Câmara de Embu das Artes vai sediar debate sobre redução da maioridade penal

Por Outro autor | 19/06/2013

A polêmica proposta de redução da maioridade penal vai ser amplamente debatida nesta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Embu das Artes, a partir das 18 horas. Organizado pelo deputado estadual Geraldo Cruz e vereador de Embu das Artes Sandoval Pinheiro, o Doda, o debate tem como tema Maioridade penal: quem decide por você?, e reunirá defensores e críticos da proposta que vem ganhando cada dia mais repercussão. O objetivo dos organizadores é fazer com que os participantes formem uma opinião crítica e fundamentada sobre o assunto a partir da realização do debate.

Atualmente, a violência é uma das principais preocupações da população. Punir com prisão pessoas menores de 18 anos tem sido apontada como uma solução ao problema. Durante o debate na Câmara Municipal de Embu das Artes os participantes vão poder refletir se a medida dá resultados? Como funciona em outros países? Qual a efetiva participação dos jovens em crimes? Quais as causas da violência? Como combatê-la?, entre outros.

Participam da mesa de debatedora o Pe. Julio Lancelotti, a promotora da vara da Infância de Embu, Fabiana Sabaine, além do psicanalista Paulo Vicente. O prefeito Chico Brito e a secretária de Assistência Social, Daniela de Brito, também participarão do encontro.

“É preciso serenidade para avaliar se a redução da maioridade penal é a solução para a crise da segurança pública que São Paulo vive. Nesse sentido, temos que conhecer dados e reflexões sobre o tema”, pondera o deputado Geraldo Cruz, que tem considera uma “cortina de fumaça” a iniciativa do governador Alckmin de propor a redução da maioridade penal, quando os dados indicam que a participação de adolescentes em crimes não chega a 1%. 

“A crise da segurança tem outras causas que podem ser combatidas com as leis já existentes. Se o governador quer garantir segurança à população, deveria começar por, de um lado, garantir políticas sociais e, de outro, desvendar e punir crimes envolvendo maiores de 18 anos, que são 99% do total”, conclui.


Comentários