Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Em sessão tomada por críticas a administração LDO é aprovada em 1ª votação em Itapecerica

Por | 5/06/2013

0000000_1

Karen SantiagoVereadores criticaram a administração na sessão desta terça (4)

Os vereadores de Itapecerica da Serra votaram a favor da Lei de Diretrizes Orçamentárias na sessão de terça-feira (4). Essa foi à primeira votação da LDO. Na próxima sessão a Lei volta à pauta para a segunda votação e a tendência é de que também seja aprovada, por unanimidade dos votos.  O projeto de Lei que autoriza a prefeitura a firmar financiamento com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 37 milhões afim de recapeamento de ruas dos diversos bairros do município recebeu pedido de vistas de cinco dias do vereador Hércules da Farmácia e de Sangbom. Os dois apresentaram como justificativa a necessidade de um estudo mais detalhado do projeto. Foram predominantes também durante a sessão as críticas e cobranças a administração do prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco. 

Os vereadores Hércules e Sangbom ainda criticaram o serviço prestado pela empresa Miracatiba, afirmando que usuários das linhas relatam a falta de pontualidade dos coletivos, como por exemplo, o ônibus que faz a linha Valo Velho – Guaciara, apelidado de Poeirinha. “Bancos rasgados, vidros e campainha [sinal] quebrados e muito sujo. Dinheiro eles recebem e são a única concessão da cidade, estamos pedindo melhorias”, afirmou Hércules. 

Sangbom afirmou que a empresa “não faz nada”. Ele acusou alguns funcionários da empresa de “picaretas” e disse que os ônibus estão sujos e o valor cobrado é caro. “Ônibus poeirinha, vou denunciar para o Ministério Público”. Ele afirmou que irá voltar com a moção de repúdio a empresa, na semana que vem, uma vez que não viu nenhuma resposta e melhora das condições dos coletivos. Por fim, ele comentou sobre o registrou de mais um acidente envolvendo a Miracatiba e um carro de passeio.

A batida teria sido na Estrada Eduardo Roberto Daher onde o motorista do veículo ficou preso nas ferragens. O estado de saúde dele não foi informado pelo vereador. Ele comentou ainda sobre a falta de médicos ginecologistas na UBS do Branca Flor, onde somente “são atendidas mulheres grávidas”.


Sangbom também denunciou em seu discurso na tribuna o “desaparecimento” de 78 pneus e dois caminhões do almoxarifado da prefeitura. De acordo com ele o fato ocorreu na madrugada de sábado para domingo. O terceiro veículo teria “sumido” da repartição na terça. Além disso, segundo o vereador, seis cachorros também foram levados pela porta da frente. “Alguma coisa de errado tem. O cachorro é guarda”. O almoxarifado é “um descaso”, tem que colocar porteira para não “sumir” mais nada. 

O vereador afirmou que o prefeito Chuvisco está cercado de traíras “puxa saco”, querendo dar facadas pelas suas costas e o alertou: “Fica esperto, abra os olhos”. A sugestão dele é que o prefeito “passe a faca neles [os puxa-sacos]”. Ele afirmou que quem for ficha-suja será cobrado e adiantou que irá fazer um requerimento para apurar essa questão.

No final da sessão, o presidente da Câmara e vereador, Cícero Costa também usou a tribuna. Em seu discurso inflamado e repleto de denúncias e descontentamentos ele afirmou que assim como acontece com Sangbom, que têm muitos dos seus requerimentos não respondidos, acontece com ele e quando eles [requerimentos] voltam para a casa, são respondidos de forma grosseira. 

Uma série de requerimentos dele foram aprovados por unanimidade de votos na sessão. Todos eles com fotos. Neles, o vereador aponta o “abandono” que áreas dentro do condomínio Paineiras, no Jacira se encontram. Além do Jacira, terrenos no Jardim do Carmo, que de acordo com ele estão servindo para a prática do “bota-fora”. Em terreno do Jacira III mulheres estão sendo estupradas devido ao abandono do local e muito lixo.

As áreas apontadas por ele são de nove e doze mil metros, desmatadas e invadidas. De acordo com ele moradores de muitas dessas áreas foram removidas e agora pedem reintegração de posse, porque a prefeitura “não tem a decência de saber se a área é pública ou não”. Estas áreas já deveriam ter sido urbanizadas, uma vez que empresas foram contratadas, mas não fizeram o serviço. “Essas áreas estão abandonadas servindo até mesmo como ponto de drogas”. Ele comentou também sobre a defasagem de vaga de escolas que obriga a permanência de 40, 45 alunos em sala. Segundo ele, uma das unidades de ensino já teria sido inaugurada no Jacira, mas não está funcionando. 

Cícero frisou que em uma semana o Jacira registrou três homicídios “numa delegacia que funciona até as 19h”, afirmou. De acordo com ele o comandante diz que a segurança está boa, “mas é a população do Jacira que é guerreira”. Ele comentou que os vereadores em cinco meses entraram com mais de 150 requerimentos “batendo recorde”.

O vereador afirmou que está assustado com o que está vendo. Ressaltou que não está mais procurando secretários e sim diretamente o prefeito. Ele sugeriu que os secretários que não tem tanta competência que tivesse a hombridade para pedir exoneração “porque não tem competência de cuidar da casa dele imagina de uma repartição pública”, alfinetou. Por fim ele afirmou ter certeza que o prefeito Chuvisco precisa de ajuda e que tem muita gente no lugar errado, justamente as que estão na frente dos maiores segmentos da municipalidade. “Então já está na hora e fazer com que turma mostre pra que vieram ou pegue sua mala, tenha hombridade e peça demissão do seu cargo”, sugeriu.

O vereador Antônio Trolesi afirmou ser vergonhoso as empreiteiras receberem para fazer o serviço e acabarem não os executando levantando a discussão para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar os responsáveis. Ele pontuou que em setembro a escola do Jacira foi inaugurada, mas sem alunos e que a outra secretária de Educação, sua mulher Irani, inaugurava escolas que estavam funcionando.

Protesto

O morador Canibal realizou mais um protesto na sessão desta terça. Ele carregou uma faixa em seu corpo apontando o descontentamento com o aumento salarial dos servidores públicos de 6,58%, aprovado pelos vereadores na sessão passada.


22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

22/10/2017

Taboão aprova projetos para ajudar mulheres a superar ciclo da violência

Numa sessão histórica para a luta contra a violência doméstica em Taboão da Serra, o grito...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

23/10/2017

4ª Caminhada contra o Câncer de Mama levou multidão pelas ruas de Taboão

Uma verdadeira multidão vestida de rosa tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em direção ao...

22/10/2017

Polícia Militar abre concurso público para contratar 2.200 soldados em SP

A Polícia Militar contratará 2.200 novos soldados de 2ª classe para o reforço do patrulhamento...

22/10/2017

Prefeito Ney Santos anuncia corte de gastos com redução de secretarias

O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.