Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

MTST e MST fecham Régis por duas vezes durante protesto em Taboão

Por | 24/07/2013

povo1

Sandra PereiraManifestantes permaneceram por mais de duas horas em frente a prefeitura municipal

Durou mais de cinco horas a manifestação dos cerca de 400 integrantes dos Movimentos dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e Sem Terra (MST) realizada desde a manhã desta quarta-feira (24) na cidade de Taboão da Serra. Eles chegaram a fechar a Rodovia Régis Bittencourt por duas vezes. O grupo acabou não sendo recebido pelo prefeito Fernando Fernandes e agora espera a definição de uma data de reunião até a próxima sexta-feira, dia 26. Caso até este dia o prefeito não marque o encontro, uma nova manifestação será feita em data ainda não definida, semana que vem. O protesto aconteceu de forma pacífica a maioria do tempo, somente na rua da casa do prefeito, os ânimos ficaram um pouco mais acirrados. Não houve bombas. Veja álbum completo aqui

Eles saíram da praça Nicola Vivilechio e seguiram para a prefeitura municipal, onde ficaram por cerca de três horas. De lá, sem nenhuma data para reunião definida com o prefeito, seguiram para a residência de Fernando Fernandes, na rua das Camélias, onde acabaram sendo impedidos pela GCM de prosseguirem. Policiais Militares também contiveram os manifestantes. Por volta das 16h, eles voltaram a fechar a Rodovia Régis Bittencourt nos dois sentidos e minutos depois terminaram o protesto. O trânsito ficou bloqueado por cerca de meia hora na parte da manhã e no final da tarde. Ocasionando lentidão no trânsito.

Assim que chegaram à prefeitura, munidos de faixas, cartazes, bandeiras e ao som de palavras de ordem, o membro da coordenação nacional do MTST, Guilherme Boulos e do MST, Paulo Félix foram recebidos pelos secretários de Planejamento, Olívio Nóbrega, Comunicação, Daniel Borges e vice-prefeito, Laércio Lopes. Na ocasião, Boulos e Félix apresentaram as pautas de reivindicações, mas foram informados que o prefeito não os atenderia, devido a uma agenda marcada há dez dias atrás, com o governador Geraldo Alckmin.

De acordo com o vice-prefeito, Laércio Lopes é justa a reivindicação e é necessário que todos sejam atendidos. Ele garantiu que o prefeito irá recebê-los em data posterior e ainda se comprometeu que entregará todas as reivindicações ao prefeito. “Algumas dessas pautas já fazem parte da bandeira de governo do prefeito”, lembrou.

Com essa resposta, eles retornaram para a rua com objetivo de continuar a manifestação e ainda com a possibilidade de acamparem em frente à prefeitura. Para isso, liberariam as crianças e idosos que faziam parte do protesto. O que não aconteceu até o momento que tomaram a rua onde o prefeito reside. Crianças utilizaram o microfone também para reivindicar e senhoras de idade, pediam que bombas não fossem lançadas.

Sete itens compõem a pauta de reivindicações deles - a desapropriação imediata de novas áreas para implantação de conjuntos habitacionais para as famílias de baixa renda, que vivem em áreas de risco. Além desta, a decretação de interesse social para todas as áreas de Zeis do município, a fim de combater a especulação imobiliária e concessão de bolsas auxílio-aluguel. A melhoria e fim da terceirização da saúde pública da cidade, implantação neste ano do Bilhete Único com direito a integração ao Metrô e trens metropolitanos, retorno dos cobradores nas linhas dos ônibus municipais e, por fim a construção da alça de acesso do shopping Taboão. 


15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

11/10/2017

1º Fórum do Idoso da Sociedade Civil acontece em Itapecerica da Serra

O Auditório da Prefeitura de Itapecerica da Serra foi o local escolhido para a realização, no...

10/10/2017

Rede de apoio é fundamental para combater violência contra a mulher

Ana Maria, 51, conviveu, ao longo de 34 anos de casamento, com agressões morais e violência...

10/10/2017

Servidores de Itapecerica que atendem ao público participam de treinamento

A Secretaria Municipal de Administração, através do setor de Treinamento e Capacitação, promoveu...

16/10/2017

Homem quase decepa a cabeça da mulher com facão em Juquitiba

Maria de Fátima Pinto de Moraes de apenas 28 anos, foi brutalmente assassinada após ter cabeça...

16/10/2017

Músicos do Futuro farão novo concerto na Câmara de Taboão nesta quarta, 18

A Orquestra Associação Músicos do Futuro (OAMF) fará novo concerto na Câmara Municipal de Taboão...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.