Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Vereadores de Itapecerica debatem críticas de moradora sobre a saúde da cidade

Por | 7/08/2013

camara1

Karen SantiagoVereador Sangbom não poupou críticas à administração do prefeito Chuvisco

A primeira sessão da Câmara de Itapecerica, após o retorno do recesso parlamentar foi marcada pela denúncia de uma moradora da cidade, lida pelo vereador Gerson Lazarin sobre a qualidade da saúde no município e a dificuldade para conseguir uma vaga de internação no Hospital Geral. Além disso, a apresentação de duas moções de apelo, de autoria do vereador Sangbom, aos serviços prestados pela Miracatiba e a Sabesp na cidade. Também partiu dele, críticas à administração do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco e cobranças de que a Lei da Ficha Limpa, seja cumprida inclusive contra dois ex-vereadores que trabalham na prefeitura, sinalizando mais seis meses de alfinetadas. 

A denúncia da moradora relata por meio de uma postagem na rede social Facebook que sua sogra aguarda há vinte dias um leito de internação no Hospital Geral. Ela está internada no Pronto Socorro central, sem andar, diagnosticada com câncer nos ossos. A postagem dela lida na tribuna por Lazarin, aponta cobranças direcionadas ao prefeito e vereadores, para que melhorias na saúde sejam feitas. A denúncia discorre ainda sobre a falta de fraldas – duas disponíveis para três pacientes “onde precisou ser escolhido quem ficaria sem uma” e lençóis. 

Sobre a saúde, o vereador e presidente da Câmara, Cícero Costa afirmou saber das dificuldades na área, não só no município, mas no país. Ele disse que tem acompanhado de perto a luta da secretária, Dalva pela melhoria e, pontuou que dois concursos já foram abertos para o preenchimento de 30, 50 vagas, mas somente 12 fazem a prova, o que resulta em dois ou quatro passarem de fato. “Tenho certeza que o prefeito e a secretária vão arrumar uma solução pelo menos para minimizar essa situação. A saúde é um termômetro. O PS Jacira atendia 400 pacientes antes, hoje passou a atender mais de 600 por dia”, afirmou. 

Ainda, em relação à saúde, Costa anunciou a conquista de uma ambulância nova para o Pronto Socorro do Jacira, que só contava com uma. “Mandamos [ele, Jonas e Ramon Corsini] um oficio pedindo uma nova ambulância e o deputado estadual, Samuel Moreira conseguiu a ambulância”, afirmou.

Sangbom salientou que por enquanto só vai apresentar moção de apelo à Miracatiba e a estatal, Sabesp pelos “péssimos” serviços que elas prestam na cidade. O objetivo dele é de voltar o mais breve possível com a moção de repúdio contra elas. De acordo com ele, os ônibus são sempre superlotados, alguns motoristas não estão preparados [ficam três meses como cobrador e depois já viram motoristas], não respeitam idosos, nem gestantes, cadeiras para pessoas com necessidades especiais não funcionam e os ônibus não são fiscalizados como deveriam. Já sobre a Sabesp, o vereador ressaltou que vários bairros ficam sem água e que após consertos feitos pela estatal, a cidade fica toda “esburacada”.

Em relação à administração do prefeito Chuvisco, Sangbom afirma que cada dia que passa a administração está pior. Ele diz saber quem ganhou, mas que não dá para “perceber” que ele é prefeito. O vereador voltou a ressaltar que os seus requerimentos não são respondidos e, além disso, não poupou críticas aos secretários. “Está tudo muito ruim. O secretário de Obras [Henrique] não sai nem da cadeira. Vai fazer alguma coisa, tem secretários que nem encontra na rua”. 

Ele alfinetou ainda mais “Chuvisco, parece mais tempestade. Essa administração não mostrou pra que veio”, disparou. Sangbom ainda não poupou críticas aos ex-vereadores que fazem parte da administração de Chuvisco. “A população renegou alguns vereadores que aqui estavam. E agora estão lá dentro. Se a população não quis o que estão fazendo lá?”, questionou.

