Encontro discute os Direitos da Criança e do Adolescente em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 24/06/2013

O 1º Encontro Lúdico dos Direitos da Criança e do Adolescente aconteceu no Auditório José David Binsztajn do Complexo Administrativo Norberto José da Costa, no último dia 17 de junho.

Promovido pela Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meiodo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar eSecretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o encontro contou com debates sobreos seguintes temas: 20 Anos do ECA e o protagonismo infanto-juvenil, violência e exploração de crianças e adolescentes, cultura de paz e toque de recolher, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, diversidade cultural e educação e a participação nos espaços de garantia de direitos.

O Encontro Lúdico tem como objetivo promover a efetiva participação de crianças e adolescentes na formulação e no controle das políticas públicas; fortalecer o protagonismo juvenil de crianças e adolescentes com vistas à efetivação dos seus direitos e eleger os representantes para o V Encontro Lúdico Regional. 

Durante a abertura do evento, o grupo de Dança do Milca apresentou uma coreografia que retrata o preconceito na sociedade. Composta por nove bailarinos, o grupo fez uma bela exibição e foi muito aplaudido pelo público.

Na sequência, a presidente do CMDCA, Mary Angela Castilho, apresentou os palestrantese enfatizou que as crianças e adolescentes de Itapecerica devem cada vez mais assumir o protagonismo. “Vocês foram chamados para serem ouvidos. Houve época que as crianças eram proibidas de tudo. Há pouco tempo que as crianças começaram a ter mais espaço. Vamos aproveitar a oportunidade hoje e discutir ideias e temas que serão apresentadas no Encontro Regional”, concluiu.

Além dos representantes das entidades, também participaram do Encontro a vice-prefeita Regina Corsini, vereadores Hércules da Farmácia e Gerson Lazarin e as seguintesOrganizações da Sociedade Civil: ABCA Horas Alegres, Movimento Itapecericano de luta Contra AIDS - MILCA, MOCAPH, H2MOR, Lar São Tiago, Creche Maria Imaculada, Associação Karatê-Do Nascimento, Associação Mais Gente, Associação Amigos Solidários do Jardim Santa Júlia, APIS,Escolas: EM Pe. Belchior de Pontes, EE Benevides Beraldo, EE Abrahão de Moraes, EE Jornalista Paulo de Castro Ferreira Júnior, EE Leda Felice Ferreira, representantes do Projeto Saber e Aprender e Projeto Ação Jovem, coordenados pela secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social.

Confira a lista dos delegados eleitos para o Encontro Regional:

CRIANÇAS: 
Edson Luiz de Oliveira e Silva - 11 anos
Thiphany Vitória dos Santos - 12 anos
ADOLESCENTES:
Kaique Pereira de Jesus - 15 anos
Ana Paula Ferreira Lacerda - 14 anos
Maiara Alves da Silva - 16 anos

SUPLENTES ADOLESCENTES 
Jheniffer Sousa Lima - 14 anos
Anderson Amaral de Oliveira - 17 anos

Comentários