Elevação do asfalto e canalização promete acabar enchente na divisa de Embu de Itapecerica

Por Sandra Pereira | 16/05/2013

Seguem em ritmo acelerado as obras nas margens da rodovia Régis Bittencourt, no Jardim Pinheirinho, entre as cidades de Embu das Artes e Itapecerica da Serra. Há vários anos os moradores da região enfrentam as enchentes e a falta de segurança no trânsito local, que frequentemente é palco de acidentes graves. A expectativa da população local é de que as obras tragam mais segurança ao tráfego de pedestres e veículos, além de acabar com os alagamentos constantes na rodovia. Equipes do departamento de transito das prefeituras de Embu das Artes e Itapecerica acompanham a realização das obras, que segue para a etapa final.

A obra de infraestrutura no Pinheirinho consiste na canalização de parte do córrego que corta o bairro, a implantação de galeria pluvial e a elevação do asfalto em pouco mais de 1 metro de altura.  As obras estão sendo feitas em conjunto pelo Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER) e a autopista Régis Bittencourt. Ambas assumiram a parte que lhes compete visando à solução do problema das enchentes que anualmente afeta a vida da população local.

Quem vive no bairro há mais tempo acumula histórias de alagamentos que deixaram a Régis Bittencourt intransitável por horas causando gigantescos congestionamentos.  Outro problema grave na região é a falta de segurança. O local é alvo constante da ação de criminosos.

O DER assumiu a construção da galeria pluvial num trecho de 800 metros e a elevação da pista. Já a autopista vai cuidar do desassoreamento do córrego, para reduzir o risco de alagamento na pista. Equipes das prefeituras de Embu e de Itapecerica apóiam as obras auxiliando o controle e liberação de veículos.

Quando a obra for finalizada o Pinheirinho passará a contar com um novo acesso que permite a saída de Itapecerica com destino à Embu das Artes e pista de retorno para a Régis Bittencourt. Também deve significar o fim das enchentes que causam reclamações entre os moradores.

Há poucos quilômetros do Pinheirinho, em outro trecho onde a autopista Régis Bittencourt elevou a pista, os alagamentos constantes deixaram de acontecer.

Comentários