Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Chico Brito promete abrir planilha do transporte aos movimentos

Por | 18/07/2013

reuniao

Jornalista Williana Lascaleia Reunião aconteceu na sede da prefeitura na tarde desta quarta-feira (17)

Oito integrantes dos movimentos sociais de Itapecerica, Taboão e Embu das Artes apresentaram extensa pauta de reivindicações em reunião com o prefeito e presidente do Consórcio dos Municípios da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud) Chico Brito. O encontro aconteceu na sede da prefeitura de Embu na tarde desta quarta-feira, 17 de julho. Na ocasião, Brito garantiu que a pauta será entregue aos demais prefeitos da região, em reunião agendada para o dia 25 deste mês. O presidente do Conisud também se comprometeu a entregar as planilhas de custo e arrecadação do transporte municipal da cidade, operado pela Coopercav, já na próxima segunda-feira (22). Taboão da Serra já disponibilizou a planilha de custos da Pirajuçara – relembre aqui

Em relação, a abertura das planilhas de custos e arrecadação do transporte intermunicipal, o prefeito disse que não é possível garantir a entrega das planilhas. Além disso, garantiu que uma discussão pela implantação do Bilhete Único, já está acontecendo por meio de projeto no Conselho Metropolitano de Desenvolvimento. “Quando se trata de convênio entre municípios vizinhos, cabe ao governo do estado subsidiar a implantação do bilhete integrado metropolitano, que também está em discussão”.

Os jovens criticaram o lucro alto dos empresários do setor de transporte e chegaram a defender a estatização do serviço. Também dispararam críticas contra a má qualidade e a superlotação constante no transporte público. 

A integrante do PSTU e Movimento “Vem Pra Rua Taboão”, Sandra Fortes foi enfática em afirmar que os ônibus intermunicipais são lotados e que é grande a disputa por espaço dentro dos coletivos, inclusive para as pessoas de idades, que carregam crianças de colo e até pelas grávidas. “O que pego no centro de Pinheiros, transporta as pessoas pior do que bicho. Os passageiros se cansam mais nos ônibus do que no trabalho”, disse.

De acordo com ela, o que deve “ser atacado” de fato, é o lucro que os empresários têm com a passagem. Ela afirma que se não for possível “sensibilizar” os prefeitos, os movimentos nas ruas vão voltar com força. 

O jovem Vinicius Guizelini, de Taboão da Serra, avaliou que a reunião foi positiva. Ele disse que a abertura da planilha do transporte municipal de Embu era uma das metas como já havia ocorrido em Taboão.

“Saímos otimistas. Além de ter acesso as planilhas de Embu o prefeito disse que o Conisud vai solicitar uma reunião com a EMTU para tratar desse assunto referente ao transporte intermunicipal. Ele disse que os prefeitos farão uma carta aberta à imprensa e a população sobre as nossas reivindicações”, afirmou o rapaz.

O prefeito Chico Brito disse que só pode responder sobre as questões que envolvem a cidade de Embu. Ele afirmou que “não é a favor da estatização e privatização do transporte”, e salientou que sendo público ou privado, os governos federal e estadual devem repassar uma quantia para o município, já que “a cidade não recebe um centavo para o transporte. O repasse é fundamental”, avaliou.

Chico Brito afirmou concordar com a reivindicação da implantação do Bilhete Único e trazer o metrô para mais perto das cidades da região, sendo que para isso, é necessário fazer um terminal de transbordo “para que os moradores cheguem ao terminal e consigam ir até o metrô”, afirmou. Por fim, pontuou a necessidade que os integrantes saibam diferenciar quando as pautas abrangem só as questões municipais, estaduais ou federais.

Os integrantes pediram a revogação de todos os aumentos de tarifa de transporte público em 2013, a abertura de todas as planilhas do transporte nas cidades da região, implantação do bilhete metropolitano integrado, congelamento das tarifas de transporte até 2016, trazer o metro para mais cidades da região e o compromisso de implantar a tarifa zero. A pauta de reivindicações foi entregue ao prefeito.

Do lado de fora da prefeitura, outra parte dos integrantes usavam o microfone do carro de som para reafirmarem as reivindicações do movimento, além disso, entregaram panfletos.

Os dirigentes dos movimentos que tomaram as ruas dos municípios da região garantem que continuam organizando a luta pela redução das tarifas do transporte coletivo. Recentemente eles formaram o Fórum Regional de Lutas com o objetivo de unificar e fortalecer as ações. 

Participaram da reunião Wesley Paulow, Jaketeme Zapelloni, Victor Aschermann e Camila Turmina de Itapecerica, Sandra Fortes e Vinicius Guizelini de Taboão, Victor Beltrão Rocha e Aline Cristina Santos Barbosa do Movimento Passe Livre de Embu, além do superintendente do Conisud Helton Rodrigues.

Foto anterior: Jornalista Williana Lascaleia 


18/04/2018

Senado aprova projeto que obriga escolas a combaterem bullying

O Senado aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto que obriga as escolas a desestimularem seus...

17/04/2018

Após revisão, governo anuncia cancelamento de 422 mil benefícios sociais

Após um trabalho de revisão de benefícios sociais concedidos pelo governo federal, 422 mil serão...

14/04/2018

Câmara Municipal entrega título de Cidadão Taboanense ao padre Kirano

No último domingo, dia 8, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entregou o título de Cidadão...

12/04/2018

4º Encontro de Autismo reuniu quase mil pessoas no Cemur, em Taboão

Quase mil pessoas participaram do 4º Encontro de Autismo de Taboão de Serra, realizado no...

12/04/2018

Prefeito no seu Bairro estará no Jd. São Marcos no próximo sábado, 14/4

No próximo sábado, 14/4, é a vez dos moradores do Jd. São Marcos receberem o programa Prefeito...

11/04/2018

Jovens iniciam cursos de qualificação profissional em Embu

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria do Trabalho e Emprego e por meio do Centro...

10/04/2018

Juíza de Embu cassa prefeito Ney Santos e o vice-prefeito Dr. Peter

A Justiça Eleitoral de Embu das Artes cassou a chapa do prefeito Ney Santos (PRB) e do vice Dr....

10/04/2018

Embu das Artes supera meta de inclusão de famílias em programas sociais

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, superou a...

09/04/2018

Projeto “Prefeito no seu bairro” movimentou Parque Pirajuçara em Embu

No último sábado (7), o projeto “Prefeito no Seu Bairro” esteve no Parque Pirajuçara, em Embu...

08/04/2018

Pré-candidatos da região trocam partido para disputar eleição de deputado

As últimas semanas foram marcadas pelas filiações partidárias com vistas à eleição de outubro,...

19/04/2018

Entra em vigor lei que aumenta pena para motorista embriagado

Entra em vigorar n

19/04/2018

Projeto Abril Solidário movimenta Faculdade em Taboão da Serra

O Projeto Abril Solidário, criado pelos alunos do curso de Pedagogia da Faculdade FECAF de...

19/04/2018

Inscrições com redução de taxa das Etecs de Taboão e Embu estão abertas

Estão abertas as inscrições para redução de 50% na taxa de inscrições do processo seletivo para...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.