Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cultura

Festa da Santa de Cruz inova com show no Parque Rizzo em Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 20/05/2013

santa_450

Sandra Pereira Zé Geraldo empolgou público no encerramento da Festa de Santa Cruz do Embu 

A mistura do rock com a música caipira de raiz encerrou em grande estilo neste domingo, 19, a Festa da Santa Cruz de 2013 de Embu das Artes, com a apresentação do cantor Zé Geraldo. Ele é considerado um dos principais cantores e compositores do folk brasileiro. Tem mais de 30 anos de carreira e quase 20 discos lançados. O público cantou junto com Zé Geraldo sucessos que marcaram a carreira dele como Reciclagem, Senhorita, Olhos Mansos e Milhos aos Pombos, Cidadão, Estradas, Terceiro Mundo e muitos outros. A noite fria não esfriou o ânimo dos participantes. Também passaram pelo palco as duplas Marcos e Ivan,Wagner e Valmir, Matheus Minas, Luiz Augusto e Gabriel, além da Congada São Bernardo do Campo, Folia de Reis (Marajoara/ Embu das Artes), Adoradores Mirins da EM Prof. Mauro Ferreira e Jongo. Veja fotos aqui.

Como acontece tradicionalmente a festa de Adoração à Santa Cruz reuniu festeiros de várias cidades durante a abertura na última sexta-feira, 17. O evento é o mais tradicional do município e figura entre os mais antigos do Estado. Tem valor cultural inestimável e mantêm acesa a tradição religiosa e musical comuns às cidades que integram o cinturão jesuítico paulista.

Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, acendem velas, cantam e dançam em adoração a ela. Um dos momentos mais bonitos da festa é o levantamento do mastro, que vem acompanhado pelas tradicionais danças, cantorias e dança da fita no mastro erguido no centro do terreiro onde os festeiros se reúnem. As bandeirolas coloridas já foram retratadas em milhares de pinturas características dos artistas de Embu. 

A principal novidade deste ano da festa foi a realização do show de encerramento no palco montado pela empresa Recon eventos, no Parque Rizo. A primeira parte da festa aconteceu no memorial Sakai, onde tradicionalmente era realizada. Já o encerramento ocorreu no Parque Rizzo, por medida de segurança, segundo o secretário de Cultura de Embu das Artes, Alan Leão. De acordo com ele esse ano a pasta inaugurou na festa um modelo de parceria com a iniciativa privada para a realização de eventos públicos.

 “Depois da tragédia que ocorreu em Santa Marina o Corpo de Bombeiros está mais criterioso na liberação dos alvarás de funcionamento. No local antigo a gente não poderia ter barracas e por isso resolvemos trazer a festa para cá. Tivemos o apoio da empresa Recon e conseguimos proporcionar a todos os nossos visitantes uma linda festa”, afirmou, acrescentando que a segurança, o palco, sistema de iluminação e as barracas de alto padrão foram outros diferenciais. “Nós usamos o recurso público para fomentar a produção cultural, para realizar shows como esse contamos com a parceria da Recon”, comemorou Alan Leão.

O empresário Naldo Sales disse que a Recon cedeu a estrutura para realizar a festa de Adoração à Santa Cruz por acreditar na cidade e na política municipal de cultura. Ele destacou que a experiência foi amplamente positiva e já anunciou que em 2014 a empresa irá disponibilizar uma estrutura ainda maior para realizar a tradicional festa. “A Recon vai fazer a festa de Santa Cruz de Embu ser cada dia melhor”, prometeu.




Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.