Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Antena vai receber 7 leitos de UTI e mudar concepção de pronto socorro para hospital

Por Sandra Pereira | 13/05/2013

visita

Sandra PereiraÉrica da Enfermagem, Ronaldo Onishi, o diretor médico Luiz Felipe, a secretaria Raquel Zaicaner, Marcos Paulo e o vereador Cido estiveram em todos os setores do Antena 

Depois de mudar a gestão do Pronto Socorro do Antena a Secretaria Municipal de Saúde prepara a implantação de sete leitos de Unidade de Terapia Intensiva e Clínica Médica no local. A meta é mudar o conceito do Antena, transformando a unidade num hospital de pequeno porte. A maternidade também vai passar por mudanças e ganhar uma entrada individual.  Um corredor sem utilização será transformado numa área para os funcionários lotados no Antena. Todas as mudanças já fazem parte da proposta piloto que a Sociedade Paulista de Medicina (SPDM) pretende implantar em Taboão da Serra. 

Logo na entrada do Antena um banner indicando os critérios para a ordem do atendimento chama a atenção. A explicação sobre a classificação de risco nem sempre agrada os pacientes e as reclamações são constantes. Mas, a classificação visa garantir o atendimento ágil aos pacientes de média e alta complexidade, ou seja, com maior risco de morte. Ao chegar no Antena os pacientes recebem uma etiqueta nas cores vermelho, amarelo, verde e azul. A cor vermelha garante atendimento imediato. A amarela indica necessidade de avaliação. Já as cores verde e azul significam que o paciente pode demorar mais para ser atendido.

risco

Veja a tabela de classificação de risco exposta na entrada do Antena  

Todas as mudanças foram apresentadas na última semana aos vereadores Cido, Marcos Paulo, o Paulinho, Dr. Ronaldo Onishi e Érica da Enfermagem, durante vistoria surpresa que eles realizaram na unidade. Os quatro estiveram em todas as salas e setores do Antena. Conversaram com pacientes e funcionários, tiraram dúvidas, ouviram relatos sobre como estava o atendimento e como funcionava administração.  A visita deles foi acompanhada pela secretaria de Saúde Raquel Zacainer, e o diretor médico do Antena, Luiz Felipe. Um dos setores que mais impressionou a comitiva foi a rouparia que agora recebe roupas e cobertores lavados e embalados de acordo com todos os protocolos de segurança do setor. 

De acordo com o diretor médico, Luiz Felipe, especialista em UTI é um dos maiores entusiastas da proposta de implantar os leitos de UTI no Antena. De acordo com ele a unidade passará a dar uma resposta mais eficiente aos casos de pacientes com indicação de tratamento intensivo, ao mesmo tempo em que contribuirá para reduzir a demanda de leitos de UTI no Hospital Geral do Pirajussara (HGP).

“Taboão ainda tem características típica de cidade dormitório, onde os picos de demanda ocorrem às segundas-feiras. Fechamos a  estatística do nosso 1º mês com 14.900 atendimentos. Às segundas-feiras tivemos demanda entre 500 a 800 pacientes”, revelou. 

O diretor disse que 85% do total de atendimentos realizados no Antena no mês de abril foi de pacientes de risco que procuraram a unidade em razão de tosse prolongada, gripe, resfriado e outros problemas clínicos. Já 14% da demanda total foi de pacientes que careciam ser melhor avaliados e outros 1% restantes foi de pacientes com risco de morte. 

Para o diretor médico o balanço do primeiro mês de atendimento demonstra que a população precisa mesmo é de atendimento nos postos de saúde. “Esses 85% de atendimento de baixa classificação de risco deixa claro que o problema da saúde está no atendimento de baixa complexidade.  Apenas 15% dos casos que recebemos em abril foi de pacientes de média e alta complexidade, para os quais somos referência. Esses pacientes recebem atendimento ágil os demais demoram porque estão fora da classificação de risco”, apontou. 

Luiz Felipe afirma que nos dias de maior demanda seis médicos atendem à população sendo quatros nos consultórios e outros dois na emergência. 

