Embu das Artes sedia encontro de catadores de material reciclável da região oeste de São Paulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 22/05/2013

A Prefeitura de Embu das Artes em parceria com o Instituto ECOAR para a Cidadania e a Unisol Brasil promovem evento para lançamento do projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da Região Metropolitana Oeste de São Paulo”. A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) patrocinam o encontro que acontece no Parque do Lago Francisco Rizzo durante todo o dia 24/5.

Ao longo do encontro haverá também uma palestra sobre Economia Solidária com a participação do secretário nacional de Economia Solidária , economista e professor Paul Singer, autor e co-autor de mais de 20 livros sobre economia.

Embu das Artes, Cotia, Itapevi, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra, Osasco, Itapecerica da Serra, Carapicuíba, Jandira e a região oeste da cidade de São Paulo participam do projeto que dará formação para mais de 800 catadores dessas localidades. Serão trabalhados diversos temas entre eles o cooperativismo, as questões das doenças do trabalhador, autogestão, questões administrativas, operacionais e ambientais entre outras.

A Unisol é uma central de cooperativas e empreendimentos solidários com fins não econômicos que atua em âmbito nacional. O Instituto ECOAR para a Cidadania é uma organização da sociedade civil de interesse público, sediada na cidade de São Paulo e formada por profissionais, estudiosos e ambientalistas que elaboram e implementam programas e projetos de educação para sustentabilidade.

Durante o encontro, haverá uma assembléia de constituição da Cooperativa de Segundo Grau da Rede Verde Sustentável, que tem como foco em novos cooperados e na comercialização de materiais reciclados.

Embu das Artes já tem sua cooperativa. O Programa de Coleta Seletiva e a Cooperativa de Reciclagem de Matéria-prima de Embu (Coopermape) começou em 1997 quando um grupo de catadores que trabalhava no aterro sanitário iniciou as atividades que continuam até hoje, beneficiando mais de 40 pessoas.

Lançamento do Projeto “Fortalecimento e Organização dos Catadores de Material Reciclável da região metropolitana oeste de São Paulo

Data: 24/5

Horário: 9 às 18h

Local: Pq. do Lago Francisco Rizzo – Rua Alberto Giosa, 320, Quinhaú

Confirmar presença pelo email: marione@ecoar.org.br ou pelo telefone: 3129-5765

Sandra Martins

Comentários