Itapecerica realiza III Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 6/08/2013

O Conselho Municipal do Negro – Conegro e a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itapecerica da Serra realizaram, no dia 27 de julho, a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial. O tema central foi: “Democracia e Desenvolvimento: Por uma Itapecerica Sem Racismo”.

A mesa de trabalho foi comandada por Fernando Oliveira, presidente do Conegro, e contou ainda com a participação do prefeito Chuvisco; vereador Gérson Lazarin; presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Itapecerica da Serra, Gildásio Junior; comandante da GCM, Fábio Pinto; Pastor Silvano Lacerda, representando a Igreja Assembleia de Deus da Jardim Branca Flor; Alessandra de Ogum do Ilê Asé Ajagunan Odá Laburê; Kaká Werá, presidente do Instituto Arapoty; e Leonor Soares, representando a Comunidade Cigana.

A conferência se desenvolveu sob a forma de palestra, que foi ministrada pelo coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Walmir Damaceno, e através de debates.

Foram apresentados quatro subtemas para orientar a discussão:

- Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo;
- Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial: SINAPIR (órgão de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias);
- Políticas de igualdade racial em âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
 - Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão.

Após as discussões, os grupos de trabalho elaboraram propostas de um plano municipal e regional de promoção da igualdade racial.

Também participaram da conferência o chefe de gabinete do prefeito, Clóvis Pinto; vereador Edicarlos Sanguebom; assessor especial Genivaldo Ferreira da Cruz, representando a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maristela Saback; e o sub-comandante da GCM, Marcos Ramos Vasconcelos.


Comentários