Rastros da gestão da Iacta no Antena ainda estão por toda a parte

A administração da Organização Social Iacta Saúde na gestão do Pronto Socorro do Antena deixou um verdadeiro rastro de destruição na unidade. Em várias salas é comum encontrar paredes e teto com mofo e pintura descascada. Também há equipamentos abandonados, enferrujados e a sujeira que ficou acumulada no piso deu trabalho para ser removida. Além disso, cadeiras de rodas, macas e até equipamentos que faziam parte do patrimônio teriam desaparecido. Outro fato que chama a atenção no local é um “incêndio” ocorrido dias antes da mudança de gestão que atingiu parte dos prontuários médicos arquivados. 

Na farmácia do Antena o desfalque de medicamentos e a presença de vários remédios com prazo de validade vencidos chamou a atenção dos novos gestores. “Passamos uma semana inteira trabalhando em regime de mutirão somente para organizar o que encontramos aqui. O piso do corredor é azul, mas estava praticamente preto de tanta sujeira”, contou um funcionário que pediu anonimato.  “Estou impressionada. Trabalhei aqui há 10 anos e tudo está exatamente igual ao que era”, disse a vereaora Érica da Enfermagem.

A secretaria de Saúde, Raquel Zacainer, explica que esse será um dos temas tratados a partir de agora entre o município e a Iacta já que o contrato com as Organizações Sociais estabelece que todos os equipamentos adquiridos durante a gestão ficam com a prefeitura. 

“Nós vamos levantar tudo que o Antena tinha de patrimônio antes da chegada da Iacta. Verificar o que foi durante o período do contrato. Tudo isso pertence a prefeitura. Na farmácia, por exemplo, veremos quanto havia em medicamentos e ver quanto ficou. De posse dessas informações faremos um encontro de contas”, relatou.

10/11/2018

Ações de prevenção e conscientização marcam campanha Outubro Rosa de Taboão

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Saúde, realizou diversas atividades da...

01/11/2018

Taboão da Serra sediou o 14º Fórum Regional de Saúde Bucal

Taboão da Serra recebeu o 14º Fórum Regional de Saúde Bucal no auditório da FECAF. O evento...

29/10/2018

Certificação ONA torna Hospital São Francisco referência em cidades da região

Com mais de 20 anos de atuação na área da saúde, o Hospital São Francisco é uma das melhores...

29/10/2018

Multidão caminha no centro de Taboão em alerta contra o Câncer de Mama

Uma multidão animada e consciente, vestida de rosa, tomou as ruas centrais de Taboão da Serra em...

24/10/2018

Priscila Sampaio promove 5ª Caminhada contra o Câncer de Mama em Taboão

A vereadora Priscila Sampaio, do PRB, promoverá no próximo sábado, dia 27, a 5ª Caminhada contra...

24/10/2018

Luzia Aprígio realiza o 8º Pedágio de conscientização de prevenção ao Câncer de

Na manhã do dia 20 de outubro, Luzia Aprígio reuniu amigos e colaboradores para realizar pelo 8º...

23/10/2018

Embu terá multirão de papanicolau na próxima terça-feira, 30

Em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas João Amorim (Cejam), a Secretaria Municipal de...

22/10/2018

Ajude a jovem Mikaele a realizar o sonho de voltar a andar; doe o que puder

Fui ajudar a Mikaele Conceição a conseguir a prótese que ela precisa para andar, mas, no final,...

03/10/2018

Piquenique da inclusão acontece pela 1º vez em Embu

12/11/2018

Moradora do Pirajuçara que estava desaparecida foi encontrada na região do Brás

Amanda Bispo de Oliveira, de 22 anos, moradora do Pirajuçara, em Taboão da Serra, que estava...

12/11/2018

Estação São Paulo-Morumbi começa a funcionar em horário integral

A Estação São Paulo-Morumbi, a mais próxima do município de Taboão até o momento, começou a...

11/11/2018

Taboão registra dois incêndios de grandes proporções em menos de 24 horas

A cidade de Taboão da Serra registrou dois grandes incêndios em menos de 24 horas entre a noite...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.