Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Impasse entre vereadora Érica e ex-apoiador preso por extorsão continua em Taboão

Por Sandra Pereira | 7/08/2013

erica

Sandra PereiraChininha acusa vereadora de não honrar compromisso de campanha; Érica se defende dizendo que vinha sendo ameaçada constantemente por ele

O impasse entre a vereadora de Taboão da Serra Érica Franquini e seu apoiador de campanha Amilton Paulino Brandão de Oliveira, conhecido como Chininha, preso após ser acusado de tentar extorquir a vereadora (relembre aqui) ecoou na sessão da Câmara nesta terça-feira, 6. Chininha e alguns moradores da região do São Judas estiveram na sessão com faixas e cartazes pedindo Justiça. Numa das faixas constava a inscrição “o povo põe o povo tira, São Judas pede Justiça”. Chininha usou a tribuna popular, mas não conseguiu falar alegando estar abalado após ficar preso durante cinco dias. Ele garante ter sido acusado injustamente. Já a vereadora Érica Franquini disse que vem sofrendo perseguição e ameaças dele há vários meses.

 “Eu apoiei a vereadora. Ela foi na minha casa me prometeu emprego, ajuda nos projetos da comunidade e quando fui cobrar dela acabei preso como um bandido”, desaba. “Ele me acuou por vários meses. Só eu e Deus sabemos o que venho sofrendo nas mãos dele”, defende-se a vereadora.

Chininha é líder comunitário na região do São Judas e foi detido em flagrante acusado de extorsão, após discutir com a vereadora Érica no gabinete dela. Ele diz que foi lá cobrar compromissos que ela teria assumido durante a campanha. Ela afirma que ele foi exigir a quantia de R$ 600, 00 houve discussão entre ambos, a Guarda Civil foi acionada e ele acabou sendo levado para a delegacia onde foi lavrado o Boletim de Ocorrência por extorsão.

“Jamais pensei ficar preso por vir procurar a vereadora que eu apoiei. Não sou bandido, sou da comunidade”, observa. Já Érica Franquini aponta que Chininha a teria ameaçado de agressão e proferido palavras de baixo calão contra a sua pessoa. “Não tenho nada haver com o fato do delegado ter prendido ele. Eu sou vereadora, sou mulher e qualquer mulher teria feito a mesma coisa”, disse.

O clima na Câmara ficou pesado durante a maior parte do dia graças à expectativa gerada pelo uso da tribuna popular por Chininha. Os ânimos arrefeceram depois que ele não conseguiu falar e se limitou a pedir Justiça. Mas esquentou novamente quando a vereadora Érica usou a tribuna e se queixou “das constantes ameaças e agressões do ex-apoiador”. Os vereadores evitaram falar do assunto, mas admitiam nos bastidores o desconforto gerado pela situação. Alguns defendiam que o assunto deveria ter sido tratado particularmente enquanto outros diziam que levar o caso à polícia foi a melhor alternativa. 

“Há oito meses eu tenho sofrido horrores com o Amilton. Ele tem ido às repartições falando coisas horríveis, de baixo calão ao meu respeito Só que naquele dia eu não aguentei. Não aguentei por ser mulher, ser o sexo frágil”, relatou a vereadora acrescentando que no fundo não queria que ele fosse preso. “Só queria que ele parasse de fazer essas coisas. Mas Chininha não é a vítima que diz ser. Minha consciência está tranquila, mas ele sempre chegava agressivo. Minha assessoria feminina sentia medo toda vez que ele vinha na câmara”, contou. 

Por lado o agora acusado de extorsão diz que mora em Taboão há 34 anos e sempre realizou trabalhos sociais nas comunidades carentes, onde é conhecido, sem jamais ter se envolvido em questões policiais. “Ela manchou a minha vida. Minha mãe está sofrendo muito com tudo isso. Eu fui parar no inferno porque a vereadora não cumpre o que promete. Passei cinco dias presos com bandidos. Vi gente apanhando, dormi no chão, tive de comer comida azeda e vi muita gente apanhando. Minha vida não será mais a mesma”, concluiu. 

Enquanto perdura o impasse entre ambos Chininha vai responder a processo de extorsão em liberdade. Mas tem que cumprir várias exigências como a de estar em casa  as 10 horas e não poder deixar a cidade. O sonho dele de ocupar um cargo na área de cultura em Taboão da Serra nunca esteve tão distante de ser concretizado. 

24º

Karen

Antonio Luis, o Chininha não tem nenhum problema. O único que ele tem foi de ter confiado em uma pessoa como essa,ela não vale nada. Na primeira campanha quando saiu (mais não ganhou), parecia uma pessoa excelente, nossa era a humildade em pessoa agora que conseguiu sentar nessa cadeira se acha no "poder", cuidado tudo que sobe desce, quanto maior, maior o tombo, e você vereadora não vale de nada mesmo. é melhor voltar a atrás e se redimir por que tem muitos podres contra você.

