Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Artistas de Taboão comemoram aprovação do Sistema Municipal de Cultura

Por Sandra Pereira | 12/06/2013

cultura450

Sandra PereiraArtistas da cidade comemoraram a aprovação da lei que abre portas para a cidade pleitear recursos federais para a cultura

A alegria dos artistas de Taboão da Serra invadiu o plenário da Câmara Municipal da cidade na sessão desta terça-feira, 11. Eles chegaram no momento em que a Casa se preparava para votar o projeto de Lei nº 52/2013 que cria do Sistema Municipal de Cultura, e implanta o Conselho de Política Cultural e o Fundo Municipal. Após a criação do sistema a cidade vai realizar a conferência municipal de Cultura e cumprir os trâmites necessários para ingressar no Sistema Nacional e receber recursos por meio de projetos na área. A aprovação é considerada histórica já que possibilita a inserção da cidade, ainda que tardia, na política nacional de cultura. Veja fotos aqui. Na mesma sessão os vereadores aprovaram a comissão de acompanhamento que vai cobrar a construção da alça de acesso do shopping Taboão para Embu das Artes. Os parlamentares prometem se posicionar duramente para exigir a construção. Leia mais aqui.

 Na prática, a cultura de Taboão amarga atualmente a falta de investimentos públicos capazes de fomentar a produção cultural. Os artistas esperam que isso agora fique no passado. Como operários da área os artistas querem poder sobreviver com dignidade atuando na área que escolheram.

“Essa aprovação é histórica. Nós vamos poder ter o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Política Cultural. A cultura nunca mais vai ser a mesma em Taboão”, disse emocionado o secretário Ali Sati. “Ingressamos numa nova era. Um novo momento para a cultura. Estávamos dentro da arca de Noé. É como se ele tivesse ido embora e deixado todos os artistas dentro da arca e só abriu agora”, exemplificou o maestro Edison Ferreira do Nascimento, da Ong Músicos do Futuro. 

 Os artistas marcharam pela avenida Dr. José Maciel e já entraram na câmara fazendo festa. A alegria deles contagiou o plenário marcado pelos discursos de embate político. Os artistas chegaram à câmara quando o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, ainda se despedia dos vereadores, que o receberam calorosamente, mas não votaram a moção de apoio proposta pela vereadora Joice Silva a ele.

“A Casa discutiu o projeto na semana passada. Na sexta-feira seguiu para o Executivo e hoje colocamos em votação o projeto que marca o início de uma nova era na cultura da cidade”, disse o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega.

 Marcaram presença na sessão o poeta Sérgio Vaz, o maestro Edson, o conceituado Marco Pezão, o secretário de Cultura Ali Sati e os secretários de Governo e Segurança, Pastor Cândido e Gerson Brito, respectivamente. Além do secretário de Planejamento Olívio Nóbrega.

 O ex-vereador Alexandre Depieiri usou a tribuna para pedir que a câmara aprove moção de apoio ao projeto que pede a desoneração dos preços remédios no País. A medida vem sendo defendida pelo governador Geraldo Alckmin.

Manifesto lido por artista da cidade lembrou que a cultura é direito do cidadão assegurado por Lei. “Não tem problema se o pão é de ontem. Nós também não somos ‘’, disse uma artista citando fala do poeta Binho.

Moreira pediu que a lei não fique só no papel ou seja tratada unicamente como carta de intenções. Fez apelo para que o prefeito pague as rescisões dos livre nomeados argumentando que muitos deles estão passando por sérias dificuldades financeiras. 

 Eduardo Nóbrega pediu que o orçamento do próximo ano contemple recursos para serem destinados à cultura. Cido disse que “cultura não se faz só com discurso e sim com recurso”. Salientou que investimento em cultura garante qualidade de vida, favorece a educação e até a saúde. 

Num determinado momento da sessão o clima esquentou entre Moreira e presidente da Câmara, que se recusou a conceder aparte ao colega em sua fala. Moreira chegou a declarar que não aceita ser calado e reclamou do fato do presidente não ter lhe concedido aparte. 

O vereador Ronaldo Onishi apresentou projeto propondo que a praça do Jardim Maria Rosa receba o nome do ex-vereador Ismael Macedo, falecido recentemente. Vários vereadores fizeram discursos de homenagem ao vereador, ressaltando as suas qualidades pessoais e enquanto parlamentar. Também lembraram que ele disputou eleição de vice-prefeito na chapa encabeçada por Arlete Silva e por essa razão acabou ficando sem mandato na Casa. Familiares do ex-vereador acompanharam a votação e receberam congratulações dos vereadores.

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

20/10/2017

Brasil é vice-campeão em mundial de profissões técnicas com 7 medalhas de ouro

Quando o assunto é desempenho de profissões técnicas, é o Brasil quem ganha de diversos países...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.