Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Embu das Artes registra 33 casos de Dengue, Taboão 29 e Itapecerica um

Por | 13/05/2013

chico_1

DivulgaçãoChico Brito também participou da megaoperação em bairros da cidade

Os meses de mais incidência de contrair a Dengue já acabaram, apesar disso as vigilâncias sanitárias das cidades de Itapecerica, Embu das Artes e Taboão da Serra continuam realizando mobilizações contra a doença e conscientizando os moradores sobre os sintomas e como é possível prevenir a Dengue.

Até o momento, somente um caso de Dengue foi confirmado na cidade de Itapecerica, quinze casos foram detectados, sete descartados e outros sete esperando diagnostico. Já em Taboão 29 pessoas foram diagnosticadas com a doença. Deste número, seis casos foram contraídos na cidade e vinte e três importados, segundo a secretária de Saúde, Raquel Zaicaner. Embu das Artes, por sua vez, registrou até o momento 33 casos da doença. 

De acordo com Milton Parron, diretor da Zoonoses de Taboão, 70% dos criadouros estão nos quintais das residências, por este motivo é fundamental a parceria dos moradores com o poder público. Ele pontuou que os dois principais bairros que já têm registro de moradores com a doença é o Jardim América e o Suiná.

A cidade realizou no ultimo sábado, dia 11, uma megaoperação nas 20 regiões administrativas de Embu das Artes para alertar os moradores sobre a importância de se combater a dengue. O prefeito Chico Brito distribuiu panfleto educativo aos comerciantes do Parque Pirajuçara e afirmou que, mesmo sendo uma das cidades do Brasil com menor número de casos confirmados Embu das Artes está empenhada na luta para zerar esse índice. “Estamos dando exemplo e passando nos bairros mesmo sem ser ano eleitoral. A campanha será permanente e tenho certeza que teremos a colaboração de todos” – declarou.

As equipes entregaram material informativo porta a porta, deram orientações de como identificar focos do mosquito da dengue, falaram sobre os sintomas da doença e de como devem agir em caso de suspeita. Os grupos passaram em de 50 mil lugares, entre residências e comércios. Participaram da megaoperação vereadores, o vice-prefeito Natinha, a secretária de Saúde, Sandra Magali e cerca de 700 servidores municipais.

Na próxima sexta-feira, 17/5, às 17h30, todos os servidores envolvidos na causa participarão de uma avaliação da ação na casa de shows O Caipirão. A ideia é que, a partir de 18/5, cada grupo monte o seu calendário de reuniões a serem realizadas nas suas comunidades, apresentando vídeo e com o compromisso de dar continuidade à investida contra a dengue.

Entre as ações para combater a doença, nas cidades, estão a verificação de caixa d’água e fornecimento de capas, orientação das equipes médicas e de enfermagem para o diagnóstico precoce e tratamento eficiente, além de bloqueio nas regiões com os casos.

Os casos de dengue contraídos na cidade de São Paulo foram 449 contra 358 no mesmo período em 2012. De acordo com a secretaria, houve uma morte causada pela dengue este ano na capital paulista.

Entre os bairros com maior número de casos em 2013 estão Jardim Ângela, Capão Redondo, Campo Limpo, na Zona Sul. O mês em que houve o maior aumento foi fevereiro 139 no mesmo mês em 2013.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Embu das Artes 


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.