Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito promete abrir planilha do transporte aos movimentos

Por | 18/07/2013

reuniao

Jornalista Williana Lascaleia Reunião aconteceu na sede da prefeitura na tarde desta quarta-feira (17)

Oito integrantes dos movimentos sociais de Itapecerica, Taboão e Embu das Artes apresentaram extensa pauta de reivindicações em reunião com o prefeito e presidente do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud) Chico Brito. O encontro aconteceu na sede da prefeitura de Embu na tarde desta quarta-feira, 17 de julho. Na ocasião, Brito garantiu que a pauta será entregue aos demais prefeitos da região, em reunião agendada para o dia 25 deste mês. O presidente do Conisud também se comprometeu a entregar as planilhas de custo e arrecadação do transporte municipal da cidade, operado pela Coopercav, já na próxima segunda-feira (22). Taboão da Serra já disponibilizou a planilha de custos da Pirajuçara – relembre aqui

Em relação, a abertura das planilhas de custos e arrecadação do transporte intermunicipal, o prefeito disse que não é possível garantir a entrega das planilhas. Além disso, garantiu que uma discussão pela implantação do Bilhete Único, já está acontecendo por meio de projeto no Conselho Metropolitano de Desenvolvimento. “Quando se trata de convênio entre municípios vizinhos, cabe ao governo do estado subsidiar a implantação do bilhete integrado metropolitano, que também está em discussão”.

Os jovens criticaram o lucro alto dos empresários do setor de transporte e chegaram a defender a estatização do serviço. Também dispararam críticas contra a má qualidade e a superlotação constante no transporte público. 

A integrante do PSTU e Movimento “Vem Pra Rua Taboão”, Sandra Fortes foi enfática em afirmar que os ônibus intermunicipais são lotados e que é grande a disputa por espaço dentro dos coletivos, inclusive para as pessoas de idades, que carregam crianças de colo e até pelas grávidas. “O que pego no centro de Pinheiros, transporta as pessoas pior do que bicho. Os passageiros se cansam mais nos ônibus do que no trabalho”, disse.

De acordo com ela, o que deve “ser atacado” de fato, é o lucro que os empresários têm com a passagem. Ela afirma que se não for possível “sensibilizar” os prefeitos, os movimentos nas ruas vão voltar com força. 

O jovem Vinicius Guizelini, de Taboão da Serra, avaliou que a reunião foi positiva. Ele disse que a abertura da planilha do transporte municipal de Embu era uma das metas como já havia ocorrido em Taboão.

“Saímos otimistas. Além de ter acesso as planilhas de Embu o prefeito disse que o Conisud vai solicitar uma reunião com a EMTU para tratar desse assunto referente ao transporte intermunicipal. Ele disse que os prefeitos farão uma carta aberta à imprensa e a população sobre as nossas reivindicações”, afirmou o rapaz.

O prefeito Chico Brito disse que só pode responder sobre as questões que envolvem a cidade de Embu. Ele afirmou que “não é a favor da estatização e privatização do transporte”, e salientou que sendo público ou privado, os governos federal e estadual devem repassar uma quantia para o município, já que “a cidade não recebe um centavo para o transporte. O repasse é fundamental”, avaliou.

Chico Brito afirmou concordar com a reivindicação da implantação do Bilhete Único e trazer o metrô para mais perto das cidades da região, sendo que para isso, é necessário fazer um terminal de transbordo “para que os moradores cheguem ao terminal e consigam ir até o metrô”, afirmou. Por fim, pontuou a necessidade que os integrantes saibam diferenciar quando as pautas abrangem só as questões municipais, estaduais ou federais.

Os integrantes pediram a revogação de todos os aumentos de tarifa de transporte público em 2013, a abertura de todas as planilhas do transporte nas cidades da região, implantação do bilhete metropolitano integrado, congelamento das tarifas de transporte até 2016, trazer o metro para mais cidades da região e o compromisso de implantar a tarifa zero. A pauta de reivindicações foi entregue ao prefeito.

Do lado de fora da prefeitura, outra parte dos integrantes usavam o microfone do carro de som para reafirmarem as reivindicações do movimento, além disso, entregaram panfletos.

Os dirigentes dos movimentos que tomaram as ruas dos municípios da região garantem que continuam organizando a luta pela redução das tarifas do transporte coletivo. Recentemente eles formaram o Fórum Regional de Lutas com o objetivo de unificar e fortalecer as ações. 

Participaram da reunião Wesley Paulow, Jaketeme Zapelloni, Victor Aschermann e Camila Turmina de Itapecerica, Sandra Fortes e Vinicius Guizelini de Taboão, Victor Beltrão Rocha e Aline Cristina Santos Barbosa do Movimento Passe Livre de Embu, além do superintendente do Conisud Helton Rodrigues.

Foto anterior: Jornalista Williana Lascaleia 


19/01/2018

Taboão da Serra inaugura sede do Corpo de Bombeiros

Já está em operação o novo Posto do Corpo de Bombeiros da cidade de Taboão da Serra. A sede...

16/01/2018

Inauguração do novo quartel do Corpo de Bombeiros de Taboão será dia 19

Nesta sexta-feira, 19, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a deputada estadual...

01/01/2018

Estado envia R$ 57,5 milhões para investimentos em 126 municípios paulistas

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira (28) o repasse do 15º lote de...

26/12/2017

PSB quer Hugo Prado candidato a deputado estadual e Márcio França a governador

A expressiva liderança do jovem presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes, Hugo Prado,...

23/12/2017

Ney Santos cancela carnê do IPTU 2018; prefeitura vai cobrar igual a 2017

O prefeito Ney Santos anunciou em entrevista coletiva nesta sexta-feira (22) o cancelamento do...

22/12/2017

Alckmin libera recursos para Itapecerica, Embu das Artes e Embu-Guaçu

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quinta-feira, 21, no Palácio dos Bandeirantes, o...

22/12/2017

Moradores de Embu das Artes farão ato contra o aumento do IPTU dia 27

Após receber os carnês de IPTU 2018 com valores elevados pela atualização da Planta Genérica e a...

19/12/2017

TJ acata ADIN do PT e suspende taxa do lixo 2017 de Embu das Artes

O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), sugerida...

17/12/2017

Em clima festivo, Câmara de Taboão aprova novo estatuto da GCM

Em clima festivo e com discursos de elogios à Guarda Civil Municipal (GCM), os vereadores de...

15/12/2017

Vereadores comemoram a aprovação do novo estatuto da GCM de Taboão

A presidente da Câmara de Taboão da Serra, Joice Silva (PTB), revelou a satisfação de poder...

20/01/2018

Cajati e São Lourenço da Serra sediam a 24ª e a 25ª unidade do Polo Regional

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, Lu...

20/01/2018

Governador Geraldo Alckmin sanciona reajuste do salário mínimo paulista

O governador Geraldo Alckmin sancionou, nesta quinta-feira, 18, a Lei nº 16.665, que reajusta em...

20/01/2018

Dois homens são atropelados por caminhão após tentar escalar rampa de acesso

Dois homens ficaram gravemente feridos depois de tentar escalar a rampa de concreto do viaduto...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.