Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Manifestação perde corpo em Taboão; prefeito garante Bilhete Único e integração em 2014

Por Sandra Pereira | 29/06/2013

dentro_3

Prefeito recebeu comissão de integrantes do movimento Vem Pra Rua e se comprometeu a implantar ações previstas em seu plano de governo

A manifestação agendada para essa sexta-feira, 28, em Taboão da Serra não conseguiu repetir a quantidade de público das anteriores. O  ato acabou se restringindo a uma reunião de uma comissão de representantes do movimento com o prefeito Fernando Fernandes, uma pequena concentração de público na porta da prefeitura e outra na praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão. Na reunião com o prefeito os integrantes do Vem Pra Rua apresentaram uma extensa pauta de reivindicação. Fernando Fernandes se comprometeu a implantar o Bilhete Único em 2014, com integração entre as linhas circulares. Também disse que vai abrir os contratos e planilhas da Pirajuçara para o movimento e explicou como se dará a implantação do Poupatempo na praça Luiz Gonzaga.  Veja fotos aqui.

O prefeito disse que vai incluir no Plano Plurianual (PPA) a provisão para a implantação do Bilhete Único. Garantiu que a administração não tem nenhum tipo de compromisso com a Pirajuçara, o que deixa o governo livre para aplicar a legislação e fazer as exigências previstas em contrato. Também observou que durante a licitação prevista para 2015 a prefeitura vai agir com isenção de forma a garantir uma concorrência sem qualquer tipo de direcionamento. 

“Defendo a ideia de integração interna entre as linhas circulares, com o uso da mesma passagem. No Orçamento do próximo ano estamos deixando provisão para concretizar isso. Agora não posso ser irresponsável e prometer uma data exata para que isso ocorra”, disse o prefeito à comissão formada por sete integrantes do Vem Pra Rua Taboão. “O movimento de vocês é positivo porque nos ajuda no enfrentamento à empresa”, completou. 

Os jovens fizeram vários questionamentos ao prefeito e receberam resposta em todos eles. Fernandes reafirmou compromisso de cumprir seu plano de governo. Disse que está agendando novo encontro com o governador Geraldo Alckmin. “Eu quero tudo. Vou pedir tudo e esperar que ele nos atenda”, antecipou. 

Durante a reunião um jovem do movimento propôs a criação do Conselho Municipal de Transportes visando garantir a participação dos usuários nas discussões referentes ao setor. O movimento sustenta que a lógica do transporte na cidade é o lucro exorbitante em detrimento da Pirajuçara em detrimento da qualidade da prestação do serviço e das necessidades dos usuários. 

“A questão é a margem de lucros abusiva da Pirajuçara acima da inflação. Todos os anos a tarifa foi maior do que a inflação. O lucro acumulado dessa empresa é muito grande. Um absurdo”, disse um membro da comissão, que também questionou o prefeito sobre a dupla função do motorista e cobrador. Fernandes respondeu que a medida foi viabilizada por meio de um acordo sindical, no começo do governo de Evilásio Farias.

Em alguns momentos da reunião os jovens que integram a comissão fizeram cobranças mais firmes, que o prefeito habilmente respondeu e contornou. No final do encontro ele convidou os jovens a participar na terça-feira, 2, de uma visita que ele fará as unidade de saúde de Taboão.  

“Acho muito importante vocês irem conosco ver as mudanças que estão sendo feitas e o que pretendemos implantar na cidade”, afirmou.  

MST e MTST prometem parar Taboão neste domingo

Neste domingo, 30, o MST e o MTST prometem parar Taboão da Serra numa mobilização conjunta para reivindicar 4 pautas, consideradas essenciais por ambos, a construção da alça de saída do shopping Taboão para a Régis, o Bilhete Único, o fim da dupla função do motorista e cobrador e pela decretação de interesse social nas chamadas áreas de Zeis. A concentração está prevista para acontecer na praça Nicola Vivilechio no centro da cidade, a partir das 9 horas da manhã. De lá os manifestantes planejam seguir para a casa do prefeito Fernando Fernandes. 

