Prefeitura de Taboão da Serra reforma unidades do CRAS

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/06/2013

Além das escolas municipais e dos núcleos esportivos do município, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, está reformando também os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), órgão ligado à Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Na unidade do Jardim Scândia, os banheiros serão reformados e serão instaladas as divisórias, as portas e o corrimão na escada interna do prédio, além da execução de passeio público e piso cerâmico instalado. O prazo para execução da obra, que custou cerca de R$ 36 mil, é de 30 dias.

Já o CRAS Trianon, localizado na Vila Mafalda, contará com a substituição das divisórias existentes e instalação de portas e janelas. Parte das telhas será trocada por peças de material metálico e o passeio público terá acessibilidade.

O Centro do Jardim Saporito passa por reformas maiores, com investimento de quase R$ 700 mil. Na edificação será revisado o telhado, com a colocação de forro, além da instalação de grades de proteção e corrimão em rampas e escadas. Todas as salas e os sanitários serão reformados, assim como o piso. O prédio será pintado e terá entrada acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Na quadra poliesportiva será feita a reforma da área de circulação em concreto e muretas, instalação de playground e equipamento para a terceira idade e plantio de grama e paisagismo.  Novos alambrados e portões de acesso serão instalados. Todos os muros serão pintados, e o piso recebe pintura em borracha clorada. Os vestiários também recebem melhorias, que vão desde a instalação de louças sanitárias e chuveiros e reforma de esquadrias à construção de mais um banheiro em cada vestiário e um exclusivo para deficientes físicos.

De acordo com o prefeito de Taboão da Serra, Fernando Fernandes, os antigos prédios não tinham estrutura adequada para atender a necessidade dos usuários. “Uma vez que os que utilizam o CRAS pertencem às famílias em situação de vulnerabilidade social, nada mais justo do que darmos melhores condições a esses moradores”, disse. “Todo benefício é voltado para a população”, conclui Fernando.

Taboão da Serra conta com seis unidades do CRAS, atendendo cerca de cinco mil famílias em cada um, com exceção do Jardim Monte Alegre, que atende 2.500. O principal serviço ofertado é a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os serviços são ofertados à população em seus devidos territórios, com programas de transferência de renda, convivência  e fortalecimento de vínculos e benefícios eventuais, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos taboanenses.

Tamara Freitas

Comentários