Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

MTST desocupa terreno, marcha por ruas e conhece projeto de moradias em Embu

Por Karen Santiago | 28/07/2013

mtst

Karen SantiagoApós desocupação MTST marcha por ruas do Tereza até chegar ao ginásio do Valdelice

Cerca de mil e quatrocentos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) desocuparam em ritmo de comemoração o acampamento Novo Pinheirinho na manhã deste domingo, dia 28 em Embu das Artes. O terreno que era ocupado por volta de um ano e meio pelo grupo, na rua Indianápolis, s/n, Parque Pirajuçara, ficou tomado por estacas de madeira, móveis e lonas. A área será destinada para construção de moradias populares e, ainda a instalação de um parque ecológico que irá contar com quadras, pista de skate, ginástica, entre outras atividades. Assim que saíram do terreno, os manifestantes tomaram as ruas em um novo ato. Munidos de faixas, cartazes e gritos de guerra, o grupo marchou pelo centro do Santa Tereza, avenida rotary e por fim, uma parte da avenida Aimará, onde se reuniram no Ginásio de Esportes e conheceram o projeto de moradias, apresentado pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Geraldo Juncal. Veja álbum aqui.

Antes de saírem do terreno, uma assembléia foi realizada. Palavras de ordem como “MTST a luta é pra valer”, “Criar, criar poder popular” e “O povo unido jamais será vencido” deram tom à união do grupo e, ainda representaram o momento de conquista dos integrantes. Os gritos ecoaram no terreno, nas ruas e no ginásio de esporte. Discursos inflamados do poder da mobilização, da união e da luta, após um ano e meio de ocupações, emocionaram diversas famílias e, além disso, resumiu o sonho de cada um pela conquista da casa própria. “Esse momento é a demonstração de que quando o povo se une, organiza, luta e vai pra rua, tem vitória. Acredito que essa é uma grande lição”, afirmou um dos coordenadores do movimento, Guilherme Boulos.

Enquanto aguardam a construção das moradias, 566 famílias ao todo receberão auxílio aluguel, no valor de R$ 400. A maioria delas, já conseguiu alugar casas, no próprio bairro. Outras 834 têm condições de pagar uma moradia do seu próprio bolso e não receberam o auxílio. De acordo com Boulos, 1.400 famílias estavam acampadas no terreno. Um pouco antes de chegarem ao ginásio de esportes do Valdelice, fogos entoavam a alegria da conquista, o mesmo clima contagiou os secretários de Governo, Paulo Giannini e Desenvolvimento Urbano, Juncal, o vereador e presidente da Câmara, Doda (PT), além de Lazarini, assessor da presidência do CDHU que esperavam o grupo no interior do ginásio.

Com a arquibancada tomada pelos manifestantes os presentes seguiram a linha de diversos discursos que expressavam o incentivo à luta, a importância da conquista, o apoio a novas lutas e ao movimento, e, além disso, Gianni defendeu as reformas que o movimento tanto pede: tributária, política e econômica. “Com essa atitude hoje de vocês, só reforça isso. Porque é só através da luta que se consegue o avanço”, afirmou. Doda ressaltou o exemplo de cidadania do movimento, em encontros na Câmara e prefeitura. Já, Lazarini lembrou que o movimento está cumprindo com a palavra de desocupação e afirmou: “sinto orgulho de ter participado desse sonho desde o começo”, disse.

Na ocasião Juncal apresentou o projeto do parque ecológico, de uma escola e creche, além de parte da preservação ambiental (espécies de árvores e bichos) no terreno e ainda três estudos de apartamentos, um deles com elevador. O primeiro estudo sugere a construção de 1.120 unidades de apartamentos, de 2 a 3 quartos, já o segundo 1.180, bem parecido ao projeto do Jardim Salete, em Taboão, o terceiro com elevador 1.952 e sem 1.192. Os estudos serão avaliados junto aos integrantes do movimento. Assim, como o protocolo de intenções das construções, que deve ser assinado na próxima semana.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.