Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Poder da música atrai centenas à escola da Prefeitura de Taboão

Por Outro autor | 25/06/2013

musicos

David da SilvaCursos são abertos a todas as faixas de idades

No último verso da sua canção Tigresa, o compositor Caetano Veloso exclama “como é bom poder tocar um instrumento!”. Aparentemente simplória, a frase revela o imenso prazer da pessoa ao poder extravazar por meio de um instrumento musical o que lhe sai da alma. É atrás desta capacidade de dominação sobre um instrumento que centenas de pessoas têm acorrido à Escola Municipal de Música, da Prefeitura de Taboão da Serra. 

No processo seletivo realizado no último mês de março, foram aceitos 438 alunos. Na segunda seletiva, feita no sábado passado, 22 de junho, houve 512 inscrições. “Com esta segunda turma a ser avaliada, acredito que chegaremos a 860 alunos matriculados”, contabiliza o maestro Edison Ferreira do Nascimento, diretor da escola. A aprovação dos inscritos gira em torno de 85% dos candidatos.

A Associação Músicos do Futuro, fundada pelo maestro Edison em 1996, firmou contrato com a prefeitura local para administrar a escola pública de música.Segundo a avaliação da Secretaria Municipal de Cultura, entre as oito entidades que disputaram o Chamamento Público n°. 01/2013, a associação “foi a única a atender os critérios de avaliação, comprovou sua regularidade jurídica, fiscal, e juntou Plano de Trabalho que guarda clareza, qualidade e criatividade”, diz o documento oficial assinado pelo secretário Ali Said Sati.


O maestro Edison já dirigiu a escola de música da prefeitura nas duas gestões anteriores do prefeito Fernando Fernandes (1997 a 2000 e de 2001 a 2004), quando criou a Banda Marcial e a Banda Sinfônica de Taboão da Serra. Também foi regente da Banda Musical de Iguape (SP) e criou a Escola de Música de Queluz (SP). 

Aluno de regência do maestro norte-americano Ira Levin e da maestrina Naomi Munakata, é coordenador da Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira.
Pela sua Associação Músicos do Futuro já passaram 2.700 alunos. Muitos deles já são músicos profissionais em várias orquestras do Brasil.

O fascínio da música

Submetidos a nove perguntas na prova de avaliação, os futuros alunos principiam respondendo o que a música representa para eles. Emociona ver a definição de música para um candidato de apenas 7 anos de idade: “A música me representa som. Mas não um som qualquer. Um som que alegra”, explica Pedro Moíno Alencar, que está disposto a aprender tocar violão, guitarra ou bateria. Para Luiz Henrique dos Santos, 8 anos, que quer aprender violão, 

O conselho pedagógico da Escola Municipal de Música também avalia a capacidade auditiva dos inscritos quanto às batidas dos ritmos, a diferenciação entre sons graves e agudos, e a identificação de instrumentos numa orquestração. 

Alguns inscritos com maior noção musical serão chamados posteriormente, quando os novatos estiverem em um semestre compatível ao dos que já sabem um pouco mais de música.
A relação dos aceitos pela Escola Municipal de Música será divulgada no próximo dia 1° de julho. Os aprovados terão até o dia 6 de julho para efetivar suas matrículas.

A música nas comunidades

O processo seletivo é necessário pois a Escola Municipal de Música tem capacidade para mil alunos. As vagas para cada instrumento são ainda mais limitadas. O campeão da preferência é o violão. Segundo o maestro Edison, “o piano também é concorridíssimo”, mas dispõe de apenas 15 vagas. O violoncelo tem 30 vagas, divididas em 20 alunos no período diurno, e 10, no noturno.

Eles são divididos por faixa etária - de 7 anos (na fase da musicalização) até 17 anos estudam no período das 8h às 18h. Os maiores de 18h estudam das 18h às 21h. 

O grande desejo do maestro Edison Ferreira é descentralizar o ensino da música em Taboão da Serra. Além da Escola Municipal, pretende-se criar vários pólos pela cidade. “Buscaremos levar o ensino da música para dentro das comunidades, porque nem todas as famílias têm capacidade no orçamento para bancar a condução pra vir às aulas duas ou três vezes por semana”, diz. 

A Escola Municipal de Música tem 27 professores, todos com formação em faculdades de música. A maioria deles é de Taboão da Serra, e iniciaram carreira na própria Associação Músicos do Futuro.
Os cursos oferecidos são: bateria, canto lírico, canto popular, clarinete, contrabaixo elétrico, contrabaixo acústico, fagote, flauta transversal, guitarra, percussão sinfônica, piano de concerto, piano popular, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola caipira, viola sinfônica, violino, violoncelo, violão de concerto e violão popular.

Serviço:

Escola Municipal de Música
Rua das Camélias, n°. 20 – Pq Assunção

Fone: 4135-1780

Texto e fotos: David da Silva 

22/02/2018

Moradores do Saint Moritz reclamam do aumento do IPTU

Os moradores do Jardim Saint Moritz, em Taboão da Serra, reclamam do aumento do IPTU 2018 no...

19/02/2018

Renato Oliveira é indiciado por atentado contra Binho e exonerado da prefeitura

A Polícia Civil indiciou na sexta-feira, 16, o subsecretário de Gestão Tecnológica e Comunicação...

18/02/2018

Agências bancárias da região fecham nesta segunda em adesão a greve nacional

Os bancos em Taboão da Serra, Embu e Itapecerica não irão abrir nesta segunda-feira (19) como...

17/02/2018

Embu das Artes celebra 59 anos de emancipação neste domingo

A cidade de Embu das Artes comemora no próximo domingo (18), 59 anos de emancipação...

15/02/2018

Itapecerica tem mais de 1.080 crianças realizando trabalho infantil, diz IBGE

Estudos recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que no...

07/02/2018

Moradores do Jardim São Marcos reclamam da frequente queda de energia

Moradores do Jardim São Marcos em Embu das Artes, estão reclamando das constantes quedas de...

09/01/2018

Moradores do Parque Adélia voltam a ficar ilhados após chuva em Itapecerica

Moradores do Parque Santa Adélia já não aguentam mais ficarem ilhados toda vez que chove....

08/01/2018

Corpo de Bombeiros orienta como prevenir acidentes domésticos nas férias

O tão esperado período de férias chegou. Junto, uma notícia preocupante, especialmente para os...

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

23/02/2018

Cadastro biométrico em Embu, Itapecerica e Taboão se encerra em maio

Adotada pela

23/02/2018

Criação de ministério de segurança pública "não é sangria desatada", diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, demonstrou não haver urgência do governo na a...

23/02/2018

Mulher é covardemente estuprada e espancada em Embu das Artes

Mais um crime b&aa

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.