Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Encanto e fé marcam visitas aos tapetes de Corpus Christi em Itapecerica da Serra

Por | 30/05/2013

corpus

Karen SantiagoMovimentação do público foi intensa durante toda a esta quinta-feira, dia 30

Nem mesmo a intensa chuva da madrugada atrapalhou a confecção dos tapetes de Corpus Christi na cidade de Itapecerica da Serra. A tradição dos tapetes foi mantida pelos fiéis, artistas do município e alunos de cinco escolas estaduais do município. Impecáveis e coloridos os 58 tapetes com cerca de 300 metros nas ruas centrais da cidade encantaram o público presente, cerca de cinco mil. Eles visitaram em grande número a exposição dos tapetes apesar do frio e tempo nublado mantido durante toda esta quinta-feira (30). Além disso, participaram da procissão e missa campal no final da tarde. Veja mais fotos aqui.

Este ano a confecção dos tapetes contou com participações especiais. Jovens foram responsáveis por fazerem quatro dos tapetes com temas relacionados à Jornada Mundial da Juventude que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco. Foi a primeira vez que Larissa Lins Santos de 17 anos confeccionou os tapetes de Corpus Christi. Ela contou ao Jornal na Net que é um ato de fé ajudar a fazer os quadros. “Uma sensação boa. É legal ajudar em nome da fé”, afirmou.

Além dos tapetes da Jornada Mundial a fé e a palavra de Jesus Cristo também foram expressas nos quadros. O rosto de Jesus e seu corpo pregado na cruz causaram nostalgia e emocionaram o público em geral. Crianças, jovens e adultos admiraram cada um deles e tiraram muitas fotos. 

O artista responsável pelos dois quadros e, ainda pelo quadro com cálice com hóstia, uva e pão, Danilo Neres Pereira de 24 anos afirmou que se sente realizado em participar das confecções e ainda com o prestígio das pessoas. De acordo com ele o quadro com o rosto de Jesus foi responsável pela explosão de sentimentos dentro dele. “Não dá para explicar, são muitos sentimentos bons”, disse. Ele é morador do bairro Parque Paraíso e participou pela segunda vez das confecções, a primeira em 2001, quando era estudante do colégio Porsino.

A pequena Maria Eduarda de sete anos estava encantada com tantos desenhos e cores. Ela comemorou que não choveu. “Ainda bem. São todos lindos, não tem como não ser, porque são de Jesus”, disse feliz. Levita os Santos de 35 anos foi acompanhada de seu marido Dorival Pereira à confecção, ela também ficou encantada com tantas cores e desenhos. “Moramos no Valo Velho, mas é a 1ª vez que venho pessoalmente ver os tapetes. Estou adorando. É lindo, muito mais pessoalmente”, disse. Dorival afirmou que sempre passa pelo centro para ver os tapetes, mas dessa vez levou sua esposa. “Trouxe porque ela sempre disse que queria vir”, contou.

Os fiéis, alunos e jovens trabalharam toda a madrugada para a confecção dos tapetes. A chuva parou às 4h da manhã e às 5h eles começaram a montá-los. Até a marcação [pontilhados] do chão precisaram ser refeitas de madrugada, exceto as principais, que foram mantidas. 400 pessoas entre fiéis, jovens e artistas da cidade ajudaram na confecção dos tapetes, ao todo alunos de cinco escolas também. 

De acordo com o secretário de Turismo, Carlos Nery muitas pessoas não foram ajudar, devido à chuva. “A chuva atrasou as confecções, mas nada que tirasse a beleza dos tapetes e da festa”, afirmou. Por volta das 10h30 alguns detalhes dos tapetes ainda estavam sendo feitos. 

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

30/11/2017

Caminhada entra na história de Taboão como maior ato contra violência à mulher

Uma multidão de crianças, jovens, adultos e idosos caminhou em Taboão da Serra, vestida de...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

11/12/2017

Ney Santos reajusta bolsa da Frente de Trabalho de R$ 350 para R$ 1.000,00

A partir de janeiro de 2018 os integrantes da Frente de Trabalho de Embu das Artes vão receber...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.