11º

Neco

Falando sério agora : acredito que pelo valor pago atualmente , considerando percurso curto das linhas e ausencia de cobrador , não há o que falar de subsidios por parte do poder público para permitir a criação do blihete único !!! era só o que faltava ! e outra : acreditar nas informações das planilhas da Pirajuçara ? eles vão colocar o nr. que quiserem e vão falar que no modelo atual dá prejuízo ! Isso deve ser objeto de uma consultoria externa confiável e criteriosa ! e mais ainda : deve ser criado um órgão de fiscalização dentro da cidade , para punir os abusos e desrespeito aos usuários !

10º

Neco

Sr. Julio Cesar , APOIADO COMPANHEIRO !!! me juntarei a seu movimento ! vou reivindicar uma Pajero Full 4 portas ! MSP (movimento sem Pajero) .

tropa da elite

É,e ate quando vamos ficar a merce das promessas, temos que esperar ou cobrar uma atitude, se nao ira cair no esquecimento como a maior partes das coisas. temos que cobrar em no final de 2013 a reduçao do IPTU, O BILHETE UNICO MUNICIPAL é possivel desde que se reduza os lucros da empresa PIRAJUÇARA, que monopoliza o Transporte em Taboao da Serra.

Walkiria

Engraçado que para prometer é rapidinho, durante a campanha ninguem fala de prazos agora o prazo existe, está certissimo Jose Rivelino 2014 é muito tempo sim, o bilhete único não foi criado ontem. Acredito que a pessoa que acha que o prazo está bom não pega onibus, e se pega deve ter dinheiro sobrando.

Walkiria

Engraçado que para prometer é rapidinho, durante a campanha ninguem fala de prazos agora o prazo existe, está certissimo Jose Rivelino 2014 é muito tempo sim, o bilhete único não foi criado ontem. Acredito que a pessoa que acha que o prazo está bom não pega onibus, e se pega deve ter dinheiro sobrando.

Precário Lastro

Sr.Julio Cesar Sorto Riso, por favor,quando fizer o site so movimento, favor divulgar. Quero um Porche Cayenne mas sem de ter o trabalho de entrar na política para obeter uma. Grato

Julio Cesar Sorto Riso

A quem interessar possa. Estou fundando o MSP ( Movimento dos sem Porche, Pajero ou pagani ), sim já que todo mundo acha que tem direito a alguma coisa de graça ( de graça o cassete sempre alguem paga )já que querem transporte para outros pagar, querem casa para outros pagar, querem tudo desde que não sejam eles que paguem, eu para não ser tratado como cidadão de segunda categoria, tambem tenho meus direitos e quero a minha Pajero. Vem para o MSP você tambem, vamos parar a BR, a Prefeitura e não saimos de lá sem a nossa Pajero ( Dakar ou Sport ) TR4 não vale.

Sir Willian III

se vc não acredita e está tão indignado sr josé rivelino, pq o senhor não ajudou na manifestação? falar e criticar de longe é fácil, queimar a cara é pra poucos.

motta

Atenção Sr. José Rivelino...Calma...realizar um projeto como esse Bilhete Único não é igual a pedir um pastel na feira, anotem a promessa e no tempo certo cobrem, não adianta ficar reclamando, se não sabe como é o processo, procure saber depois se achar que deve, proteste.

Jefferson

O movimento quer, só não sabe o que

JOSE RIVELINO ALVES PEREIRA

Não acredito que a população vá esperar até 2014 pra que o bilhete único chegue a Taboão da Serra. E quanto a alça de saída so shopping Taboão para a Régis sentido Embú,o que será que aconteceu, uma vez que fazia parte do projeto original, o atual prefeito que na época era prefeio deve saber o que aconteceu.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

28/04/2017

Ônibus intermunicipais param em adesão a greve geral contra as reformas de Temer

Os moradores de Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra que utilizam o transporte...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.