Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Aldeia M’Boi completa 459 anos com vasta programação em Embu das Artes

Por Karen Santiago | 18/07/2013

feira

DivulgaçãoComemorações começam nesta quinta-feira, dia 18 com vasta programação no Centro Cultural Mestre Assis

O Centro Cultural Mestre Assis será palco da extensa programação que marca a comemoração dos 459 anos da Aldeia M’Boi , que deu origem a cidade de Embu das Artes, a partir desta quinta-feira, dia 18 de julho. Às 19h Ney Silva e Mané do Café, abrem a festa com performances poéticas. 

Neste mesmo horário às 20h30, entra em exposição às fotografias artísticas da cidade, de Dudu Antunes, com imagens inéditas de pintores e escultores da cidade e região. Além disso, Vítor, neto do artista Solano Trindade, canta poesias de seu avó. Até domingo (21), a agenda cultural de eventos da cidade tem vários eventos gratuitos. 

Confira programação completa:

19/sexta-feira

- 9h - Atelier Arte ao Vivo, com 60 pintores e escultores, que participam da história artística da cidade, a qual inclui eventos importantes como o Salão de Artes Plásticas e a presença da arte na Feira de Embu das Artes, há mais de 40 anos.
– 19h – Apresentação do Grupo Sanza, de canto, dança e percussão, com Carlos Caçapava (concepção, direção musical, percussão e vocal), Karla Magalhães (dança), Cida Santos (vocal).
– 20h – Show com violeiros dos Núcleos de Cultura, no calçadão em frente ao Centro Cultural.

20/sábado

– 9h – Atelier Arte ao Vivo; Performances Poéticas. Largo 21 de Abril.
– 15h – Banda Municipal, regida por Elias Evangelista, no Coreto.

21/domingo

– 9h – Performances Poéticas; Atelier Arte ao Vivo, em que os artistas produzem arte diante do público. Largo 21 de Abril.
– 11h – O Casamento de Maria Feia (teatro)
– 15h - Folia de Reis do Marajoara, no Largo 21 de Abril.

Arney

Josias Acho bonito o pessoal de Embu se preocupar com a Aldeia, não esquecer isso, mas AINDA NÃO FOI COMPROVADA nem a "fundação" nem a "criação" da Aldeia em 18 de julho de 1554, embora se saiba que ela existia sim no fim do século XVI... Apenas isso é certo... Assim como inúmeras aldeias já existiam aqui há ate 10.000 anos... E ISSO SEM FALAR NA MUDANÇA DA ALDEIA PELO PE. BELCHIOR (que não se sabe a data, mas deve ter sido antes da construção da igreja iniciada em 1690...) A Insistência nisso transforma essa questão em POLÌTICA PURA e não em ciência histórica! E O NORMAL, O CORRETO É "COMEMORAR" A CRIAÇÃO DA CIDADE , OU DA FREGUESIA (na antiga classificação católica, que indica cidade). Campinas por exemplo tem 2 datas de fundação: 14 de Julho (fundação da primeira igreja da cidade em 1774) e 8 de dezembro (criação da freguesia à padroeira em 1839). No Maximo são 239 anos. E O ANIVERSARIO DO BRASIL ? Qdo é comemorado?? Em 7 de setembro . Porque? Independencia, 1822 . Portanto O BRASIL FARÁ 191 ANOS COMO PAIS! É isso que importa!!! Porque se basear e acreditar sempre e piamente em documentos portugueses altamente questionáveis??? Principalmente os referentes ao confuso e obscurantista episódio do “achamento” ... (ou “descobrimento”) extremamente manipulado politicamente... Da mesma forma é o caso da “fundação” da Aldeia, que NÃO HÁ DOCUMENTO QUE CITE ou oficialize isso! Eu li os 2 livros de Jordão. Na carta de Pero Correia NÃO HÁ NENHUMA CITAÇÃO À M´boy ! Apenas que os padres com 200 indios entraram numa aldeia "tupinaque" e os mataram... Por inferências (suposições) de 2 séculos DEPOIS é que ele SUPÔE aquela aldeia ser Mboy (já que era “a mais parecida com a aldeia dos Reis Magos da capitania do Espirito Santo” (???)... . Ate o momento O UNICO DOCUMENTO MAIS ANTIGO QUE REALMENTE CITA MBOY É O TESTAMENTO DE CATARINA CAMACHO de 1624 ou do início das obras da igreja pelo padre Belchior, em 1690... (terminada só em 1740). Durante TODO o século XIX vários padres pediram a elevação da Aldeia (que poderia se traduzir hoje por bairro rural) em “Freguesia” (o que significava “vila” ou “cidade”. Resta saber quando M´Boy se tornou freguesia , que deve ter sido no século XX . Provavelmente em 1938 quando passou a ser chamado “Distrito de Embu”)... Qual é o critério então mais importante???? É POR ISSO INCLUSIVE, A EXTREMA NECESSIDADE DE INVESTIMENTO EM PESQUISA E DISCUSSÃO HISTÓRICA!! QUE É O QUE OS GOVERNOS NÃO DÃO A MÍNIMA IMPORTÂNCIA...

