefeitura, segundo postagem do vereador Gerson Lazarin em sua página do Facebook.

Chuvisco quer alça de acesso ou marginal

No último dia 11 de julho, o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco protocolou pedido de implantação de uma alça de acesso ao Rodoanel Mário Covas na Estrada Armando Salles (Estrada de Itapecerica), ou a construção de uma marginal ligando as duas vias. O pedido foi feito no Palácio do Governo em encontro com o Dr. Rubens Cury, subchefe da Casa Civil do Estado de São Paulo.


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.