Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Moradores de rua ganham novo aliado para reescreverem suas vidas em Taboão da Serra

Por Karen Santiago | 12/06/2013

centro

Karen SantiagoInauguração do Centro aconteceu na manhã desta quarta-feira (12)

Os moradores de rua da cidade de Taboão da Serra agora tem um novo aliado para reescreverem suas vidas, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (POP), inaugurado na manhã desta quarta-feira (12 de junho) na rua Isaura da Silva Camargo, nº 49, Jardim São Paulo. Ao todo o Caps do município já atende 68 pessoas. A iniciativa garante que a cidade seja a 3ª de toda São Paulo a contar com o centro. O prefeito Fernando Fernandes, secretárias de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva e saúde Raquel Zaicaner, entre outras autoridades municipais participaram da inauguração.

Arlete Silva explicou que a equipe do POP, formada por advogados, psicólogos, assistentes sociais e até enfermeiros tem o intuito de realizar uma força tarefa a fim de garantir que esses moradores conheçam o centro e tenham o direito de cuidar da saúde, da higiene e da auto-estima para uma reintegração na sociedade e garantia de uma vida digna longe das ruas. 

Ela falou do convênio que o Centro de Referência tem com a Associação dos Voluntários da cidade, no bairro Suiná e dos horários de atendimento do local que inicialmente será das 8h às 17h, podendo ser estendido 24h, uma vez que a noite é possível encontrar mais moradores de rua. “Queremos qualidade não quantidade. Essas pessoas precisam de oportunidade”, defendeu. Arlete citou a construção de “barracos” no Marabá e pessoas que dormem embaixo das pontes, pontos de ônibus e frisou que um trabalho entre as secretarias de Esporte, Cultura e Saúde deve ser unificado.

O prefeito Fernando Fernandes afirmou que com a inauguração a cidade está avançando na construção de políticas públicas sociais. De acordo com ele é notório o aumento de moradores de rua que vem de São Paulo “morando” embaixo de marquises, antes situação rara na cidade. “Esse é um passo importante, uma experiência nova. Estamos aprendendo, ninguém é doutor no assunto”, ressaltou. Fernandes defendeu a necessidade de todas as secretarias trabalharem em conjunto para “encarar esse desafio de atender melhor essas pessoas, que são as que mais precisam do serviço público”.

Para a coordenadora do POP, Sueli Galina o trabalho do centro é focado em resgate da identidade, autonomia das pessoas em situação de rua “reescrevendo uma nova vida para elas”. Esses moradores, de acordo com ela, são dependentes químicos ou com conflitos em famílias. “O centro será um espaço de tratamento para eles, onde podem tirar documentos, ter acesso a banho, escovar dentes, cortar cabelos, unhas, lavar roupa”, afirmou.

Pelo menos dois locais da cidade servem de abrigo para os moradores de rua. O primeiro é na Cracolândia, localizada na Estrada Kizaemon Takeuti, ao lado da padaria Varandas. Apesar da força tarefa no local, ano passado – relembre aqui e aqui – o movimento de pessoas é grande lá, onde já não existe parte do muro construído pela prefeitura e os comerciantes sofrem com diversos assaltos.

O outro é debaixo do viaduto do Shopping Taboão, na cidade Intercap. Neste ano, operações foram realizadas lá e diversas pessoas foram retiradas e levadas para tratamento, mas o movimento dos moradores no local continua grande.

Serviço

Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua)
Endereço: rua Isaura da Silva Camargo, nº. 49, Jardim São Paulo
Ponto de referência: depois da Escola de Gastronomia

mirian de jesus figueredo

ola sou a mirian de santa barbara doeste sp madei uma mesajem sobre meu marido gue desapareceu no dia 17 de maio mas esguece de colocar o nome dele e joao adamilton flor do nascimento obrigado

mirian de jesus figueredo

porfavor mim ajude a encontra meu marido gue ele dessapareu no dia 17de maio ele estava ai mas nao tenho noticias deli mim ajude telefone [19}981197443 ou [19]994290210 falar com mirian santa barbara doeste

Marineis da silva Carvalho

Boa noite, faço o curso de serviço social estou a procura de estágio gostaria de saber se vocês aceita estagiário? Obrigado Marineis.

Fabio Pinto

Quanta politicagem !!!Faltou uma foto com os moradores de rua !!! Será que foram convidados ??? A REALIDADE É OUTRA !!!!

Cido Serra

Tenho certeza que dará certo, pois este projeto conta com uma grande profissional e muito competente que é Sueli Galina,pois tem que parar de colocar amiguinhos sem competência só porque ajudou nas eleições e é o que mais tem nessas secretárias.

carlos alberto raci

MUITO BEM DESSA EU GOSTEI JA ESTAVA NA HORA TENHO MUITA DÓ DOS NOSSOS MORADORES DE RUA AQUI NO PARQUE PINHEIROS TEM UNS QUE DORMEM NAS CALÇADAS VOU FALAR PARA ELES IREM AI POIS FAZ MUITOS ANOS QUE DORMEM NAS RUAS DE NOSSA CIDADE MEUS PARABÉNS PELA INICIATIVA O QUE E BOM PARA A CIDADE TEMOS QUE AGRADECER

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.