Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Instalação do Poupatempo na Praça Luiz Gonzaga divide opiniões em Taboão

Por Karen Santiago | 9/07/2013

praca450

Arquivo do Jornal na NetEnquanto jovens criticam instalação do Poupatempo na Luiz Gonzaga, moradores e comerciantes defendem a medida

A instalação do Poupatempo na praça Luiz Gonzaga divide opiniões na região do Pirajuçara. Jovens se opõem a construção, uma vez que defendem a praça como um dos poucos espaços de lazer, entretenimento, esporte e cultura na região periférica de Taboão. Alguns comerciantes e moradores de toda a cidade pensam diferente. Eles sinalizam a favor do Poupatempo, como forma de criar vagas de emprego e ainda facilitar a retirada de documentos como RG, CPF, CNH, entre outros serviços, que são adquiridos em Santo Amaro em São Paulo.

Dona Suelidia Marques da Silva, moradora do Parque Pinheiros defendeu o Poupatempo na praça. “Quando preciso tirar algum documento, ou fazer outro serviço que só dá pra fazer no Poupatempo, preciso necessariamente ir até Santo Amaro, fora de mão e pegar duas conduções. Com o poupatempo aqui na praça, vai facilitar e muito”, disse.

Rafael Silva Santos defende que a praça não deveria ser retirada 100%. A solução seria construir o Poupatempo, mas em uma parte, a outra ficaria garantida como área de lazer. “Deveria contar com o Poupatempo e o local para lazer ficaria disponível. Assim agradaria todo mundo. Porque um não é o mais importante que o outro. Os dois são importantes”, opinou.

 “Aqui já foi um espaço utilizado para o lazer e encontro de famílias. Agora, só acontecem coisas ruins, pessoas utilizam drogas, praticam roubos a qualquer hora do dia, na frente de todos”, afirmou o morador do bairro, há 43 anos, Luiz Carlos da Silva.

 “Senhoras vêm caminhar aqui. Ciclistas andam de bicicletas. Pais trazem seus filhos para um momento de lazer, e ainda, jovens praticam esportes e cultura”, afirmou Vinícius Guizelini, um dos representantes do movimento “Vem Pra Rua Taboão”, durante manifestação realizada na última quinta-feira (4) – relembre aqui.

 A professora Marisa Almeida, contou ao Jornal na Net que é a favor da construção do poupatempo. “É um ganho para os moradores e mais comodidade. Uma garantia de que bem próximo de casa é possível tirar documentos, antes só possível em Santo Amaro”, afirmou.

 Outro fator contrário à vinda do poupatempo é o trânsito que ocasionará na região. “Já tem trânsito durante a semana e é difícil encontrar vagas para estacionar, imagina quando vier o poupatempo”, afirmou João Ramos.

A praça vai receber em breve as obras de instalação do Poupatempo de Taboão da Serra. O prefeito Fernando Fernandes formalizou a implantação do Poupatempo na praça durante a coletiva de imprensa na qual anunciou o distrato da Zona Azul. A medida consta no plano de governo do prefeito, e, segundo ele, foi adotada após consulta aos moradores da região que reclamavam dos transtornos provocados pelos eventos realizados na praça. A idéia de Fernando Fernandes é transferir esses eventos para o ginásio do Pirajuçara.

 Na chamada Grande São Paulo o Poupatempo dispõe de unidades em São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes e Suzano. A instalação do equipamento em Taboão da Serra foi prometida durante o governo de José Serra. Entre os serviços oferecidos pelo Poupatempo destacam-se a emissão de atestado de Antecedentes Criminais (AAC), Carteira de Identidade (RG),carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), CPF, segunda via de documentos e encaminhamento para vagas de emprego e entrada de seguro desemprego.

Luciana Silva

Olá, gostaria de saber como faço pra concorrer a vagas de emprego nessa unidade do poupa tempo. Gostaria de saber se é por concurso. Aguardo uma posição. Desde já agradeço.

VANIERE MACEDO ARAUJO

A Praça é um local onde poderia ser feito uma creche que não possui na redondeza e claro que Taboão é uma cidade grande e não iria faltar lugar para fazer um poupatempo como na BR onde possui uma área mais ampla que poderia ser um poupatempo maior e com estacionamento espaçoso,coisa que não tem como investir no local que estão construindo pois é muito pequeno para o projeto.

juan

Boa Tarde! temos de tirar o taboão da serra da escuridão e caminharmos ao primeiro mundo. A implantação do Poupa tempo em taboão será um avanço nessa direção. Concordo que é uma área de laser, mas para quem? pois se alguém se dispor a ir até a praça hoje, ir ver só adolescentes fazendo uso de drogas e bebidas alcoólicas e isso não e laser familiar. Portanto sou a favor da implantação sim do poupa tempo.

Dona Virginia

Eu sou a favor da construção e aproveitamento do espaço público que hoje só abriga pessoas a noite consumindo drogas e um espaço sem uso para a população? .... tenque ser construido sim o poupatempo e um prédio de 3 andares e no terceiro um restaurante bom prato para quem espera que os documentos fiquem prontos bem como a população pagando um refeição e um café da manhã mais barato por R$ 0,50 café e o almoço a R$ 1,00.

