Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Secretário de Habitação anuncia construção de moradias populares nas cidades da região

Por | 1/08/2013

encontro

Karen SantiagoEncontro reuniu prefeitos de Itapecerica, Embu das Artes, Juquitiba e São Lourenço

O atendimento feito pelo secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres aos prefeitos de Itapecerica, Embu das Artes, São Lourenço e Juquitiba durante toda a manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, foi marcado por anúncios de novas unidades de moradias populares a serem construídas nas cidades. Veja mais fotos aqui. O encontro aconteceu na Prefeitura Municipal de Itapecerica e garantiu para o município 426 casas no bairro do Trapé, Crispim e Vila Calú. O início das obras está programado para o mês de fevereiro. Além disso, o convênio com o Estado que garante a contrapartida de R$ 20 milhões para o término das moradias do bairro Horizonte Azul.

A cidade de Embu das Artes será contemplada com a construção de 336 novas unidades de casas populares no Parque das Chácaras, bairro do São Marcos. As moradias serão construídas por meio do programa Casa Paulista em parceria com o programa Minha Casa Minha Vida. A contrapartida do governo do estado é de R$ 20 milhões. Para o município está garantida também a construção de 1.200 moradias na antiga área da Fama, bairro São Luis. A área foi comprada pelo CDHU. Chico Brito durante reunião com o secretário negociou a construção de novas unidades na área do Roque Valente. A prefeitura está no embate jurídico para a construção de 300 mil m2 de parque e 100 mil de moradia. O terreno foi desocupado no último domingo, pelo movimento dos trabalhadores Sem Teto – relembre aqui.

Assim como Itapecerica e Embu, os municípios de Juquitiba e São Lourenço também devem receber unidades de moradias populares. 150 no bairro das Palmeiras com a proposta de 1.200 e, 50 no bairro do Itatuba [moradores em área de risco por muitos anos], respectivamente. Os dois prefeitos, Fernandão e Francisco Júnior salientaram que encontram muitas dificuldades para construções de moradias populares, uma vez que as duas cidades estão inseridas em área de manancial. “Tentei sensibilizá-lo aos poucos. Se tivéssemos 100, 150 moradias já resolveria grande parte do problema, uma vez que muitas pessoas vivem de maneira subumana. Hoje a pobreza polui mais do que se tivesse empresa”, afirmou Francisco. Os dois prefeitos afirmaram que vão continuar investindo no diálogo para tentar melhorias para as cidades.

O primeiro prefeito a ser atendido foi o anfitrião do encontro, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco. Na seqüência foram atendidos os demais prefeitos. Antes mesmo do início da reunião, Chuvisco acabou pedindo duas novas ambulâncias ao governo do Estado e ressaltou a dificuldade encontrada para a execução de obras em uma cidade de 100% área de manancial. “Estamos fazendo obra na Salvador de Leone, entrando para o município e faltando 30 metros fomos barrados. Essa via é de extrema importância para solucionar o problema grande do trânsito”, afirmou.

O secretário foi até a prefeitura de Itapecerica para apresentar as políticas habitacionais do Estado, que podem ser executadas em parceria com os municípios paulistas, por meio da CDHU e a Casa Paulista. A proposta é agilizar o processo de atendimento e ajudar as prefeituras nas soluções habitacionais. Esse é o 20º encontro realizado com os prefeitos do Estado de São Paulo, que começou em março deste ano. Ao todo, o secretário Silvio Torres se reuniu com prefeitos de 565 municípios.

O encontro reuniu vereadores dos quatro municípios, entre eles o presidente da Câmara de Itapecerica, Cícero Costa, secretários municipais e deputados (as), como a estadual Analice Fernandes. 

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.