Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Taboão inicia Campanha de Vacinação antirrábica

Por Anderson Dias | 1/08/2013

vacinacao

Anderson Dias1º dia da campanha de vacinação começa no Pq. Laguna

A Prefeitura de Taboão da Serra, iniciou nesta quinta-feira (31), a Campanha de Vacinação Antirábica de cães e gatos, e os primeiros bairros a receberem a ação foi o Parque Laguna e o Jardim Mirna. O centro de zoonoses estima vacinar 30.000 animais na cidade. Com postos que a cada dia estará presente num bairro até o final de agosto, a meta pretendida é chegar a 80% dos números de animais vacinados.

A raiva é uma doença infecciosa viral que afeta, unicamente, animais mamíferos. O mais comum é serem diagnosticada em cães e gatos nos grandes centros urbanos. A prevenção se dá, principalmente, pela vacinação de cães, gatos e animais de pasto.

O responsável por esta zoonose é um RNA vírus pertencente à família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, presente na saliva do animal doente. Este, ao morder ou lamber mucosas ou regiões feridas, pode transmitir a raiva a outro indivíduo – inclusive humano. A prevenção se dá, principalmente, pela vacinação anual de cães, gatos e animais de pasto, sendo a primeira dose aplicada aos 6 meses de vida, e em seguida anualmente.

A CAMPANHA DE VACINAÇÃO
Tem Inicio em: 01 de agosto e término em 31 de agosto de 2013.
De segunda a sexta-feira das 9h ás 16h em diversos bairros do Taboão.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.