Cícero, por sua vez criticou a atitude de Sangbom de só ir à tribuna para reclamar e dizer que tais bairros estão ruins. “Está ruim o seu bairro [Refúgio da Serra] deveria se ater a isso. Pedindo iluminação pública para lá, coleta seletiva que não tem e ainda, esgoto. Você enfileira para o Jacira. Cuida da casa onde reside. Não passe só pelo bairro traga também sugestões, não só críticas”, aconselhou.

O presidente da casa enumerou as obras as quais o Jacira será contemplado. “Obra de revitalização do terminal que estava abandonado há anos. Interligação da estrada dos Francos ao bairro. Recapeamento da estrada da Lagoa e a rede de esgoto no Jacira. Além da estrada dos Fiches agora com iluminação”. Ele chegou a cogitar que talvez, o Sangbom não saiba pedir, porque só “recebeu duas lombadas”, enquanto outros [vereadores] recebem estradas.

Morte de Luis Pires

A morte do secretário de Habitação, Luis Pires foi lamentada pelos vereadores da casa. Com muita emoção e embargo na voz, o irmão dele, vereador Alex Pires afirmou que perdeu um irmão, amigo e até pai, no momento em que o pai verdadeiro dos dois, adoeceu e Luis sustentou parte da família, chegando a tirar de suas regalias mesmo para ajudar. “É uma perda grande”. Ele finalizou sua fala, agradecendo o apoio dado por muitos.

Os demais vereadores relembraram o homem que era Luis Pires. De acordo com eles, era trabalhador, não media esforços para o bem da cidade e muito amigo. “Vamos lembrar dele com alegria, não com tristeza”, disse Hércules da Farmácia.

O ex-secretário faleceu no dia 19 de julho, por volta das 17h, devido a complicações vasculares (infarto). O velório e enterro do corpo dele aconteceram no Cemitério e Crematório Horto da Paz, às 14h do dia 20 de julho – relembre aqui.

23/06/2018

Vereador André Egydio convida população para coleta de doação de sangue

Na próxima segunda-feira, 25/06, das 9h às 16h, o vereador André Egydio (PSDB) faz um convite...

23/06/2018

Câmara Municipal aprova em primeira votação Lei de Diretrizes Orçamentárias

Na terça-feira, dia 19, a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou, em primeira votação, a...

20/06/2018

Pré-candidatura de Aprígio a deputado estadual é oficializada em Taboão da Serra

Em evento realizado no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região em Taboão da Serra, o...

18/06/2018

TaboãoPrev presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

A autarquia municipal TaboãoPrev, responsável pelo fundo de pensão do funcionalismo público,...

18/06/2018

Câmara Municipal de Taboão aprova alteração da alíquota patronal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram, durante a sessão do último dia 12, um projeto de lei...

17/06/2018

Jones Donizette deixa secretaria para coordenar campanhas

Homem forte do governo do prefeito de Embu das Artes, Ney Santos, o secretário de Tecnologia e...

16/06/2018

Joice Silva, Érica Franquini e Cido da Yafarma recebem título de Embaixadores

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva, a vereadora Érica Franquini e o vereador...

15/06/2018

Ex-ministro Marcos Pereira visita Taboão e reforça aliança entre PRB e PSDB

O presidente nacional do PRB, e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior, Marcos Pereira,...

15/06/2018

Vereador Dr. André da Sorriso faz blitz de incentivo à doação de sangue

Nesta quinta-feira  (14) o vereador Dr. André Egídio  e sua equipe promoveram uma blitz de...

14/06/2018

Chuvisco convida população para lançamento de sua pré-candidatura

O ex-prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco, realiza o lançamento...

25/06/2018

SP reduz número de denúncias de violência contra idosos

No mês mundial de Conscientização da Violência contra o Idoso, o Estado de São Paulo ainda não...

25/06/2018

Cresce o número de denúncias de violência sexual infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) promoveu no mês de junho a “Série Dialogando –...

25/06/2018

Homem é resgatado por GCM após ser arremessado em córrego de Embu

A Guarda Civil Municipal recebeu uma denúncia, na manhã do último sábado (23), de que um homem...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.