23º

JANILTON

GOSTEI DO COMENTARIO DO THIAGO FAVARO REALMENTE QUEM ESTA DEVENDO VAI PAGAR MESMO PRINCIPALMENTE POR QUE QUANDO AS OUTRAS DENUNCIAS DE COMPRA DE VOTOS,PROPINA PRA OBTER OS VOTOS E MUITO MAIS

22º

Tiago favaro Gamboa

a verdade foi dita,a casa do mala caiu,ele eos sujos,sabem oq fizeram e estão respondendo por isso.Povo que não tem o que fazer e difama as pessoas trabalhadoras e honestas.Não vamos abaixar a cabeça pra esse tipo de gente!

21º

J M

Tem uma porção de pessoas defendendo políticos na cidade? O que estão ganhando ? Cargos ? O chininha é gente do povo e não merece passar por isso... se prometeu tem que cumprir e ponto final.

20º

Elaine

Quantos cargos de confiança a Erica tem no UBS do salete mesmo um é certeza ...nem vai vai trab ainda fala bem assim só vou la colocar o dedinho,a e assessoria dela é quem mesmo noivo irmã não é mesmo .sera que ela já conseguir regulariza os terrenos que dou olha só o tanto de coisa que a Dona Erica honesta fez por taboão nestes mês de mandato .O meu prefeito è Aprígio hoje vive babando o Fernando que caractér em dona Erica ...

19º

RODRIGO CELESTINO BEZERRA

Esse tal de chininha estava na UBS salete dizendo coisas, segundo ele da vereadora, difamando-a e apos vai até o gabinete querendo ter vantagem pessoal ? Esse cara é bipolar ou alguma coisa do tipo, entendeu...

18º

Amanda Olmedo

Vamos conhecer seu trabalho antes de julgar, é facil e comodo colocar ela como a ruim da historia, afinal, ela é a vereadora né. Muitas pessoas sao oportunista, querem tirar vantagem e derrubar uma pessoa que esta fazendo o bem, e fazendo o certo. Erica, continue assim, voce esta no caminho certo, as pedras no seu caminho voce retira e segue em frente. Pode ter certeza, Deus é maior que qualquer coisa nesse mundo, quem conhece voce, seu trabalho, jamais ira te abandonar. O inimigo pode parecer grande, poderoso e forte, mas perante Deus ele é uma formiga.

17º

Elaine

Quando ele bateu na minha porta pedindo volto apresentando a proposta de trab dela ele não a preseguia !!!o mas engraçado é escultar falar em honestidade pergunta p ela do carro que deu p Valdicei ,se ela deu um carro vcs acha que 600 reais seria muito todos avisou p ele Chininha não confie tanto assim !!! No dia )7 de outubro após sua vitória ele estava em cima de uma S 10 branca do lado dela na carreata da vitória agora ele esta preseguindo ,a deve se pq ela é linda não é mesmo kkkkkkk,o por causa das promessa .....

16º

Amanda

Antes de acusar um politico temos que conhecer seu trabalho, falar que ela esta errada e facil, julgar ela apenas pelo fato dela ser vereadora nao eh correto.

15º

Gomes

Sinceramente falando, trocamos 06 por meia dúzia em mais esta legislatura. A qualidade política na cidade não evoluiu em nada, pelo contrário, piorou bastante.

14º

Joselaine

Erica, você tem meu apoio. Sei que você é digna,honesta e jamais faria isso. Você está icomodando, por isso tanto estardalhaço. Você não está sozinha o POVO está ao seu lado.

13º

renata

Erica, esse é o preço que você está pagando por ser honesta e fazer um trabalho limpo pra Taboão da Serra. Você trabalha mesmo e mostra o que está fazendo, por isso está deixando tanta gente incomodada. Estamos com você GUERREIRA!!!

12º

Luiza

Estou indignada com essas pessoas que fecham os olhos pra verdade!!! Todo mundo sabe do excelente trabalho da Erica em Taboão da Serra. Agora nem procuram saber a verdade e falam de uma pessoa honesta e batalhadora como a Erica. Antes de falar, criticar deveriam primeiro procurar a verdade sobre os fatos... Eu e minha família estamos te apoiando Erica!!!

11º

tainra

essa è sua opinião vc teve gosta de apanhar de marmango né senhora andressa por isso que vc esta defedendoo esse marmango

10º

tainra

veriadora Erica confie em DEUS como você sempre confiou ,tudo isso vai passar porque você esta incomodando os fracos

Rodrigo

A vereadora deveria cumprir com o que prometeu ao líder comunitário, entretanto, é muita ingenuidade de uma pessoa acreditar em político em época de campanha, eles prometem para após as eleições até uma viagem a Lua totalmente grátis pela NASA porque alegam que conhecem gente da agencia especial americana. Uma troca de favores em que a parte mais fraca será sempre prejudicada. Aposto que na próxima eleição ela procurará ele prometendo tudo novamente e ele vai aceitar porque tem receio que ela prometa a outrem e não quer ficar na dúvida se ela vai cumprir a promessa a outra pessoa ou não.

