Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Manifestação perde corpo em Taboão; prefeito garante Bilhete Único e integração em 2014

Por Sandra Pereira | 29/06/2013

dentro_3

Prefeito recebeu comissão de integrantes do movimento Vem Pra Rua e se comprometeu a implantar ações previstas em seu plano de governo

A manifestação agendada para essa sexta-feira, 28, em Taboão da Serra não conseguiu repetir a quantidade de público das anteriores. O  ato acabou se restringindo a uma reunião de uma comissão de representantes do movimento com o prefeito Fernando Fernandes, uma pequena concentração de público na porta da prefeitura e outra na praça Nicola Vivilechio, no centro de Taboão. Na reunião com o prefeito os integrantes do Vem Pra Rua apresentaram uma extensa pauta de reivindicação. Fernando Fernandes se comprometeu a implantar o Bilhete Único em 2014, com integração entre as linhas circulares. Também disse que vai abrir os contratos e planilhas da Pirajuçara para o movimento e explicou como se dará a implantação do Poupatempo na praça Luiz Gonzaga.  Veja fotos aqui.

O prefeito disse que vai incluir no Plano Plurianual (PPA) a provisão para a implantação do Bilhete Único. Garantiu que a administração não tem nenhum tipo de compromisso com a Pirajuçara, o que deixa o governo livre para aplicar a legislação e fazer as exigências previstas em contrato. Também observou que durante a licitação prevista para 2015 a prefeitura vai agir com isenção de forma a garantir uma concorrência sem qualquer tipo de direcionamento. 

“Defendo a ideia de integração interna entre as linhas circulares, com o uso da mesma passagem. No Orçamento do próximo ano estamos deixando provisão para concretizar isso. Agora não posso ser irresponsável e prometer uma data exata para que isso ocorra”, disse o prefeito à comissão formada por sete integrantes do Vem Pra Rua Taboão. “O movimento de vocês é positivo porque nos ajuda no enfrentamento à empresa”, completou. 

Os jovens fizeram vários questionamentos ao prefeito e receberam resposta em todos eles. Fernandes reafirmou compromisso de cumprir seu plano de governo. Disse que está agendando novo encontro com o governador Geraldo Alckmin. “Eu quero tudo. Vou pedir tudo e esperar que ele nos atenda”, antecipou. 

Durante a reunião um jovem do movimento propôs a criação do Conselho Municipal de Transportes visando garantir a participação dos usuários nas discussões referentes ao setor. O movimento sustenta que a lógica do transporte na cidade é o lucro exorbitante em detrimento da Pirajuçara em detrimento da qualidade da prestação do serviço e das necessidades dos usuários. 

“A questão é a margem de lucros abusiva da Pirajuçara acima da inflação. Todos os anos a tarifa foi maior do que a inflação. O lucro acumulado dessa empresa é muito grande. Um absurdo”, disse um membro da comissão, que também questionou o prefeito sobre a dupla função do motorista e cobrador. Fernandes respondeu que a medida foi viabilizada por meio de um acordo sindical, no começo do governo de Evilásio Farias.

Em alguns momentos da reunião os jovens que integram a comissão fizeram cobranças mais firmes, que o prefeito habilmente respondeu e contornou. No final do encontro ele convidou os jovens a participar na terça-feira, 2, de uma visita que ele fará as unidade de saúde de Taboão.  

“Acho muito importante vocês irem conosco ver as mudanças que estão sendo feitas e o que pretendemos implantar na cidade”, afirmou.  

MST e MTST prometem parar Taboão neste domingo

Neste domingo, 30, o MST e o MTST prometem parar Taboão da Serra numa mobilização conjunta para reivindicar 4 pautas, consideradas essenciais por ambos, a construção da alça de saída do shopping Taboão para a Régis, o Bilhete Único, o fim da dupla função do motorista e cobrador e pela decretação de interesse social nas chamadas áreas de Zeis. A concentração está prevista para acontecer na praça Nicola Vivilechio no centro da cidade, a partir das 9 horas da manhã. De lá os manifestantes planejam seguir para a casa do prefeito Fernando Fernandes. 

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.