Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Vereadores cobram melhorias à EMTU e empresa Pirajuçara em Embu das Artes

Por Karen Santiago | 9/06/2013

camara

Arquivo Jornal na NetAudiência pública aconteceu na quarta antes da sessão

Os vereadores de Embu das Artes cobraram aos representantes das empresas EMTU (empresa metropolitana de transporte urbano) e Pirajuçara questões como a acessibilidade, transporte de idosos, demora de horários que os ônibus passam nos pontos e carência dos coletivos em audiência pública realizada na última quarta-feira (5) na Câmara Municipal da cidade. Algumas reivindicações foram respondidas, outras serão discutidas posteriormente em reunião na EMTU.

Na ocasião, Luiz Gustavo da EMTU sugeriu que uma comissão formada por vereadores marque uma data para irem até a empresa a fim de discutirem os principais pontos levantados por eles na audiência, entre eles fiscalização, contratos, custos, bilhetagem eletrônica, pontos de paradas e abrigos, novas linhas, avaliação das linhas atuais, ouvidoria, vistoria da frota, treinamento dos motoristas e acessibilidade. A proposta é que as reuniões durem duas horas.

O vereador Jabá afirmou que a carência dos ônibus em bairros da cidade ocasiona em aumento nos índices de violência, devido à demora que os coletivos passam nos pontos de ônibus. A demora é tanta, segundo ele, que moradores dos bairros Vila Isis Cristina, Jardim São Francisco, do Colégio e ruas como a Servidão e do Daí. “As pessoas precisam caminhar a pé até o ferro velho e o Pirajuçara”, frisou. João Leite pediu para que as empresas apresentassem as planilhas de custos.

Ney Santos questionou os representantes das empresas em relação ao controle dos motoristas que passam pelos pontos, deixando os idosos para trás e ainda quais são os procedimentos para aumentar o número de ônibus em algumas linhas. De acordo com ele um casal ficou no ponto de ônibus mais de 40 minutos e acabou sendo assaltado. “Tem muitos pontos perigosos e os moradores ficam esperando muito tempo”, afirmou.

Júlio Campanha levantou a questão dos ônibus lotados nos bairros dos jardins do Colégio, Santo Eduardo e da Luz. O vereador Edvânio pediu uma cópia de todos os itinerários feitos por cada linha. Gilson falou sobre a acessibilidade, assim como o presidente e vereador, Doda que afirmou que no bairro São Marcos, um cadeirante precisou ser carregado nos braços para dentro do ônibus, porque o elevador estava quebrado. 

O petista, Doda, questionou de quanto em quanto tempo é feita à adaptação das frotas. E ainda comentou sobre o valor da passagem. “O valor da passagem do Engenho Velho até o Hospital das Clínicas é mais barato, agora do Centro ao Campo Limpo é mais cara”.

Rogério Dardengo, gerente de operações da EMTU, afirmou que a vistoria e a manutenção dos elevadores são periódicas e sete tipos deles compõem os ônibus da cidade, 10 para Embu das Artes e demais para Taboão. Em relação aos treinamentos dos motoristas, ele também relatou que são periódicos. Dardengo ainda frisou que algumas linhas passarão por mudanças, não definindo quais.

NEUSA

A MAIOR PARTE DOS MOTORISTA DA LOTAÇÃO ITAPECERICA ,PINHEIROS DEIXA IDOSOS NO PONTO.

edson

E que nem no bairro do Isis Cristina o ônibus saiu de la as 05;00 da manha e outro as 7;30 se caso pelo menos pela manha saíssem ônibus em 30 e 30 hora ajudaria muito a população do bairro.

Jair Toledo

Mais uma vez os vereadores,esqueceram de falar com as empresas que os idosos são descriminados no transporte em nossa região. os bancos reservados para os idosos não são respeitados,pois as empresas não orientam seus cobradores a fazer com que estes direitos dos idosos sejam respeitados.UAPE APOSENTADOS DO EMBU E REGIÃO.Presidente Jair Toledo

Me

As pessoas estavam descendo no ponto, quando o cobrador da o sinal para o motorista de bater uma moeda no ferro avisando que ja tinha descido as pessoas, o onibus arrancou com uma senhora ainda descendo e mais ou menos umas 6 pessoas para descer ainda inclusive eu, ao avisar ao motorista que ainda tinha pessoas para descer o meesmo ignorou e só foi parar no proximo ponto, e não é a primeira vez que pego onibus com o mesmo cobrador e motorista e a mesma coisa acontece, mas ainda pior apos a passageira reclamar que nao parou no ponto para descer, o cobrador a humilhou falando que ela estava nervosa porque estava com falta de sexo. Apos um dia longo de trabalho e estudo, pagando R$ 4,00 de passagem ainda temos que nos submeter a esse tipoo de coisa? Tomem providencias, pois esse empresa é muito ruim os funcionarios nem usam cracha para assim identificar e reclamar do mesmo.

