Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Artistas de Taboão comemoram aprovação do Sistema Municipal de Cultura

Por Sandra Pereira | 12/06/2013

cultura450

Sandra PereiraArtistas da cidade comemoraram a aprovação da lei que abre portas para a cidade pleitear recursos federais para a cultura

A alegria dos artistas de Taboão da Serra invadiu o plenário da Câmara Municipal da cidade na sessão desta terça-feira, 11. Eles chegaram no momento em que a Casa se preparava para votar o projeto de Lei nº 52/2013 que cria do Sistema Municipal de Cultura, e implanta o Conselho de Política Cultural e o Fundo Municipal. Após a criação do sistema a cidade vai realizar a conferência municipal de Cultura e cumprir os trâmites necessários para ingressar no Sistema Nacional e receber recursos por meio de projetos na área. A aprovação é considerada histórica já que possibilita a inserção da cidade, ainda que tardia, na política nacional de cultura. Veja fotos aqui. Na mesma sessão os vereadores aprovaram a comissão de acompanhamento que vai cobrar a construção da alça de acesso do shopping Taboão para Embu das Artes. Os parlamentares prometem se posicionar duramente para exigir a construção. Leia mais aqui.

 Na prática, a cultura de Taboão amarga atualmente a falta de investimentos públicos capazes de fomentar a produção cultural. Os artistas esperam que isso agora fique no passado. Como operários da área os artistas querem poder sobreviver com dignidade atuando na área que escolheram.

“Essa aprovação é histórica. Nós vamos poder ter o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Política Cultural. A cultura nunca mais vai ser a mesma em Taboão”, disse emocionado o secretário Ali Sati. “Ingressamos numa nova era. Um novo momento para a cultura. Estávamos dentro da arca de Noé. É como se ele tivesse ido embora e deixado todos os artistas dentro da arca e só abriu agora”, exemplificou o maestro Edison Ferreira do Nascimento, da Ong Músicos do Futuro. 

 Os artistas marcharam pela avenida Dr. José Maciel e já entraram na câmara fazendo festa. A alegria deles contagiou o plenário marcado pelos discursos de embate político. Os artistas chegaram à câmara quando o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, ainda se despedia dos vereadores, que o receberam calorosamente, mas não votaram a moção de apoio proposta pela vereadora Joice Silva a ele.

“A Casa discutiu o projeto na semana passada. Na sexta-feira seguiu para o Executivo e hoje colocamos em votação o projeto que marca o início de uma nova era na cultura da cidade”, disse o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega.

 Marcaram presença na sessão o poeta Sérgio Vaz, o maestro Edson, o conceituado Marco Pezão, o secretário de Cultura Ali Sati e os secretários de Governo e Segurança, Pastor Cândido e Gerson Brito, respectivamente. Além do secretário de Planejamento Olívio Nóbrega.

 O ex-vereador Alexandre Depieiri usou a tribuna para pedir que a câmara aprove moção de apoio ao projeto que pede a desoneração dos preços remédios no País. A medida vem sendo defendida pelo governador Geraldo Alckmin.

Manifesto lido por artista da cidade lembrou que a cultura é direito do cidadão assegurado por Lei. “Não tem problema se o pão é de ontem. Nós também não somos ‘’, disse uma artista citando fala do poeta Binho.

Moreira pediu que a lei não fique só no papel ou seja tratada unicamente como carta de intenções. Fez apelo para que o prefeito pague as rescisões dos livre nomeados argumentando que muitos deles estão passando por sérias dificuldades financeiras. 

 Eduardo Nóbrega pediu que o orçamento do próximo ano contemple recursos para serem destinados à cultura. Cido disse que “cultura não se faz só com discurso e sim com recurso”. Salientou que investimento em cultura garante qualidade de vida, favorece a educação e até a saúde. 

Num determinado momento da sessão o clima esquentou entre Moreira e presidente da Câmara, que se recusou a conceder aparte ao colega em sua fala. Moreira chegou a declarar que não aceita ser calado e reclamou do fato do presidente não ter lhe concedido aparte. 

O vereador Ronaldo Onishi apresentou projeto propondo que a praça do Jardim Maria Rosa receba o nome do ex-vereador Ismael Macedo, falecido recentemente. Vários vereadores fizeram discursos de homenagem ao vereador, ressaltando as suas qualidades pessoais e enquanto parlamentar. Também lembraram que ele disputou eleição de vice-prefeito na chapa encabeçada por Arlete Silva e por essa razão acabou ficando sem mandato na Casa. Familiares do ex-vereador acompanharam a votação e receberam congratulações dos vereadores.

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

25/04/2017

Bom Prato de Taboão começa a funcionar nesta quarta (26) com almoço a R$ 1,00

O prefeito de Taboão da Serra, Fernandes Fernandes Filho, anunciou no começo da noite desta...

22/04/2017

Taboãoprev presta contas de 2016 em audiência da Comissão de Finanças da Câmara

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra (Taboãoprev) realizou prestação de...

21/04/2017

Câmara de Embu aprova multa a pichação, criação da Romu e título a Fábio Teruel

Os vereadores de Embu das Artes aprovaram nesta quarta-feira, dia 19, aplicação de multa a...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.