Josias Patriolino

Se a Aldeia M'Boy se transformou em cidade, não há por que comemorar a fundação da aldeia (como, aliás, está na Lei Orgânica, em Datas Comemorativas). Oras, se a aldeia não existe mais, o que é que se comemora?! A data 18 de julho é da fundação da CIDADE, como sempre frisa o eminente professor Antônio Canin (USP), morador da cidade e autor do pedido de definição desta data.

Arney

Pessoal tem um erro nesse texto. Nunca se falou "Aldeia M Boy Mirim" em Embu. (Embora pela lógica deveria ser, ja que existe Embu Guaçu). O aniversario de 18 de julho não se trata dela. E sim da ALdeia M Boy. Apenas M-Boy. Cuidado!!! Em tupi guarani M´Boy é APENAS "cobra". Guaçu significa "grande" "gigante" (Y-guaçu= agua grande) e Mirin significa "pequeno"!) Y-mirim (rio pequeno). Tirem isso ficou feio !

10/08/2017

Taboão da Serra sedia encontro do grupo C8 – Rota da Cultura

A Prefeitura de Taboão da Serra sediou na quinta-feira, 3 de agosto, uma reunião de trabalho do...

13/07/2017

Mostra Cultural do Projeto Aparecendo aconteceu domingo no Cemur

O projeto Aparecendo, que conta com o apoio do vereador Cido, foi realizado no  domingo, dia 8,...

12/07/2017

Corra e compre já seu ingresso para o rodeio de Itapecerica

Quem quiser aproveitar os shows do último final de semana da 39° edição da Festa do Peão de...

07/07/2017

Fim de semana tem rodeio em Itapecerica e quentão em Taboão

Neste fim de semana, Taboão, Embu e Itapecerica da Serra possuem diversas atrações que prometem...

03/06/2017

Fim de semana no Embu tem cultura no bairro, maracatu, dança, música e futebol

Fique por dentro das atrações culturais e esportivas promovidas pela Prefeitura de Embu das...

29/05/2017

Taboão teve duas mulheres palestrantes na 1ª Virada Feminina de São Paulo

Taboão da Serra teve duas representantes entre as palestrantes da 1ª Virada Feminina ocorrida...

26/05/2017

1º Fórum de Cultura & Arte de Embu das Artes acontece neste sábado (27)

A Secretária Municipal de Cultura irá realizar no próximo sábado (27), O primeiro Fórum...

25/05/2017

Abolição da escravatura é comemorada com atividades culturais em Taboão

Dia 13 de maio é comemorado a Abolição da Escravatura. A data homenageia a Lei Áurea, sancionada...

22/05/2017

Seminário com autoridades debate racismo em Itapecerica

Raças, credos e gêneros, todos juntos discutindo uma sociedade sem discriminação, mais...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

15/08/2017

Fio telefônico solto causa acidente e deixa motociclista ferida em Itapecerica

Uma motociclista ficou ferida após seu pescoço ficar preso em cabo de fio telefônico que estava...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.