Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Fundo previdenciário dos funcionários de Embu das Artes

Por Márcio Amendôla | 4/05/2010

6.jpg

Fundo de Previdência EMBUPREV é aprovado pela Câmara de Embu

Em sessão extraordinária realizada na Câmara Municipal de Embu das Artes no dia 10 de março a lei complementar n° 138/2010 foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e sancionada pelo prefeito Chico Brito no dia 12.

A lei dispõe sobre a reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, dos Servidores Públicos do Município de Embu, bem como da criação do Fundo Especial de Previdência Social denominado EMBUPREV.

O prefeito justificou a apresentação do projeto considerando-se necessário reestruturar a Unidade Gestora Única do Regime Próprio da Previdência Social – RPPS dos servidores públicos municipais, em obediência ao artigo 40 da Constituição Federal com redação dada pelas Emendas Constitucionais números 20, de 15/12/1998, e 41, de 19/12/2003.

Considerou também especificamente a Lei Federal 9.717, de 27/11/1998, que dispôs sobre regras gerais aplicáveis à organização e funcionamento dos regimes próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como a Orientação Normativa SPS nº 02, de 31/03/2009.

O prefeito acredita que a Unidade Gestora Única do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS dos servidores públicos da cidade deverá ser criada sob regime jurídico de Fundo Especial, mas adequado à realidade do Município, integrando a estrutura centralizada da Administração Pública Direta do Município e caracterizando-se pela autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Foi considerado que o Fundo Especial terá sua estrutura de governança formada por um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva, dos quais participarão servidores públicos estatutários do Município.

O EMBUPREV terá por finalidade a administração, o gerenciamento e a operacionalização do Regime Próprio de Previdência Social – RPPS de nosso município, incluindo as atividades de arrecadação e gestão dos recursos previdenciários, bem como a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios.

Considerou que a instituição do EMBUPREV é medida indispensável para a obtenção do Certificado de Regularidade Previdenciária – C.R.P., instituído pelo Decreto Federal nº 3.788, de 11 de abril de 2001, documento que atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei Federal nº 9.717, e 27 de novembro de 1998.

A eventual suspensão do Certificado de Regularidade Previdenciária – C.R.P., implicará na suspensão das transferências voluntárias de recursos pela União ao ente federado (município), além de impedi-lo de celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, obter empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta ou indireta da União, e ficarão igualmente suspensos os empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais e, ainda, a compensação previdenciária.

“A medida se reveste de relevante mudança na filosofia da gestão previdenciária, por meio da centralização e especialização desta atividade, aliada à adequação das regras da legislação de benefícios previdenciários aplicáveis aos servidores públicos”, justificou o prefeito.

Conheça o EMBUPREV:

A Lei Complementar 138/2010 aprovada pelos vereadores visa garantir meios de subsistência aos Servidores Municipais nas hipóteses de doença, invalidez, idade avançada, reclusão e morte (Art. 2º, inciso I), e proteção à maternidade e à família (Art. 2º, inciso II).

A filiação ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores - RPPS é compulsório (Art. 3º, inciso I), e municipaliza os recursos previdenciários recolhidos dos trabalhadores (Art. 3º, inciso VIII).

Foi também criado o EMBUPREV – Fundo Especial de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Embu, vinculado à Secretaria Municipal de Administração (Art. 5º), que será responsável pela arrecadação e gestão dos recursos previdenciários dos servidores públicos municipais, bem como a concessão, o pagamento e a manutenção dos benefícios (Art. 6º, inciso I).

Do Conselho de Administração participarão 03 (três) representantes dos servidores públicos efetivos, eleitos diretamente; 01 (um) representante dos servidores inativos, também eleito diretamente; 01 representante da administração municipal, de livre nomeação pelo prefeito, e um representante da Câmara Municipal, de livre nomeação pelo presidente do Legislativo Municipal (Art. 10).

