Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Saúde presta contas e propõe melhorias em Taboão da Serra

Por Karen Santiago | 6/06/2013

saude1_1

Karen SantiagoVereadores participam da sessão e questionam secretária

A falta de médicos, medicamentos como insulina, dificuldade para contratar especialistas e ainda as melhorias do Pronto Socorro Antena, em quesito limpeza, tempo de espera que passou de horas a quarenta minutos e a lista padronizada de medicamentos com 133 novos remédios foram alguns dos temas discutidos na Audiência Pública realizada pela Secretária de Saúde, na manhã desta quinta-feira (6) na Câmara Municipal de Taboão da Serra.

Na ocasião vereadores e moradores da cidade cobraram melhorias no atendimento do Samu, na distribuição dos remédios, necessidade de farmacêuticos nos Postos de Saúde e uma atenção maior aos usuários de droga, moradores da periferia, idosos e crianças. A demora encontrada para marcar consultas e a não utilização do raio x, do Pronto Socorro Infantil também foram alvo de questionamentos.

O vereador Marcos Paulo questionou sobre visita ao Samu que funcionários estavam dormindo e ainda da demora na chegada da ambulância, a secretaria, Raquel Zaicaner foi franca em afirmar que ela sabe que os funcionários do Samu dormem, “uns descansam outros dormem. Não tem sentido um ficar olhando para a cara do outro se não tem ocorrência. Agora em um chamado todos vão. Cobro tempo / chamada”, argumentou. 

De acordo com ela, em relação à demora no atendimento, uma lista será checada. Agora, em relação ao Raio X, ela frisou que o aparelho não está quebrado, só não funciona. “Outro equipamento está sendo licitado. Esse que parou de funcionar era emprestado”. Ela pontuou ainda que duas viaturas foram disponibilizadas no PS Infantil para transportar as crianças aos Pronto Socorros do Akira e Antena.

O vereador Moreira por sua vez levantou a dificuldade dos pacientes conseguirem um leito de internação no Hospital Geral do Pirajuçara. “O HGP insiste em negar vagas”, afirmou. Raquel afirmou que o hospital não tem resistência de receber pacientes, o problema é a falta de leitos no Estado todo de São Paulo. “O número de leitos é inexistente”. O petista também afirmou que a demora no atendimento do Samu é grande e contou que uma mulher idosa aguardou muitas horas para receber atendimento. “Depois que interferimos o atendimento foi mais rápido”, frisou.

Antes de todas as perguntas, a secretaria apresentou um balanço destes cinco primeiros meses à frente da pasta. De acordo com ela 46 mil atendimentos de saúde foram realizados na rede básica, realizados nas Unidades Básicas de Saúde, outros 138 mil de urgência, nos Prontos Socorros. Ela pontuou que será um longo trabalho para que a atenção básica seja a entrada, ou seja, “que a UBS sejam mais procuradas e atendam todas as demandas possíveis, não os Prontos Socorros”. 

Raquel também abordou em relação à reforma do Pronto Socorro do Antena, que de acordo com ela, deve começar no mês que vem. A empresa responsável pela obra já foi contratada e agora só falta a liberação do empenho. O Antena irá continuar os atendimentos, mesmo com as obras que devem durar de oito a dez meses. No local serão implantados sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva e Clínica Médica. A meta é mudar o conceito do Antena, transformando a unidade num hospital de pequeno porte. A maternidade também vai passar por mudanças e ganhar uma entrada individual.  Um corredor sem utilização será transformado numa área para os funcionários lotados no Antena.

A secretaria salientou também a construção de mais duas unidades básicas de saúde, a do Jardim Marabá vai para o bairro Jardim das Oliveiras que atenderá os moradores do Helena, Marabá e Henriqueta. O projeto da UBS é funcional e conta com acessibilidade, iluminação natural e humanização. As especialidades serão atendidas no Akira. O Jardim Record também será contemplado com uma unidade de saúde com pista de caminhada e centro de convivência da saúde.

