Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Artistas de Taboão comemoram aprovação do Sistema Municipal de Cultura

Por Sandra Pereira | 12/06/2013

cultura450

Sandra PereiraArtistas da cidade comemoraram a aprovação da lei que abre portas para a cidade pleitear recursos federais para a cultura

A alegria dos artistas de Taboão da Serra invadiu o plenário da Câmara Municipal da cidade na sessão desta terça-feira, 11. Eles chegaram no momento em que a Casa se preparava para votar o projeto de Lei nº 52/2013 que cria do Sistema Municipal de Cultura, e implanta o Conselho de Política Cultural e o Fundo Municipal. Após a criação do sistema a cidade vai realizar a conferência municipal de Cultura e cumprir os trâmites necessários para ingressar no Sistema Nacional e receber recursos por meio de projetos na área. A aprovação é considerada histórica já que possibilita a inserção da cidade, ainda que tardia, na política nacional de cultura. Veja fotos aqui. Na mesma sessão os vereadores aprovaram a comissão de acompanhamento que vai cobrar a construção da alça de acesso do shopping Taboão para Embu das Artes. Os parlamentares prometem se posicionar duramente para exigir a construção. Leia mais aqui.

 Na prática, a cultura de Taboão amarga atualmente a falta de investimentos públicos capazes de fomentar a produção cultural. Os artistas esperam que isso agora fique no passado. Como operários da área os artistas querem poder sobreviver com dignidade atuando na área que escolheram.

“Essa aprovação é histórica. Nós vamos poder ter o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho de Política Cultural. A cultura nunca mais vai ser a mesma em Taboão”, disse emocionado o secretário Ali Sati. “Ingressamos numa nova era. Um novo momento para a cultura. Estávamos dentro da arca de Noé. É como se ele tivesse ido embora e deixado todos os artistas dentro da arca e só abriu agora”, exemplificou o maestro Edison Ferreira do Nascimento, da Ong Músicos do Futuro. 

 Os artistas marcharam pela avenida Dr. José Maciel e já entraram na câmara fazendo festa. A alegria deles contagiou o plenário marcado pelos discursos de embate político. Os artistas chegaram à câmara quando o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, ainda se despedia dos vereadores, que o receberam calorosamente, mas não votaram a moção de apoio proposta pela vereadora Joice Silva a ele.

“A Casa discutiu o projeto na semana passada. Na sexta-feira seguiu para o Executivo e hoje colocamos em votação o projeto que marca o início de uma nova era na cultura da cidade”, disse o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega.

 Marcaram presença na sessão o poeta Sérgio Vaz, o maestro Edson, o conceituado Marco Pezão, o secretário de Cultura Ali Sati e os secretários de Governo e Segurança, Pastor Cândido e Gerson Brito, respectivamente. Além do secretário de Planejamento Olívio Nóbrega.

 O ex-vereador Alexandre Depieiri usou a tribuna para pedir que a câmara aprove moção de apoio ao projeto que pede a desoneração dos preços remédios no País. A medida vem sendo defendida pelo governador Geraldo Alckmin.

Manifesto lido por artista da cidade lembrou que a cultura é direito do cidadão assegurado por Lei. “Não tem problema se o pão é de ontem. Nós também não somos ‘’, disse uma artista citando fala do poeta Binho.

Moreira pediu que a lei não fique só no papel ou seja tratada unicamente como carta de intenções. Fez apelo para que o prefeito pague as rescisões dos livre nomeados argumentando que muitos deles estão passando por sérias dificuldades financeiras. 

 Eduardo Nóbrega pediu que o orçamento do próximo ano contemple recursos para serem destinados à cultura. Cido disse que “cultura não se faz só com discurso e sim com recurso”. Salientou que investimento em cultura garante qualidade de vida, favorece a educação e até a saúde. 

Num determinado momento da sessão o clima esquentou entre Moreira e presidente da Câmara, que se recusou a conceder aparte ao colega em sua fala. Moreira chegou a declarar que não aceita ser calado e reclamou do fato do presidente não ter lhe concedido aparte. 

O vereador Ronaldo Onishi apresentou projeto propondo que a praça do Jardim Maria Rosa receba o nome do ex-vereador Ismael Macedo, falecido recentemente. Vários vereadores fizeram discursos de homenagem ao vereador, ressaltando as suas qualidades pessoais e enquanto parlamentar. Também lembraram que ele disputou eleição de vice-prefeito na chapa encabeçada por Arlete Silva e por essa razão acabou ficando sem mandato na Casa. Familiares do ex-vereador acompanharam a votação e receberam congratulações dos vereadores.

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

26/06/2017

Eleição define as integrantes do Conselho da Mulher de Itapecerica da Serra

Uma eleição geral realizada na tarde dessa segunda-feira (19), no Auditório José David...

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

24/06/2017

Audiência Pública na Câmara Municipal debateu investimentos da saúde em Taboão

A Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou no último dia 14...

24/06/2017

Câmara Municipal de Taboão da Serra aprova LDO em primeira votação

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 20,...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

28/06/2017

Empresa abre “cratera” na rua Mário Latorre procurando vazamento em Taboão

Quem passou pela rua Mário Latorre, no Parque Pinheiros, quase em frente ao cemitério da...

28/06/2017

Vereadores aprovam LDO e discutem aumento da passagem para R$ 3,80

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira, 27, a Lei de Diretrizes...

28/06/2017

Prefeitura de Taboão emite nota oficial sobre aumento da passagem dos ônibus

A Prefeitura de Taboão da Serra emitiu nota oficial sobre reajuste da passagem dos ônibus...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.