Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Sabesp inicia obra que vai tratar o esgoto de 3 milhões de pessoas e ajudar a despoluir o Tietê e o Pinheiros

Por Outro autor | 16/05/2013

noname

DivulgaçãoEstação de Tratamento de Esgoto Barueri será ampliada para receber afluente

A Sabesp acaba de iniciar uma das principais obras do Projeto Tietê. É a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Barueri, a maior unidade de tratamento de efluentes da América Latina. O investimento contribuirá para a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, além de diversos córregos da zona oeste da capital e da Grande São Paulo.

O empreendimento fará com que a capacidade da ETE salte dos atuais 9.500 litros por segundo de esgoto tratado para 16.000 litros por segundo. Assim, a unidade, que já trata os esgotos de 4,5 milhões de pessoas, passará a atender mais 3 milhões de moradores de São Paulo, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra. A obra vai garantir mais saúde e qualidade de vida para a população, além de melhorias ambientais nas nove cidades.

Serão construídos seis tanques de decantação primária, oito tanques de aeração, seis decantadores secundários, quatro tanques de adensamento de lodo por gravidade e novas grades para esgoto bruto, lodo primário e secundário. Além disso, a unidade ganhará sistema de desidratação de lodos por centrífugas e um sistema de aquecimento de lodo por processo termofílico.

O investimento de R$ 390 milhões faz parte da terceira etapa do Projeto Tietê e é fundamental para a despoluição dos rios da Região Metropolitana de São Paulo. Isso porque a maior parte das obras em andamento da Sabesp vai enviar o esgoto coletado para a ETE Barueri. Isso acontecerá com os efluentes de bairros como Jaguaré, Panamby e Real Parque, na zona oeste da capital.

A Sabesp já está em fase de captação de recursos e elaboração de projetos para a quarta e última fase do Projeto Tietê. Esta será concluída no final da década, quando a Sabesp se tornará a primeira empresa de saneamento do Brasil a garantir 100% de coleta e de tratamento de esgoto nas áreas regulares das cidades em que atua, incluindo a capital. A companhia opera em 364 municípios do Estado e já universalizou o saneamento em 193.

Despoluir o Tietê: compromisso de todos

Além do Projeto Tietê, é muito importante que outras ações sejam feitas. A poluição dos rios da Grande São Paulo vem também do lixo jogado nas ruas ou mal varrido, das ligações clandestinas de esgoto nas galerias de água de chuva, dos objetos atirados nos córregos. Nas cidades onde a Prefeitura cuida do esgoto, é necessário que todo o material seja coletado e tratado – ou o rio continuará poluído.

O Tietê Vivo é um compromisso de todos nós. E é também o mote de uma campanha promovida pela Fundação SOS Mata Atlântica que pode ser conferida na página http://pt-br.facebook.com/notes/tiet%C3%AA-vivo/manifesto-tiet%C3%AA-vivo/218410121551414 ou em www.facebook.com/TieteVivo.

ETE Barueri, 25 anos

O início da ampliação coincide com o aniversário de 25 anos da Estação de Tratamento de Esgotos Barueri. Projetada na década de 1970, a ETE entrou em operação em maio de 1988, então com capacidade para tratar 7.000 litros por segundo de efluentes. É a maior planta de tratamento de esgotos da América Latina.

A ETE Barueri é parte fundamental do Projeto Tietê. Em 1992, quando começou o planejamento do programa, foi definido que a Sabesp trabalharia com cinco grandes estações na Região Metropolitana de São Paulo. O esgoto coletado da maioria das cidades atendidas pela companhia passou então a ser bombeado até essas cinco unidades (além de Barueri, existem as ETEs ABC, Parque Novo Mundo, São Miguel e Suzano).

Essa estratégia foi adotada por causa das características da Grande São Paulo, onde a ocupação urbana é desordenada e não há uma divisa clara entre a maior parte das cidades. Assim, o dinheiro que estava sendo investido seria mais bem aproveitado com as grandes estações, que receberiam os esgotos das grandes tubulações que percorrem vários bairros ou até mesmo mais de um município.

Em 1998, durante a primeira etapa do Projeto Tietê, a ETE Barueri teve sua vazão aumentada para os atuais 9.500 litros por segundo. Agora, na terceira fase do programa, chegará a 16.000 litros por segundo.

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

26/04/2017

Bom Prato de Taboão abre as portas superando expectativas e com elogios

O restaurante popular Bom Prato Taboão da Serra abriu suas portas ao público nesta quarta-feira,...

25/04/2017

Conseg Monte Alegre fará reunião no Intercap para debater segurança na região

Instrumento importante de participação popular em favor da Segurança Pública a reunião mensal da...

22/04/2017

Engenheiro  desaparecido em Itapecerica da Serra é localizado em Curitiba

O engenheiro Cláudio Silvestre Rodrigues, morador de Itapecerica da Serra, que estava...

21/04/2017

Família de engenheiro de Itapecerica cria força tarefa para localizá-lo, ajude!

Uma verdadeira força tarefa formada por familiares, integrantes da Polícia Militar e da Guarda...

16/04/2017

Taboão da Serra realizou 61ª encenação da Paixão de Cristo com inovações

O público emocionado e atento assistiu a 61ª encenação da Paixão de Cristo de Taboão da Serra,...

13/04/2017

Joice Silva e Johnatan Noventa visitam Casa dos Velhinhos Santa Terezinha

“Aqui é um cantinho de céu. E aquelas duas moças são dois anjos”. Foi com essa frase, dita com...

13/04/2017

Nova balada sertaneja em Taboão estreia com show de Helena

Um dos bares mais agitados de Taboão da Serra, localizado Rua José Maria, 123, no Parque...

10/04/2017

3º Encontro de Autismo em Taboão teve público recorde e palestras de alto nível

Com participação de público recorde, palestras de nível elevado e a presença maciça de...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.