Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeitura assina convênio para garantir qualificação de catadores de material reciclável em Embu das Artes

Por | 27/05/2013

jucal

Guego/PMETESecretário discursa sobre sustentabilidade durante assinatura de "Termo de Parceria"

Com intuito de garantir a formação e capacitar os catadores de material reciclável da cidade de Embu das Artes a prefeitura da cidade assinou o “Termo de Parceria” com o Instituto Ecoar. A assinatura aconteceu no Parque do Lago Francisco Rizzo, na última sexta-feira (24). Na ocasião diversos catadores participaram do lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo” durante todo o dia. 

O objetivo do projeto é dar formação para mais de 803 catadores, por meio de diversos temas que serão trabalhados, entre eles: o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras. Nesse projeto serão beneficiadas as cooperativas das cidades de Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo.

O secretário de Meio Ambiente da cidade Embu, Geraldo Juncal Júnior lembrou em sua fala que já trabalhou na região do Campo Limpo em urbanizações de favela e disse ser necessário o resgate de políticas públicas para inclusão da população que ainda vive na rede da pobreza. Juncal defendeu ainda a construção de políticas de resíduos sólidos, a busca pela sustentabilidade e um trabalho na linha de coleta seletiva. “O envolvimento das entidades trará avanços e conquistas às cooperativas”, afirmou.

Na ocasião o Parque promoveu palestra ministrada pelo professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia. De acordo com ele esse projeto é um modelo a ser copiado por muitos. Irá proporcionar uma troca de informações e ajuda mutua, com muita responsabilidade, uma vez que cada um tem caráter e preferências próprias. Singer afirmou que a alma desse projeto é a economia solidária onde é permitido o direito de opinar.

E ressaltou sobre os dois principais desafios que a categoria ainda precisa enfrentar e superar, o número de 90% de catadores ainda não organizados – moradores de rua, lixão, saindo na sorte para sustentar a família e ainda, que o catador não venda mais os resíduos sólidos que recolhem nas ruas, mas sim transformem em objetos que tenham valor. “Com apoio do Ministério da Cultura seja ministrados cursos para garantir que vocês usem o que catam para ter padrão de vida decente”, afirmou.

Roberto Rocha, o presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável afirmou que o primeiro passo foi dado, mas a responsabilidade da continuidade do processo “é de todos vocês. Para que a rede dê certo e possa avançar”, afirmou. Ele aconselhou que a participação de todos é essencial sem desanimar. “Nosso papel é não desistir e discutir questões em coletivo, sem formação de ‘rodinhas’. Esse é um momento de fortalecimento”, frisou.

Os catadores mostraram-se felizes com a conquista. Discursaram em prol de melhorias de condições de trabalho, aumento de renda e diminuição de esforços físicos com uso de equipamentos adequados. “Começamos a caminhar e isso deve ser feito todos juntos para avançarmos e conseguirmos crescermos juntos”, afirmou a presidente da Rede Verde Sustentável formada também no evento, Rosa.

Ainda durante o lançamento do projeto, uma assembleia para a constituição da Cooperativa de Segundo Grau “Rede Verde Sustentável” foi ministrada. A cooperativa tem como foco novos cooperados e a comercialização de materiais reciclados.

Embu das Artes já tem sua cooperativa. O Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape) começou em 1997 quando um grupo de catadores que trabalhava no aterro sanitário iniciou as atividades que continuam até hoje, beneficiando mais de 40 pessoas.

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

11/10/2017

Prefeito Fernando Fernandes forma mais 24 Guardas Municipais

O prefeito Fernando Fernandes formou na noite de sexta-feira, 06 de outubro, mais uma turma da...

19/10/2017

Campanha “Olhar do Bem” continua recebendo doação de óculos

Uma iniciativa do Fundo Social de Solidariedade e das Óticas Panamby vem ajudando pessoas com a...

19/10/2017

Embu recebe espetáculo de dança que investiga processos de autorreconhecimento

No próximo domingo (22/out), o Teatro Popular Solano Trindade recebe o espetáculo de dança...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.