Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Prefeitura de Taboão anuncia parceria com o Senai para qualificação dos agentes do PAP

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/05/2010

taboao_2.jpg

Quase 800 agentes vão receber capacitação pelo programa

Todos os agentes do Programa de Apoio ao Profissional (PAP) da Prefeitura, ex-frente de trabalho, serão capacitados nos cursos profissionalizantes na área de construção civil pelo Senai

A Prefeitura de Taboão da Serra anunciou na manhã desta sexta-feira, 30 de abril, uma parceria com uma das maiores e mais importantes instituições de ensino do Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Ao todo, 800 agentes do Programa de Apoio ao Profissional (PAP), que substituiu a Frente de Trabalho, terão a oportunidade de se profissionalizar em mais de quinze cursos na área de construção civil, como eletricista, encanador, pintor de obras, pedreiro assentador, pedreiro revestidor, carpinteiro, entre outros.


As aulas práticas e teóricas, que tem previsão para começar em junho, serão ministradas em um espaço profissionalizante no Parque das Hortênsias. Na parceria, o Senai ficará responsável pelo conteúdo pedagógico e a prefeitura cederá o espaço e o material utilizado nas aulas práticas.

Os cursos tem duração de 160 horas e serão18 alunos por turma. “Os cursos que estão disponíveis para os agentes atendem uma exigência da Lei 1878/2009 que instituiu o PAP. Vale destacar que mais importante do que prestar serviço para a prefeitura e receber um retorno financeiro, é aproveitar essa oportunidade que a prefeitura está oferecendo que é voltar a estudar e garantir o retorno ao mercado de trabalho com dignidade e respeito”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Econômico Jacira Moreti Iamundo.

Sandra Maria Alves Lima, 38, agente do PAP há 10 meses, está ansiosa para o início dos cursos. “Antes de conhecer o programa eu estava desempregada há mais de 10 anos e hoje faço parte da equipe da limpeza, mas com os cursos quem sabe eu não mudo de área e ganho uma nova profissão, não é?”, disse. O evento foi finalizado com um almoço promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  

Saiba Mais


O programa de Apoio Profissional tem o objetivo de proporcionar a inserção de trabalhadores desempregados ao mercado de trabalho e de contribuir com a sua qualificação profissional. Hoje 800 agentes participam do Programa e recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 360. Os principais critérios para fazer parte do PAP é ter renda familiar de até meio salário mínimo, ser morador de Taboão da Serra há no mínimo um ano e estar desempregado há mais de um ano. Pessoas acima de 50 anos e egressos do sistema penitenciário tem prioridade. O programa tem duração de até um ano podendo ser prorrogados de acordo com o desempenho do agente. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.