Arte-Educadores da Prefeitura usam cultura para formar cidadãos críticos

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 15/05/2013

Levar cultura de qualidade à população de forma democrática e acessível é objetivo de toda Administração Pública séria. Em Itapecerica da Serra, a Prefeitura conta com uma equipe competente de 20 arte-educadores, que representam peça chave para essa missão. São profissionais talentosos, integrantes da Secretaria de Cultura, cujo nobre ofício é ensinar artes plásticas, dança, teatro e música aos moradores dos quatro cantos do município.

Os Espaços Culturais do Jardim Jacira, Branca Flor, Parque Paraíso e Valo Velho, além do Auditório da Secretaria de Cultura e Biblioteca Central, recebem aulas de violão, teatro, cavaquinho, artes plásticas, teclado, bateria, flauta, flauta transversal, clarinete, sax alto, sax tenor, orquestra, sopro, teoria, dança contemporânea, percussão, canto e coral, violino e violoncelo. Tudo de graça, proporcionando ao aluno um enriquecimento cultural que ele levará para o resto da vida.

O prefeito Chuvisco e a vice Regina Corsini apoiam as ações da Secretaria de Cultura e vêem no ensino uma ferramenta para mudar um cenário socialmente desfavorável. “O desenvolvimento cultural faz com que o cidadão se sinta inserido na sociedade em que vive e construa sua formação enquanto ser crítico e pensante”, defende Chuvisco.

Para o professor de artes plásticas da Prefeitura Celso Matias, “a importância existe em fomentar nos jovens uma gama de situações críticas e de formação de opinião para uma discussão pessoal, intelectual e urbana.”.

Essa missão tão ilustre deixa os profissionais especialmente realizados. “Não há nada mais gratificante do que ver alunos desenvolverem o senso crítico, a sensibilidade artística e a capacidade de expressão. Valores estes que certamente refletem no seu entorno social e ajudam na construção de uma cidade muito mais rica culturalmente”, avalia Caio Victor, que ensina violão nos Espaços Culturais da Prefeitura.

Em reunião com os arte-educadores do município, Regina Corsini não poupou elogios ao trabalho deles. “Vocês são riquíssimos como arte-educadores. O talento que passam para a comunidade é super importante”, disse a vice-prefeita. Ela também falou sobre a importância da utilização da Cultura no auxílio a grupos que estão em situação de vulnerabilidade.

A professora de teatro Tânia Granussi concorda com a função social do trabalho e vai além. Defende que “o teatro promove a aquisição de várias habilidades para a vida em comunidade. Entre elas, a aquisição de respeito às diferenças, o exercício da alteridade, a afirmação da identidade pessoal e a compreensão do próprio corpo, como elemento de interferência e compreensão do mundo.”

Já a arte-educadora Lucimeire Monteiro analisa a função inclusiva da cultura na sociedade. “Sentir-se pertencente do que se faz é um grande valor para uma pessoa. Poder fazer parte seja como ouvinte, atuante ou mesmo olheiro da sua cultura local é ser contemplado daquilo que já existe em cada um, sua origem, sua raiz. Despertar esses interesses é um dos motivos da importância e valorização da cultura no município”, explica a professora de dança contemporânea.

Os cursos oferecidos nos Espaços Culturais estão com vagas abertas. Os interessados devem procurar uma das unidades culturais ou entrar em contato pelo telefone 4667-9992.

Confira abaixo a lista dos arte-educadores da Prefeitura.
Nome / especialidade e formação

Alessandro Goivinho Violão Músico

André dos Anjos Teatro Formado pela Escola de Comunicação e Artes RecriArte, está cursando 6º Semestre de Artes Visuais na Universidade Ítalo Brasileiro. Prêmio de melhor diretor e segundo lugar com a peça “Tremembé Jones contra Kong-Kong” no Mapa Cultural Paulista 2005. Dirigiu e atuou em diversoss espetáculos

Antonio Fernando Souza Cavaquinho Formado pela UNESP, USP, Universidade Livre de Música (ULM) e Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), atua como músico profissonal e leciona há mais de 14 anos. Já estudou e tocou com personalidades do mundo da música do cenário nacional e inclusive fora do País (Argentina)

Caio de Oliveira Violão Formado em Música pela Universidade Estadual Paulista, atualmente faz pós-graduação como aluno especial. Também estudou no conservatório Villa Lobos, Universidade Livre de Música e Escola Municipal de Música de São Paulo. Participou de master classes com grandes nomes do violão mundial.

