Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura assina convênio para garantir qualificação de catadores de material reciclável em Embu das Artes

Por Karen Santiago | 27/05/2013

jucal

Guego/PMETESecretário discursa sobre sustentabilidade durante assinatura de "Termo de Parceria"

Com intuito de garantir a formação e capacitar os catadores de material reciclável da cidade de Embu das Artes a prefeitura da cidade assinou o “Termo de Parceria” com o Instituto Ecoar. A assinatura aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo, na última sexta-feira (24). Na ocasião diversos catadores participaram do lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo” durante todo o dia. 

O objetivo do projeto é dar formação para mais de 803 catadores, por meio de diversos temas que serão trabalhados, entre eles: o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras. Nesse projeto serão beneficiadas as cooperativas das cidades de Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo.

O secretário de Meio Ambiente da cidade Embu, Geraldo Juncal Júnior lembrou em sua fala que já trabalhou na região do Campo Limpo em urbanizações de favela e disse ser necessário o resgate de políticas públicas para inclusão da população que ainda vive na rede da pobreza. Juncal defendeu ainda a construção de políticas de resíduos sólidos, a busca pela sustentabilidade e um trabalho na linha de coleta seletiva. “O envolvimento das entidades trará avanços e conquistas às cooperativas”, afirmou.

Na ocasião o Parque promoveu palestra ministrada pelo professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia. De acordo com ele esse projeto é um modelo a ser copiado por muitos. Irá proporcionar uma troca de informações e ajuda mutua, com muita responsabilidade, uma vez que cada um tem caráter e preferências próprias. Singer afirmou que a alma desse projeto é a economia solidária onde é permitido o direito de opinar.

E ressaltou sobre os dois principais desafios que a categoria ainda precisa enfrentar e superar, o número de 90% de catadores ainda não organizados – moradores de rua, lixão, saindo na sorte para sustentar a família e ainda, que o catador não venda mais os resíduos sólidos que recolhem nas ruas, mas sim transformem em objetos que tenham valor. “Com apoio do Ministério da Cultura seja ministrados cursos para garantir que vocês usem o que catam para ter padrão de vida decente”, afirmou.

Roberto Rocha, o presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável afirmou que o primeiro passo foi dado, mas a responsabilidade da continuidade do processo “é de todos vocês. Para que a rede dê certo e possa avançar”, afirmou. Ele aconselhou que a participação de todos é essencial sem desanimar. “Nosso papel é não desistir e discutir questões em coletivo, sem formação de ‘rodinhas’. Esse é um momento de fortalecimento”, frisou.

Os catadores mostraram-se felizes com a conquista. Discursaram em prol de melhorias de condições de trabalho, aumento de renda e diminuição de esforços físicos com uso de equipamentos adequados. “Começamos a caminhar e isso deve ser feito todos juntos para avançarmos e conseguirmos crescermos juntos”, afirmou a presidente da Rede Verde Sustentável formada também no evento, Rosa.

Ainda durante o lançamento do projeto, uma assembleia para a constituição da Cooperativa de Segundo Grau “Rede Verde Sustentável” foi ministrada. A cooperativa tem como foco novos cooperados e a comercialização de materiais reciclados.

Embu das Artes já tem sua cooperativa. O Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape) começou em 1997 quando um grupo de catadores que trabalhava no aterro sanitário iniciou as atividades que continuam até hoje, beneficiando mais de 40 pessoas.

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

21/06/2017

Polícia Militar vai dobrar quantidade de motos da Rocam em Taboão e Embu

Desde o dia 8 de junho o tenente-coronel PM Marcos Vitiello assumiu o comando do 36º Batalhão de...

20/06/2017

Força Tática vai voltar a atuar em Taboão, Embu e Itapecerica da Serra

Sete meses após deixar os municípios de Taboão, Embu das Artes e Itapecerica da Serra a Força...

18/06/2017

Tapetes de Corpus Christi encantam fiéis nas ruas de Itapecerica, Taboão e Embu

Emoção, fé e muito trabalho marcaram o feriado de Corpus Christi nos municípios de Taboão da...

18/06/2017

Estado tem 1.034 vagas para Agente de Segurança Penitenciária

Quem quiser trabalhar como Agente de Segurança Penitenciária pode se inscrever até o dia 1° de...

16/06/2017

Polícia Civil de São Paulo tem aumento no déficit de agentes

As contratações realizadas pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no último mês de maio não...

01/06/2017

Concurso da Câmara de Taboão encerra inscrições nesta sexta-feira, 2

A Câmara Municipal de Taboão da Serra encerra nesta sexta-feira, 2, as inscrições de seu...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/06/2017

Jovem PM feminina inspira e incentiva sonhos de estudantes em Taboão

Com sorriso aberto, simplicidade, carisma, olhos e rosto bem maquiados a policial militar Sara...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.