Maria

Seria no mínimo justo com os passageiros se com o bilhete BOM a gente pudesse usar mais de um ônibus, porque com o preço das passagens nas alturas e a demora dos ônibus isso ajudaria quem não tem opções além de esperar uma única linha .espero algum dia contar com isso.

Wilson S.S.

Eu, sou usuário dos coletivos da viação Pirajussara, e sugiro que seja adicionada barras para segurar em cima no teto em frente e na região das portas de saídas dos ônibus que circulam pelo corredor da Av. Prof. Francisco Morato porque ao passar pela catraca o passageiro não tem onde se segurar em cima em especial quando o coletivo está lotado, e também na hora de descer o passageiro não tem aonde segurar em em cima ficando totalmente solto e podendo sofrer quedas dentro do coletivo: Precisa ter barras fixadas em cima das duas portas de desembarque tanto na esquerda como na diteira do lado do cobrador e mais uma barra fixa no meio, para evitar quedas dentro do coletivo ao motorista pisar no freio.

Wilson S.S.

Eu, sou usuário dos coletivos da viação Pirajussara, e sugiro que seja adicionada barras para segurar em cima no teto em frente e na região das portas de saídas dos ônibus que circulam pelo corredor da Av. Prof. Francisco Morato porque ao passar pela catraca o passageiro não tem onde se segurar em cima em especial quando o coletivo está lotado, e também na hora de descer o passageiro não tem aonde segurar em em cima ficando totalmente solto e podendo sofrer quedas dentro do coletivo: Precisa ter barras fixadas em cima das duas portas de desembarque tanto na esquerda como na diteira do lado do cobrador e mais uma barra fixa no meio, para evitar quedas dentro do coletivo ao motorista pisar no freio.

Lucimara B Santos

Gostaria tambem que nossos representates da nossa cidade cobrancem uma linha do jd sto eduardo ate o campo Limpo com um valor de passagem menor e muito caro o valor da linha 124 da Clinica 4,00 reais fora a demora! E quem vai ate o campo limpo tem que pagar eu acho um absurdo tenho que ir duas veses por semana no campo limpo e gasto 16 reais. Gostaria muito que tivesse uma linha para fazer esse trajeto com um valor menor poderia ser ate uma cooperativa de peruas,para a população...E aproveitando vejo no dia dia o estresse dos funcionarios da linha miracatiba, me preocupo vejo motorista de manha e qdo volto a noite o mesmo ainda se encontra, e pergunto.-Será que ele descansou?? Isso e preocupante.

natanael

Seria muito interessante tambem os nossos vereadores fiscalizarem as linha municipais que estão com sua capacidade acima do limite. é impossivel coççe pegar uma lotação aqui no parque pirajussara no horário de pico sem ficarexprimido na porta.

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

24/05/2017

Vereadores cobram Bombeiros sobre AVCB do Pátio de Embu das Artes

Vereadores de Embu das Artes aprovaram durante a última sessão Legislativa um ofício ao Corpo de...

18/05/2017

Licenciamento: maio é o mês dos veículos com placa final 2

Quem tem veículo com placa final 2 fique atento: maio é o mês do licenciamento obrigatório. Caso...

17/05/2017

 Usuários do transporte público criticam má qualidade de ponto de ônibus na BR

Há pouco mais de uma semana Autopista Régis Bittencourt atendeu uma reivindicação antiga dos...

17/05/2017

IPEM-SP verifica radares na capital paulista nesta quarta-feira (17)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-SP) examina diariamente os radares em ruas e...

11/05/2017

Comissão de Transporte da Câmara de Taboão aprofunda debate municipalização

A Comissão de Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou audiência pública nesta...

10/05/2017

Cartão BOM deixará de ser obrigatório nos terminais a partir do dia 12

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou nesta terça-feira, 9, que a...

10/05/2017

Moradores reclamam da falta de iluminação no terminal do Jardim Vazame

A mais de um mês os moradores do Jardim Vazame reclamam da falta de iluminação no terminal de...

09/05/2017

Alckmin prorroga isenção de ICMS para taxistas

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 8 de maio, decreto que altera o...

28/04/2017

Manifestantes fecham Régis param a região por causa da greve geral

A greve geral deflagrada em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista...

25/05/2017

Contas de Taboão estão em dia, mas capacidade financeira está no limite

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, elogiou a condução da audiência pública e a atuação do...

25/05/2017

ANTT aprovou projeto do retorno na Régis para atender Taboão da  Embu

A Autopista Régis Bittencourt informou por meio de nota enviada à reportagem do Jornal na Net...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.