Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

5ª Conferência em Embu das Artes cerca de 800 pessoas aprovam propostas e indicam representantes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 23/05/2013

delgados

DivulgaçãoDelegados foram eleitos na Conferência realizada no sábado, dia 18

Na 5ª Conferência da Cidade de Embu das Artes foram cadastradas 800 pessoas, entre elas vários líderes comunitários, que aprovaram o regimento, após leitura feita pelo controlador geral de Embu das Artes, Marcos Rosatti, e escolheram seus representantes para a etapa estadual da 5ª Conferência das Cidades.


“Além de 60% de área de proteção de manancial, temos 20% do território ocupado por 80% da população (240 mil). O município é um dos que mais cresceram no País nos últimos anos. Há 26.300 pessoas que recebem abaixo do salário mínimo, ¼ de domicílios em área irregular e outros18 mil em assentamentos precários, 2 mil favelas e desafios de coleta seletivo de lixo ao analfabetismo, que conseguimos reduzir de 7% em 2000 para 5% em 2013. Fizemos muito. Mas o grande debate è como vamos resolver o passado e projetar o futuro”, alertou o controlador. “Uma cidade precisa ter indústria, comércio e serviços para preconizar política de inclusão social, garantindo direitos dos moradores”, disse Paulo Vicente, coordenador de Planejamento Estratégico, da Secretaria Municipal de Governo.


Depois da primeira etapa da grande conferência, os debates ocorreram nos painéis, com os seguintes temas: Gestão Estratégica na Política Pública; Políticas de Incentivo à Implantação de Instrumentos de Promoção da Função Social da Propriedade; Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU) e Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano (FNDU); Instrumentos e Políticas da Integração Intersetorial e Territorial. Ao fazer o encaminhamento para os debates, Paulo Vicente, da secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos alertou para a observação dos direitos dos moradores, desburocratização da máquina pública e incentivo a políticas inclusivas.


Entre os participantes da 5ª Conferência estavam os seguintes representantes de comunidades: Nestor de Oliveira, da União Nacional dos Movimentos de Moradia; João Santana, presidente do Movimento de Moradia Azul; Chico Terra, presidente do Movimento de Moradia Terra Nossa; Manelão, presidente do Movimento de Moradia Vila das Artes; Edson Galdino, da União Independente da Zona Sul; Joseildo Ferreira, da Associação Amigos de Mutirão e Cidadania de Embu das Artes do CEU; Márcia, do Movimento de Moradia Sol Nascente; Ivanildo, do Movimento de Moradia Jd. da Luz II; Patrícia, do Movimento de Moradia Asfron; Ariana, do Movimento de Moradia Flor do Oriente; Marina, presidente do Movimento de Moradia Mulheres em Ação; Cremilda, presidente do Movimento de Moradia Crisálida.

Delegados eleitos por segmento


Trabalhadores - titulares: Carlos Gomes Batista, Rosângela Silva Santos e Ricardo da Silva. Suplentes: Jefferson Silva, Airton de Carvalho e Cristiano Stern.


Movimento popular – titulares: Manelão, Chico Terra. Cremilda, Dedé, Joseildo, Ariane Ribeiro. Suplentes: Everaldo, Nice, Rdson Andrade, João Santana e Raimundo.


Organizações não Governamentais (OnGs) – titulares: Marina, vereadores Jefferson do Caminhão do Lixo, dr. Pedro Valdir e Edvânio Mendes dos Santos.


Empresarial – Hillmann C. H. Albrecht

De pesquisa

Dr. Fisher

Governo municipal – Paulo Vicente, Marcos Rosatti, João Honório, Valdir Barbosa, Fernando Amâncio, Geraldo Juncal. Suplentes: José Ovídio, Lílian (Pró-habitação), Romel, drª Anália e Elaine.

Comissão Preparatória

A 5ª Conferência de Embu das Artes foi coordenada por uma Comissão Preparatória composta por: Fernando Amâncio Camargo, Séc. de Finanças; Paulo Petronilho, da Sec. de Governo; José Ovídio Peres Ramos, adjunto da Sec. de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; vereador Jefferson do Caminhão do Lixo, todos do grupo de gestores, administradores públicos e Legislativo.

Manoel Vicente dos Santos, da Assoc. Moradores Vila das Artes; Francisco Gomes de Assis, do Movimento Terra Nossa; Emilia Patrícia Celestino dos Santos, da Assoc. Mulheres em Ação, integraram o grupo movimento popular. Hillmann Carlos Henrique Albrecht, presidente da Acise, representou o segmento empresarial. Carlos Gomes Batista, do Sindicato dos Químicos, respondeu pelo segmento trabalhadores.

Vanessa Hager Selegrine, do Instituto Embu de Sustentabilidade, representou OnGs com atuação na área de desenvolvimento urbano. Edgard Moacyr Fischer, da Associação de Engenheiros de Embu (Aeate), respondeu pelo segmento entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa e conselhos profissionais.

Elke Lopes Muniz

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.