Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Impasse entre vereadora Érica e ex-apoiador preso por extorsão continua em Taboão

Por Sandra Pereira | 7/08/2013

erica

Sandra PereiraChininha acusa vereadora de não honrar compromisso de campanha; Érica se defende dizendo que vinha sendo ameaçada constantemente por ele

O impasse entre a vereadora de Taboão da Serra Érica Franquini e seu apoiador de campanha Amilton Paulino Brandão de Oliveira, conhecido como Chininha, preso após ser acusado de tentar extorquir a vereadora (relembre aqui) ecoou na sessão da Câmara nesta terça-feira, 6. Chininha e alguns moradores da região do São Judas estiveram na sessão com faixas e cartazes pedindo Justiça. Numa das faixas constava a inscrição “o povo põe o povo tira, São Judas pede Justiça”. Chininha usou a tribuna popular, mas não conseguiu falar alegando estar abalado após ficar preso durante cinco dias. Ele garante ter sido acusado injustamente. Já a vereadora Érica Franquini disse que vem sofrendo perseguição e ameaças dele há vários meses.

 “Eu apoiei a vereadora. Ela foi na minha casa me prometeu emprego, ajuda nos projetos da comunidade e quando fui cobrar dela acabei preso como um bandido”, desaba. “Ele me acuou por vários meses. Só eu e Deus sabemos o que venho sofrendo nas mãos dele”, defende-se a vereadora.

Chininha é líder comunitário na região do São Judas e foi detido em flagrante acusado de extorsão, após discutir com a vereadora Érica no gabinete dela. Ele diz que foi lá cobrar compromissos que ela teria assumido durante a campanha. Ela afirma que ele foi exigir a quantia de R$ 600, 00 houve discussão entre ambos, a Guarda Civil foi acionada e ele acabou sendo levado para a delegacia onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência por extorsão.

“Jamais pensei ficar preso por vir procurar a vereadora que eu apoiei. Não sou bandido, sou da comunidade”, observa. Já Érica Franquini aponta que Chininha a teria ameaçado de agressão e proferido palavras de baixo calão contra a sua pessoa. “Não tenho nada haver com o fato do delegado ter prendido ele. Eu sou vereadora, sou mulher e qualquer mulher teria feito a mesma coisa”, disse.

O clima na Câmara ficou pesado durante a maior parte do dia graças à expectativa gerada pelo uso da tribuna popular por Chininha. Os ânimos arrefeceram depois que ele não conseguiu falar e se limitou a pedir Justiça. Mas esquentou novamente quando a vereadora Érica usou a tribuna e se queixou “das constantes ameaças e agressões do ex-apoiador”. Os vereadores evitaram falar do assunto, mas admitiam nos bastidores o desconforto gerado pela situação. Alguns defendiam que o assunto deveria ter sido tratado particularmente enquanto outros diziam que levar o caso à polícia foi a melhor alternativa. 

“Há oito meses eu tenho sofrido horrores com o Amilton. Ele tem ido às repartições falando coisas horríveis, de baixo calão ao meu respeito Só que naquele dia eu não aguentei. Não aguentei por ser mulher, ser o sexo frágil”, relatou a vereadora acrescentando que no fundo não queria que ele fosse preso. “Só queria que ele parasse de fazer essas coisas. Mas Chininha não é a vítima que diz ser. Minha consciência está tranquila, mas ele sempre chegava agressivo. Minha assessoria feminina sentia medo toda vez que ele vinha na câmara”, contou. 

Por lado o agora acusado de extorsão diz que mora em Taboão há 34 anos e sempre realizou trabalhos sociais nas comunidades carentes, onde é conhecido, sem jamais ter se envolvido em questões policiais. “Ela manchou a minha vida. Minha mãe está sofrendo muito com tudo isso. Eu fui parar no inferno porque a vereadora não cumpre o que promete. Passei cinco dias presos com bandidos. Vi gente apanhando, dormi no chão, tive de comer comida azeda e vi muita gente apanhando. Minha vida não será mais a mesma”, concluiu. 

Enquanto perdura o impasse entre ambos Chininha vai responder a processo de extorsão em liberdade. Mas tem que cumprir várias exigências como a de estar em casa  as 10 horas e não poder deixar a cidade. O sonho dele de ocupar um cargo na área de cultura em Taboão da Serra nunca esteve tão distante de ser concretizado. 

21/11/2017

Justiça decreta prisão de Walter do Posto e manda afastar 8 em Embu-Guaçu

Policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra,...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

22/11/2017

Taboão terá caminhada contra violência à mulher neste sábado, 25

A caminhada contra a violência à mulher vai fazer o próximo sábado, 25 de novembro, entrar na...

21/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

21/11/2017

Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.