Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Taboão da Serra será contemplada com a construção de quatro creches

Por | 29/07/2013

fernando1

Divulgação facebook do prefeito Fernando FernandesPrefeito, sua esposa e o governador Geraldo Alckmin durante celebração de convênio

A cidade de Taboão da Serra será contemplada com a construção de quatro creches. O prefeito Fernando Fernandes acompanhado de sua mulher, a deputada Analice, vice-prefeito, Laércio Lopes e vereadores, assinou convênio com o governo do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin para a construção das unidades, na manhã desta segunda-feira, dia 29. O encontro foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi em São Paulo. 

De acordo com Alckmin outras 314 prefeituras também serão beneficiadas, por meio do programa Creche-Escola. Os locais onde as creches serão construídas serão definidos pela prefeitura, que já apresentou oito locais. A prefeitura será responsável também por ceder o terreno e cuidar de toda licitação e condução das obras. Todos esses processos serão acompanhados pela Secretaria Estadual de Educação.

A celebração do convênio vem ao encontro das reclamações de diversas mães que afirmam ter dificuldades em matricular suas crianças. De acordo com elas essa dificuldade é encontrada, devido ao déficit de vagas nas creches.

O objetivo do programa é ampliar o atendimento, principalmente, em localidades com maior vulnerabilidade social. "Hoje é um dia histórico. O Governo do Estado de São Paulo não investia no ensino infantil - só a partir dos cinco anos de idade - [mas sempre investiu em] ensino fundamental, ensino médio, técnico, tecnológico e universitário. Nós estamos investindo só no dia de hoje R$ 570 milhões em 315 municípios, 439 creches", explicou o governador.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega, as novas creches irão beneficiar a população mais carente. “Temos um déficit muito grande para esse tipo de vagas, o convênio vai atender crianças entre zero e cinco anos, em período integral, que é a maior demanda em nossa cidade”, afirmou.

A vereador Joice Silva, que também participou da cerimônia, disse que as creches em período integral permitem que as mães possam trabalhar com mais tranquilidade. “Essa é uma notícia muito boa, não apenas para a educação, mas também para a estabilidade econômica das famílias, as mães podem trabalhar tranquilas, sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro”.

Já o vereador Carlinhos do Leme afirmou que as creches são importantes para as crianças desenvolverem desde cedo o contato social e educacional. “Sabemos que crianças que convivem nesse ambiente se desenvolvem com mais facilidade, além dos cuidados básicos, as creches também desenvolvem atividades lúdicas e estimulam a criatividade dos alunos”.

Para o vereador André Egydio, a confirmação da construção das quatro novas creches é uma das melhores notícias do ano. “Foi excelente o evento para nossa cidade, vamos conseguir diminuir essa demanda que é um dos principais problemas de Taboão da Serra”.

O vereador Marcos Paulo lembrou que diversas mães não têm onde deixar os filhos enquanto saem para trabalhar. “Muitas vezes elas precisam recorrer a um parente ou para uma escola particular, o que pesa no orçamento familiar. As creches precisam ser de período integral, possibilitando que as mães possam realizar suas tarefas com tranquilidade”.

Com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal e Governo do Estado de São Paulo



18/01/2018

Inscrições para Bolsa de Estudos Ensino Superior vão de 22 a 31 de janeiro

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Secretaria de Educação, abre inscrições para o...

16/01/2018

Divulgada lista com locais de exame do Vestibulinho das Etecs

Os candidatos inscritos no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o...

15/01/2018

Inscrições para o ProUni começam dia 6 de fevereiro

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2018...

15/12/2017

Parceria entre Prefeitura de Taboão e Senac forma 450 alunos

Na noite da última quarta-feira, 13, 450 munícipes de Taboão da Serra se formaram nos cursos de...

14/12/2017

Definido calendário escolar para o ano letivo de 2018

Foi divulgado na noite desta quarta-feira (13), o calendário escolar para 2018. O ano letivo...

13/12/2017

Aluno da EMEF Cecília Meireles vence concurso de soletração em inglês

No dia 30 de novembro, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de T

12/12/2017

Enem para presos e segunda aplicação começam hoje

Cerca de 32 mil pessoas privadas de liberdade farão hoje (12) e amanhã (13) as provas do Exame...

12/12/2017

Alunos da rede Estadual terão material pedagógico em aplicativo

A liberação do uso de telefone celular em sala de aula para fins pedagógicos foi autorizada em...

10/12/2017

Deputada Analice leva Projeto Guri para Embu das Artes

Um grupo de 150 crianças e adolescentes estão frequentando aulas de iniciação musical e de...

18/01/2018

Secretario de transporte de Taboão se reúne com Detran

O secretário de transportes de Taboão da Serra, Gerson Pereira Brito, se reuniu na

18/01/2018

IPVA com desconto para veículos com placas final 8 vence nesta quinta

Proprietários de veículos placa final 8 têm até esta quinta-feira (18) para obter o desconto de...

18/01/2018

Futebol de base de Itapecerica da Serra avança para segunda fase da Sanca Cup 20

Com três vitórias consecutivas na fase classificatória da Copa São Carlos de Futebol (Sanca...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.