Sonia

Faltou a ela a jogo de cintura de um bom político pra enganar este oportunista que não é santo. Mas, o que mata esta vereadora é o seu "noivinho" que anda colado na saia dela, e também o Rijo que a assessoram. Este seu namorado que nem sei o nome, trabalha no gabinete "não é nepotismo"? Poe o bico em tudo. Ele age como se fosse a própria vereadora e peita todo mundo. Não vai demorar pra ele arrumar um quizumba pra ela. Será que Erica não tem luz própria, ou perdi meu voto.

Neco

Tá todo mundo errado nesta história !!! o cidadão e a vereadora ! o cidadão não pode se valer de apoiar um político para obter vantagem pessoal o que aparenta ser o caso (obter emprego)! Nem o político pode fazer promessas que não pode cumprir para obter voto. Quem perde nesta história somos nós cidadaos. Tem que acaber com LN´S, pois acabam dando emprego à pessoas que nem sempre tem preparo para aquela função ! e os políticos se valem disto para obter votos! Emprego só para concursados.

antonio luiz

O presidente desta casa é muito maquiavélico, como colocar uma pessoa com problemas mentais para discutir com uma vereadora? o que o Eduardo Nobrega ganha com isso? o apoia da vereadora?

Andressa

Falta de respeito com municipe, Vereadora Erica Franquini, aproveite bem seu mandato pois voa viu,pois depois desse papelão sem chance de entra novamente.INDIGNADA

Luis Carlos

Esta matéria serve para nos mostrar que jamais devemos confiar em políticos, seja homem ou mulher, são todos farinha do mesmo saco.E o que precisamos tomar consciência é que eles são nossos representantes e não tem este poder que muitos acreditam.E quando podem fazer algo, o farão apenas aos seus próximos.Eles trabalham para nós, não devemos pedir-lhes favor e sim cobra-los e fiscaliza-los.Vamos acordar TABOÃO!!!!!Chega de corrupção!!!!!!!!!!!!!!!!

Luis Carlos

Esta matéria serve para nos mostrar que jamais devemos confiar em políticos, seja homem ou mulher, são todos farinha do mesmo saco.E o que precisamos tomar consciência é que eles são nossos representantes e não tem este poder que muitos acreditam.E quando podem fazer algo, o farão apenas aos seus próximos.Eles trabalham para nós, não devemos pedir-lhes favor e sim cobra-los e fiscaliza-los.Vamos acordar TABOÃO!!!!!Chega de corrupção!!!!!!!!!!!!!!!!

José Afonso da Silva

Dias melhores pra quem? Lendo a matéria da jornalista Sandra Pereira, percebo o seguinte: 1. A vereadora prometeu "coisas" ao Chininha; 2. Ela não cumpriu e ele foi cobrar; 3. Ele insistiu na cobrança e por isso teria sido preso dentro do gabinete da vereadora. Minha opinião: 1. A grande maioria dos vereadores e candidatos enganaram e iludiram a população com promessas de emprego, dinheiro, cestas básicas e etc e 2. Está claro que a vereadora Érica prometeu algo e não cumpriu. A pergunta que não quer calar é: se todos os munícipes que se sentirem enganados e forem reclamar no gabinete do vereador que lhe prometeu "dias melhores" forem presos ... Taboão virará um grande cadeião.

Fernando

Essa Érika mal começou e já mostrou a que veio. Promete tudo a todos, depois faz de conta que nem se lembra de nada e ainda manda prender o rapaz?

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

13/06/2017

Municípios paulistas recebem R$ 443 milhões em repasses de ICMS

O governo do Estado de São Paulo deposita nesta terça-feira, 13/6, R$ 443,11 milhões em repasses...

12/06/2017

Ney rebate críticas de Geraldo e diz que ele perderá eleição de deputado

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) rebateu em entrevista ao Jornal na Net as...

11/06/2017

Secretário de Transporte e Dr. André Egydio apresentam propostas de mudanças

O vereador Dr. André Egydio reuniu aproximadamente 25 comerciantes da rua Luiz Carlos Ventura,...

09/06/2017

Joice Silva é destaque em campanha de filiação do PTB Nacional na TV

A presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, vereadora Joice Silva (PTB), foi destaque...

09/06/2017

Câmara Municipal realiza audiência pública de saúde no dia 14

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na próxima...

22/06/2017

Dois homens são presos por transportar ilegalmente 140 pássaros silvestres

Na noite da última quarta-feira (21), durante fiscalização de combate da Polícia Rodoviária...

21/06/2017

Final de futsal feminino acontece no sábado 24/06 em Taboão

O campeonato Metropolitano de futsal feminino adulto terá sua final no próximo sábado 24/06. O...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.