Bruno

Resposta: Jose Alfredo 1 se tem outros lugares para fazer o poupa tempo, nos diga onde por favor (claro, que seja um terreno bem localizado, que tenha documentações e que seja um preço que a prefeitura pague. 2 Ninguém falou que a praça e ponto de droga e sim que pode se tornar se tiver abandono (como em varias praças no MUNDO). 3 Roubo? Alguém falou de roubo? 4 Ninguém falou que a praça é deposito de lixo e sim pode acontecer, e se acontecer, não será responsabilidade SOMENTE da prefeitura e sim da população que frequenta, que ira cuidar e etc, pois a praça não é da prefeitura e sim do povo. 5 ninguém aqui falou que a praça é para desocupados, e sim creio eu que uma praça é para o lazer, família, esporte e cultura (essencial para as pessoas), ninguém esta na praça pq não tem nada para fazer (desocupado como vc disse) e sim para pessoas que merecem um descanso, um lugar para brincar com filhos, netos, namorar... curtir uma tarde de sol e etc... Mas mesmo com essa importância toda, o poupa tempo com certeza trará mais utilidade.

José Afonso da Silva

O argumentos para justificar o fechamento da Praça são os mais variados e exagerados, mas nem um se justifica: 1. Fica mais fácil pra tirar documentos Ninguém é contra o poupa tempo, só somos contra o fechamento da Praça, existem outros espaços para abrigá-lo. 2. Drogas A Praça não é um foco de tráfico de drogas no município, há outros mais importantes a se preocupar. Quem diz isso fala sem conhecer o espaço. Mas se há tráfico de drogas em escolas e até o Vaticano, não lembro de ningúem pedindo pra fecha-los por causa disso. 3. A Praça não é um foco de roubos no município, há outros mais importantes a se preocupar. Quem diz isso fala sem conhecer o espaço. Mas se há roubo no congresso nacional e na porta das escolas, não lembro de ninguém pedindo pra fecha-los por causa disso. 4. A praça é um depósito de lixo A praça não é um depósito de lixo e se tiver lixo cabe a prefeitura cuidar para que isso não aconteça. 5. A praça é um espaço de desocupados Até onde me lembro, todas as praças são espaços para ficar sem fazer nada mesmo. Deve-se inclusive utilizar mais a praça para que ela tenha mais vida esportiva e cultural. 6. Ninguém usa a praça Esse não merece nem resposta. Por isso o fechamento da praça deve ser combatido.

Bruno

Claro que os dois são muito importante... mas não devemos ser hipócrita, pois uma praça, ao longo do tempo vai ficar abandonada... lixo em toda parte, pichações, pessoas usando drogas e ete... Já o poupa tempo vai atender milhares de pessoas que precisando fazer serviços OBRIGATORIOS como tirar RG, CPF, CNH e etc... Sem contar que o comercio na região vai crescer, contratar mais pessoas e etc... Portanto por mais importante que seja uma praça se colocarmos numa balança sem sombra de duvidas o poupa tempo ganhara... tirando o que eu disse no inicio do “possível” abandono da praça (futuramente), vamos Le, que não seja abandonada... mas vai atender uma grande minoria de pessoas... Sendo que o poupa tempo vai atender muito mais pessoas... e sem contar o crescimento no bairro, na cidade e etc , não podemos utilizar o transito como desculpa, pois se não quer transito vai ter que mudar para o interior e na zona rural, pois numa grande cidade infelizmente temos trânsitos (não adianta fugir) so vamos nos livrar disso quando tiver mais investimento no transporte publico (q não tem).

21/09/2017

Corpo de Bombeiros conteve princípio de incêndio na cozinha da Sercom, em Taboão

Um foco de incêndio cuja causa ainda não foi identificada, na cozinha do refeitório da empresa...

19/09/2017

"Encontro" de motoqueiros tira a paz de moradores do Saint Morritz aos domingos

Faz três domingos consecutivos que os moradores do jardim Saint Morritz, em Taboão da Serra,...

18/09/2017

Boehringer Ingelheim abre vagas de estágio na unidade de Itapecerica da Serra

A Boehringer Ingelheim, empresa de origem alemã que está entre as principais farmacêuticas do...

17/09/2017

Pai da deputada Analice, seu Avenir Fernandes, morre aos 79 anos

O pai da deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Analice...

17/09/2017

PhotoTruck da ImageMagica levou fotografia e reflexão a alunos de Embu

“Você pode ser fotógrafo em casa, precisa apenas de olhar”. É como Gabriel, aluno de Osasco...

15/09/2017

Prefeitura de Taboão e Sebrae oferecem palestras de empreendedorismo

Se você é empresário ou pretende abrir o próprio negócio, uma boa oportunidade é participar das...

14/09/2017

Incêndio destruiu Centro de Distribuição dos Correios de Itapecerica da Serra

A sede do Centro de Distribuição Domiciliar (CDD) dos Correios de Itapecerica da Serra, situada...

12/09/2017

Negar o próprio sofrimento é uma das razões que podem desencadear o suicídio

O suicídio é uma consequência extrema de questões não problematizadas. É desta maneira que o...

07/09/2017

Público lotou arena Multiuso no desfile de 7 de setembro em Taboão da Serra

Os alunos da rede pública de Ensino de Taboão da Serra fizeram bonito no tradicional desfile de...

05/09/2017

Itapecerica da Serra está de luto pela morte Maurício Rocha, da Defesa Civil

O Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Itapecerica da Serra,...

22/09/2017

Alunos de Panificação da Escola de Gastronomia encerram curso com chave de ouro

Cinco deliciosas receitas foram apresentadas à banca avaliadora pelos alunos que finalizaram o...

22/09/2017

Polícia prende seis pessoas suspeitas de integrarem quadrilha de roubo de cargas

A Polícia Civil conseguiu efetuar a prisão de seis pessoas na noite desta quarta-feira (20), em...

22/09/2017

Criação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana avança em Taboão

A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 14...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.