Celso Matias Artes Plásticas Mestre em Artes pelo Depto de Artes Plásticas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Atuou como professor na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Governo do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia

Davi Soares Teclado Músico

Edson Ota Bateria Formado em Bateria pela Faculdade de Artes Alcântara Machado, participou da gravação do CD para o festival de Música da Rede Globo e para o Prêmio Visa de Música Instrumental da Rádio Eldorado FM. Participou de turnês com As Marcianas, Victor & Leo e do cantor e compositor Peninha

Francisco Macedo Flauta Músico

Frederico da Costa Violão Formado pela Universidade Livre de Música Tom Jobim em Violão Popular, Percepção, Contraponto, História da Música Popular Brasileira, Harmonia, Orquestração e Arranjo, atua como músico profissional desde 1977 e já trabalhou com artistas como Paulinho da Viola, Lenine, Jair Rodrigues, entre outros.

Hamilton Oliveira Flauta Transversal, Clarinete, Sex Alto, Sex Tenor Formado em Música (Clarinete) pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, tem cursos de Aperfeiçoamento Artístico-Musical, Técnicas de Musicalização, Regência e Rítmica Dalcroze. Participou como clarinetista da Banda Jovem e da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

José Antunes Filho Orquestra Formado em Composição e Regência pela Faculdade de Música Carlos Gomes, com curso de Aperfeiçoamento para Regentes de Corais na ECA-USP. É Maestro do Coral OAB-CAASP na Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e maestro da OABAND-BigBand da OAB-SP

José Carlos Pardines Sopro Músico

Leonardo de Medeiros Teoria Com licenciatura em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes; tem especialização em Violão Erudito, Violão Popular e Orquestração pela Universidade Livre de Musica Tom Jobim. Já se apresentou no Credicard Hall, Sala São Paulo, entre outros. É diretor musical e arranjador.

Lucimeire Monteiro Dança Contemporânea Bailarina, coreógrafa e arte-educadora, graduada em Educação Física pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Tem curso de extensão “Prática e Reflexão da dança na Contemporaneidade” pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como bailarina no filme “Brincante” de Walter Carvalho.

Luiz Gustavo Tavaszi Percussão Formado pela Universidade Livre de Música Tom Jobim, Instituto Cultural Famodu Konatê e Conservatório Gang Musical SP, atua como percussionista desde 1999, acompanhando diversas bandas. Já se apresentou em locais como Café Piu-Piu e Galpão Fábrica Barra Funda e nas Escolas de Samba Tom Maior e Águia de Ouro.

Marina Sachico Artes Plástica Formada em Artes Visuais pela Faculdade Montessori e em História pela Universidade de Santo Amaro, tem Curso de Pintura em Tela com a artista Ingá Maria Matz, Ateliê Fernando Madalena e Curso Técnico em Pintura em Tela na Escola de Arte São Paulo

Nilcélia Carneiro Canto e Coral Formada em Música – Canto pela Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (FITO), tem curso de Regência Coral pela Universidade Livre de Música e Violão Erudito pela UNASP. Regente em vários encontros de corais na Grande São Paulo, deu aula no Conservatório Tom Jobim, Unifieo, Escola de Música Teclart, entre outros.

Orlando Novaes Violino - Músico

Tânia Granussi Teatro - Graduada em artes cênicas pela Unicamp, tem 22 anos de experiência como atriz e 18 anos de atividade docente. Atuou como atriz junto a companhias profissionais como Os Sátyros, Os Fofos, Ágora e Cia da Tribo. É atriz do filme “Febre do Rato”, considerado melhor filme de 2012 (Prêmios APCA, Abraccine, Cinesesc)

Wellington Bezerra Violoncelo - Cursou violoncelo e teoria na Universidade Livre de Música, Escola de Música Criar e Tocar e Academia Adventista de Arte (ACARTE); atualmente estuda Música na UNIESP. Se apresentou na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Baccarelli, Projeto Criar e Tocar, UNASP, entre outras


Comentários