O mandato dos representantes é de 4 (quatro) anos, com direito a uma única recondução, e o Conselho de Administração terá um presidente, um vice-presidente e um secretário eleitos entre seus pares (Art. 10, parágrafos 1º e 2º).

A Diretoria Executiva, toda nomeada pelo prefeito, terá um Presidente (com salário equivalente ao de um Secretário Municipal), um Diretor Administrativo/Financeiro, e um Diretor de Previdência (Art. 17 e incisos, e Art. 19 e parágrafos), sendo que o presidente poderá ser ocupante de qualquer cargo (inclusive comissionado), mas os dois outros diretores deverão ser escolhidos entre servidores de provimento efetivo e estáveis.

Os recursos do EMBUPREV serão obtidos através da retenção e repasse mensal e integral dos valores e contribuições devidas pelos segurados ativos, inativos e pensionistas (Art. 38, inciso II), sendo as fontes de receita do mesmo, além das Contribuições Previdenciárias pagas pelos Servidores da Prefeitura, Câmara, Autarquias e Fundações Municipais, as receitas decorrentes de aplicações financeiras e receitas patrimoniais (Art. 45), ou seja, o dinheiro recolhido mensalmente dos trabalhadores poderá ser aplicado no mercado financeiro ou cedido por empréstimo, a juros, para que, em tese, o patrimônio financeiro dos trabalhadores seja aumentado.

A contribuição patronal será de 14,38% sobre os salários, sendo que novas alíquotas adicionais serão aplicadas, ano a ano, para que seja coberto o déficit atuarial, com valores entre 0,62% (2010 e 2011), e 9,35% (2010 a 2044), em escala progressiva (Art. 46).

Texto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Embu

21/11/2017

Justiça decreta prisão de Walter do Posto e outras 8 pessoas em Embu-Guaçu

Policiais do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Taboão da Serra,...

15/11/2017

Analice Fernandes volta a presidir Alesp e marca a história das mulheres

Depois de marcar a história de Taboão da Serra como a 1ª mulher eleita deputada estadual,...

14/11/2017

Analice Fernandes reforça ações de combate a violência contra a mulher

A deputada estadual, Analice Fernandes, que assumiu pela segunda vez a presidência da Assembleia...

14/11/2017

Fórum em Taboão discute as demandas para melhorar a acessibilidade no município

A Câmara Municipal de Taboão da Serra foi palco no sábado (11) do “2º Fórum de Acessibilidade,...

11/11/2017

Presidente da OAB –SP recebe título de Cidadão Taboanense na Câmara

O advogado Dr. Marcos da Costa, presidente estadual da Ordem dos Advogados do Brasil seção São...

10/11/2017

Vem ai a 5º ação do Prefeito no seu bairro no Jr. Santo Eduardo

Neste  sábado, 11/11, à partir das 09:00 horas, com saída da Rua Panorama o Jd. Santo Eduardo...

08/11/2017

Jorge Costa recebe Campos Machado e comitiva regional em Itapecerica da Serra

O deputado estadual Campos Machado, PTB, foi recebido com festa em Itapecerica da Serra na noite...

02/11/2017

Câmara fará Sessão Solene pra entregar título ao presidente da OAB

A Câmara Municipal de Taboão da Serra realiza na terça-feira, 7, às 19h, a Sessão Solene para a...

01/11/2017

Vereadores debatem ideologia de gênero e Nóbrega comemora fala do prefeito

Os vereadores de Taboão debateram na sessão desta terça-feira, 31, a ideologia de gênero, com...

31/10/2017

Evento no Parque das Hortênsias encerrou Outubro Rosa em Taboão

Num animado evento no Parque das Hortênsias, a prefeitura de Taboão da Serra encerrou em grande...

21/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

21/11/2017

Nova fase da Lava Jato investiga corrupção na Transpetro; alvo é um ex-gerente

A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (21) oito mandados de busca e apreensão, cinco de condução...

21/11/2017

Presídios terão banco de dados sobre situação de detentos

Um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai reunir as informações...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.