Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Mães querem criar associação de amparo aos Autistas em Taboão

Por Karen Santiago | 23/07/2013

fto

DivulgaçãoO intuito da associação é minimizar as dificuldades encontradas para conseguir atendimento 

As dificuldades de comunicação, socialização e comportamento que prejudicam o desenvolvimento das crianças e dos adultos portadores de Autismo mobilizam um grupo de mães em prol da criação de uma Associação de Amparo aos Autistas no município de Taboão da Serra. De acordo com a idealizadora, Elaine Vida, mãe de um jovem com autismo, o objetivo da associação é de reunir os pais a fim de minimizar as dificuldades encontradas para conseguir atendimento. “Muitos pais são leigos no assunto, por isso não sabem qual o tratamento certo para seus filhos”, disse. 

Parte dela também o levantamento de quantas crianças, jovens e adultos recebem atendimentos do distúrbio na cidade, algumas delas freqüentam o CAPS, segundo ela. Outras duas mães a ajudam na missão, que deve que aulas retomarem. Elaine afirma que o autista precisa de tratamento intensivo em período integral e todos os dias da semana. A expectativa dela e de outras mães é que os dados sejam apresentados ao presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nóbrega durante reunião.

O jovem Ygor de 14 anos, morador do bairro Jardim Mituzi, foi diagnosticado por uma psicóloga com o distúrbio quando tinha apenas seis anos de idade. Ele estudava o pré-primário na escola Primos, localizada na praia Grande. Desde então, a mãe dele, Elaine corre contra o tempo para tratar todos esses sintomas e conseguir inseri-lo na sociedade. 

De acordo com Elaine até chegar ao diagnóstico foram quatro anos de stress. “Passamos por mais de 15 neuros, vários pediatras, fizemos inúmeros exames e nada descobrimos”. Após o diagnóstico, a mãe contou que o único tratamento que conhecia eram consultas psicológicas e que o filho acabou apresentando mais distúrbios comportamentais, no decorrer dos anos, dificultando ainda mais o tratamento.

O jovem, segundo ela, não “suporta” barulhos muito altos como fogos e gritos. Devido a tantas dificuldades, o menino sofreu preconceito no início da quarta série e deixou de frequentar aulas. Há um ano e meio Elaine encontrou o tratamento certo para seu filho, o multidisciplinar, feito por profissionais especializados em período integral. A instituição que é conveniada ao Estado na região do brooklin foi encontrada por ela, por meio de grupos de pais e assistentes na rede social Facebook.

A reportagem tentou obter o número de pessoas autistas que fazem tratamento nos órgãos municipais, mas até o fechamento da matéria não teve retorno da Prefeitura Municipal.

sergio

eliane ,também moramos em TABOÃO DA SERRA , ONDE FICA TUDO ISSO

sandra

Gostaria de abraçar essa causa, estou na região taboão serra e tentei fazer contato com vereadores para instalação de associação p/autistas e não obtive sucesso., onde fica essa instituição no butantã? Agradeço.

Cristina Keiko Inafuku de Merletti

Caros, Compartilho da aflição da mãe Elaine Vida, não por ser mãe de pessoa com autismo, mas por trabalhar diretamente com crianças autistas e suas famílias há mais de 20 anos, no âmbito clínico, educacional e de pesquisas acadêmicas no Instituto de Psicologia da USP. Gostaria de saber qual é a instituição conveniada ao Estado que ela encontrou no Brooklin. Faço parte, ainda, da Associação Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica, sediada no bairro Butantã, cujo proposta é também a interdisciplinaridade, contando com parcerias entre psicólogos, educadores, famílias, neuropediatras e psiquiatras infantis, que consideram a singularidade de cada caso.Por isso, os projetos de atendimento são construídos conjuntamente e para cada criança e sua família. Afinal, AUTISMO é uma classificação diagnóstica e cada criança é única; nenhuma criança com autismo é idêntica à outra! Agradeço a leitura da matéria e a reivindicação apresentada e gostaria de obter o contato da instituição referida. Coloco-me também à disposição para futura contribuições nessa discussão. abs Cristina Keiko Psicóloga Psicanalista Especialista em Tratamento e Escolarização de Crianças com TEA Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP

Luciana da silva gomes

Como e bom sabe vai te um lugar pra nosso filhos

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.