Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Aldeia M’Boi completa 459 anos com vasta programação em Embu das Artes

Por Karen Santiago | 18/07/2013

feira

DivulgaçãoComemorações começam nesta quinta-feira, dia 18 com vasta programação no Centro Cultural Mestre Assis

O Centro Cultural Mestre Assis será palco da extensa programação que marca a comemoração dos 459 anos da Aldeia M’Boi , que deu origem a cidade de Embu das Artes, a partir desta quinta-feira, dia 18 de julho. Às 19h Ney Silva e Mané do Café, abrem a festa com performances poéticas. 

Neste mesmo horário às 20h30, entra em exposição às fotografias artísticas da cidade, de Dudu Antunes, com imagens inéditas de pintores e escultores da cidade e região. Além disso, Vítor, neto do artista Solano Trindade, canta poesias de seu avó. Até domingo (21), a agenda cultural de eventos da cidade tem vários eventos gratuitos. 

Confira programação completa:

19/sexta-feira

- 9h - Atelier Arte ao Vivo, com 60 pintores e escultores, que participam da história artística da cidade, a qual inclui eventos importantes como o Salão de Artes Plásticas e a presença da arte na Feira de Embu das Artes, há mais de 40 anos.
– 19h – Apresentação do Grupo Sanza, de canto, dança e percussão, com Carlos Caçapava (concepção, direção musical, percussão e vocal), Karla Magalhães (dança), Cida Santos (vocal).
– 20h – Show com violeiros dos Núcleos de Cultura, no calçadão em frente ao Centro Cultural.

20/sábado

– 9h – Atelier Arte ao Vivo; Performances Poéticas. Largo 21 de Abril.
– 15h – Banda Municipal, regida por Elias Evangelista, no Coreto.

21/domingo

– 9h – Performances Poéticas; Atelier Arte ao Vivo, em que os artistas produzem arte diante do público. Largo 21 de Abril.
– 11h – O Casamento de Maria Feia (teatro)
– 15h - Folia de Reis do Marajoara, no Largo 21 de Abril.

Arney

Josias Acho bonito o pessoal de Embu se preocupar com a Aldeia, não esquecer isso, mas AINDA NÃO FOI COMPROVADA nem a "fundação" nem a "criação" da Aldeia em 18 de julho de 1554, embora se saiba que ela existia sim no fim do século XVI... Apenas isso é certo... Assim como inúmeras aldeias já existiam aqui há ate 10.000 anos... E ISSO SEM FALAR NA MUDANÇA DA ALDEIA PELO PE. BELCHIOR (que não se sabe a data, mas deve ter sido antes da construção da igreja iniciada em 1690...) A Insistência nisso transforma essa questão em POLÌTICA PURA e não em ciência histórica! E O NORMAL, O CORRETO É "COMEMORAR" A CRIAÇÃO DA CIDADE , OU DA FREGUESIA (na antiga classificação católica, que indica cidade). Campinas por exemplo tem 2 datas de fundação: 14 de Julho (fundação da primeira igreja da cidade em 1774) e 8 de dezembro (criação da freguesia à padroeira em 1839). No Maximo são 239 anos. E O ANIVERSARIO DO BRASIL ? Qdo é comemorado?? Em 7 de setembro . Porque? Independencia, 1822 . Portanto O BRASIL FARÁ 191 ANOS COMO PAIS! É isso que importa!!! Porque se basear e acreditar sempre e piamente em documentos portugueses altamente questionáveis??? Principalmente os referentes ao confuso e obscurantista episódio do “achamento” ... (ou “descobrimento”) extremamente manipulado politicamente... Da mesma forma é o caso da “fundação” da Aldeia, que NÃO HÁ DOCUMENTO QUE CITE ou oficialize isso! Eu li os 2 livros de Jordão. Na carta de Pero Correia NÃO HÁ NENHUMA CITAÇÃO À M´boy ! Apenas que os padres com 200 indios entraram numa aldeia "tupinaque" e os mataram... Por inferências (suposições) de 2 séculos DEPOIS é que ele SUPÔE aquela aldeia ser Mboy (já que era “a mais parecida com a aldeia dos Reis Magos da capitania do Espirito Santo” (???)... . Ate o momento O UNICO DOCUMENTO MAIS ANTIGO QUE REALMENTE CITA MBOY É O TESTAMENTO DE CATARINA CAMACHO de 1624 ou do início das obras da igreja pelo padre Belchior, em 1690... (terminada só em 1740). Durante TODO o século XIX vários padres pediram a elevação da Aldeia (que poderia se traduzir hoje por bairro rural) em “Freguesia” (o que significava “vila” ou “cidade”. Resta saber quando M´Boy se tornou freguesia , que deve ter sido no século XX . Provavelmente em 1938 quando passou a ser chamado “Distrito de Embu”)... Qual é o critério então mais importante???? É POR ISSO INCLUSIVE, A EXTREMA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM PESQUISA E DISCUSSÃO HISTÓRICA!! QUE É O QUE OS GOVERNOS NÃO DÃO A MÍNIMA IMPORTÂNCIA...

Josias Patriolino

Se a Aldeia M'Boy se transformou em cidade, não há por que comemorar a fundação da aldeia (como, aliás, está na Lei Orgânica, em Datas Comemorativas). Oras, se a aldeia não existe mais, o que é que se comemora?! A data 18 de julho é da fundação da CIDADE, como sempre frisa o eminente professor Antônio Canin (USP), morador da cidade e autor do pedido de definição desta data.

Arney

Pessoal tem um erro nesse texto. Nunca se falou "Aldeia M Boy Mirim" em Embu. (Embora pela lógica deveria ser, ja que existe Embu Guaçu). O aniversario de 18 de julho não se trata dela. E sim da ALdeia M Boy. Apenas M-Boy. Cuidado!!! Em tupi guarani M´Boy é APENAS "cobra". Guaçu significa "grande" "gigante" (Y-guaçu= agua grande) e Mirin significa "pequeno"!) Y-mirim (rio pequeno). Tirem isso ficou feio !

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

10/05/2017

Festa de Santa Cruz anima público com diversidade de cultura popular

As secretarias de Cultura e a de Turismo da Prefeitura de Embu das Artes realizaram nos dias 5,...

05/05/2017

Ricardo Ozcar lança segundo CD no Pé da Serra em Embu

Explodiu! Na véspera de feriado, 30/04, a Casa de Shows Pé da Serra, em Embu das Artes, foi o...

13/04/2017

Encenação da Paixão de Cristo de Taboão acontece nesta sexta (14)

A maior e mais tradicional Paixão de Cristo da região acontecerá nesta sexta-feira, 14, no...

12/04/2017

Em Taboão, Desfile de 7 de Setembro abordará “A Evolução da Arte do Mundo”

Após ouvir sugestões de diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e...

09/04/2017

Prefeitura de Taboão inicia inscrições para o Coral da Cidade

A Prefeitura de Taboão da Serra abre neste mês de abril as inscrições para o Coral da Cidade....

28/06/2017

Empresa abre “cratera” na rua Mário Latorre procurando vazamento em Taboão

Quem passou pela rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, quase em frente ao cemitério da...

27/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

27/06/2017

Região do INSS e AME Taboão ganha ponto de ônibus, pintura de faixas e semáforo

As imediações do prédio do AME e do INSS em Taboão da Serra, na Estrada de São Francisco,...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.