Conferência da Cidade discute moradia, mobilidade e desenvolvimento urbano em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

Temas como moradia, mobilidade urbana, meio ambiente e desenvolvimento foram debatidos durante a 3ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no sábado, 18, no Cemur, em Taboão da Serra. O foco da conferência é permitir o debate sobre os temas propostos e apontar possíveis alternativas aos mesmos, permitindo a interlocução entre os gestores com os segmentos que compõem a sociedade. A meta é avançar na construção da política municipal, estadual e nacional de desenvolvimento. A 3ª Conferência Municipal é preparatória para a Estadual e a  5ª Conferência Nacional.

O professor  arquiteto Pedro Tadei Neto apresentou ao público uma nova maneira de “enxergar” o município, por meio da criação de polos de desenvolvimento regionais, facilitando o acesso das pessoas aos serviços mais próximos de onde elas vivem de forma a facilitar a mobilidade urbana. Logo depois dele o representante do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, Benedito Barbosa, discorreu sobre os desafios que a cidade e a região terão que encarar nos próximos anos. 

 Durante a conferência o prefeito Fernando Fernandes defendeu uma postura mais séria em relação ao adensamento populacional na cidade e a preservação das poucas áreas existentes para promover o desenvolvimento. Declarou que pretende apresentar alterações ao Plano Diretor, a fim de garantir um caráter mais desenvolvimentista do que habitacional.

Fernando Fernandes revelou que a prefeitura está contratando uma empresa para fazer o cadastramento do município para mapear a realidade, rever a Planta Genérica de Valores (PGV), visando reduzir o IPTU e logo depois apresentar alterações ao Plano Diretor.

 “Se continuarmos deixando o adensamento correr solto não teremos mais solução para os problemas. Vamos encarar o Plano Diretor com enfoque mais desenvolvimentista do que habitacional”, afirmou Fernando Fernandes, explicando que o propósito da conferência é debater os temas que interferem no cotidiano da cidade.

 À imprensa o prefeito declarou que a cidade vai acender o sinal vermelho para os empreendimentos imobiliários. Disse que vai priorizar àqueles voltados para público com maior poder de consumo, como forma de fomentar o comércio e a economia local. 

 “Lógico que não podemos inibir a vinda de empreendimentos que atraiam população economicamente ativa capaz de movimentar o comércio e os serviços da cidade”, alertou.

Fernando Fernandes lamentou a pequena participação dos moradores na Conferência. Ele lamentou que durante a explanação sobre mobilidade urbana, por exemplo, boa parte dos participantes acabou deixando o local. Após as duas palestras os participantes se dividiram em quatro grupos temáticos. Logo depois aconteceu a escolha dos delegados que vão representar Taboão da Serra na etapa Estadual, onde serão escolhidos os delegados que vão participar da Conferência Nacional das Cidades.




Comentários