Já o bairro do Parque Pinheiros não contará mais com o Centro Odontológico que ganhará novo prédio com resinas, descritivo dos dentes e até um laboratório de próteses. No local, será uma Unidade Básica de Saúde. A UPA será reestruturada, já a unidade mista de Taboão, de acordo com ela será reformada a previsão é que seja gasto R$ 960 mil, um milhão de contrapartida do município. 

luciana gomes da silva

Fui hoje 6/9/2013 as 15:00 no UBS JD DAS MARGARIDAS REMARCAR a consulta do meu filho de 3 anos ARTHUR DA SILVA chegando na recepção do posto a atendente falou que so depois de 30 dias que poderia marca uma nova consulta,sendo que ele passou em consulta com um unico medico no mes 3/2013 que era para retornar em 6 meses.Perguntei para a atendente sobre o responsavel pelo UBS JD DAS MARGARIDAS ela respondeu somente segunda-feira 9/6/2013 critiquei "entao ele so trabalha de segunda a quinta" a mesma falou sim para isso que ele estudou.Isso è uma falta de respeito com os moradores do jd São Judas E O MEU FILHO VAI TER QUE FICAR ESPERANDO 30 DIAS PARA REMARCA A CONSULTA,o imposto que pago tdo ano não espera eu ter dinheiro para pagar! E outra marcação de consulta só nas segundas-feiras isso precisa ser revisto tambem por que as pessoas trabalha.

neuma almeida barros

RECLAMAÇÃO DE FALTA DE RECURSOS NA UBS Jd. margaridas O posto de saúde, é o unico local do bairro para tratar a saude das pessoas, e principalmente das crianças, e meu filho Kaio Wellington precisou de uma inalação, e no posto não tinha, roubaram o compressor de ar, que é praticamente a fonte da inalação, a sala abandonada, uma das principais salas do posto não tem utilidade. Por mas que tenham roubado, o município tem totais condições de comprar com urgencia qualquer aparelho, até por que não é tão caro aos olhos próprio da mesma... Isso é uma falta de respeito com o povo de taboão e principalmente do São Judas e do Jd Margaridas !

18/06/2017

Profissões: no Icesp, equipe se especializa em tratar ‘dor da alma’

Dizem que na vida só há uma certeza: a de que todos somos finitos. Como lidar com essa verdade,...

13/06/2017

Excesso de peso matou 4 milhões de pessoas no mundo em apenas um ano

Estudo feito pela Universidade de Washington aponta a obesidade como uma crise de saúde pública...

09/06/2017

Simulado Start é aplicado para profissionais do SAMU de Taboão

Profissionais do SAMU de Taboão da Serra (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) participaram...

09/06/2017

Insônia pode ser intensificada com mudanças climáticas drásticas

A insônia pode aparecer por diversos motivos, como ansiedade, estresse ou depressão. Mas...

09/06/2017

Prefeitura de Taboão imuniza 54 pessoas em situação de rua contra a gripe

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou na quinta-feira, 8 de junho, um mutirão de vacinação...

09/06/2017

Secretaria de Saúde de Taboão lança Programa Rede de Proteção ao Adolescente

O Programa Rede de Proteção ao Adolescente lançado em Taboão da Serra pela Secretaria de Saúde...

06/06/2017

Governo do Estado de São Paulo solicita 31 milhões de doses extras da vacina

Diante da recomendação feita na última sexta-feira, 2, pelo Ministério da Saúde em ampliar a...

04/06/2017

Vacina contra o vírus H1N1 é prorrogada até o próximo dia 09

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 09 de junho a campanha de vacinação contra o vírus...

03/06/2017

ANS determina suspensão da venda de 38 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a suspensão da comercialização...

02/06/2017

Conheça o esporão e entenda como ele prejudica a saúde dos pés

A entesopatia de calcâneo, ou esporão de calcâneo, é uma doença que ocorre por conta da...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Inverno chegou, vai fazer frio, mas temperaturas estarão na média

E o frio chegou, o inverno começou as 01h24 desta quarta-feira (21), para quem gosta de frio já...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.