Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Educação

Professora de Taboão diz sofrer perseguição da direção escolar na Lúcia de Castro

Por Sandra Pereira | 8/05/2013

lucia

Divulgação - GoogleEscola já foi considerada a melhor de São Paulo, mas professores criticam autoritarismo

Uma professora da Escola Estadual Lúcia de Castro Bueno, no Parque Pinheiros, em Taboão da Serra, denunciou estar sofrendo perseguições e humilhações por parte da diretora e da coordenadora da escola. Segundo ela, a coordenadora teria entrado várias vezes em sua sala de aula sem autorização, adotado práticas antipedagógicas como obrigá-la a devolver trabalhos dos alunos e interferir em explicações de exercícios.

A interferência da coordenadora teria levado os alunos a “perder  respeito” pela docente. A professora alega ter sido xingada pelos estudantes sem quem nenhuma medida fosse tomada em seu favor. A profissional relatou ter sido impedida de fazer contato com os pais dos alunos para discutir o tratamento desrespeitoso que passou a receber da turma.

A denúncia feita pela professora é relatada em detalhes no boletim da Apeoesp - Leia aqui a íntegra do boletim. A publicação narra que durante uma reunião ocorrida na escola, com a presença da supervisão, a diretora ameaçou a professora, que é categoria “O”, afirmando que caso a docente não pedisse  o rompimento do contrato,  ela mesma o faria. Também consta no boletim que ainda tentaram fazer com que a professora se auto-incriminasse, assinando um documento onde ela admitia não saber dar aulas, nem garantir a disciplina da classe. A docente se recusou a assinar e procurou a Apeoesp para se defender.

“Esta atitude digna e corajosa é um exemplo para outros professores (as) desta escola fazerem o mesmo, e também para todos os colegas de outras escolas que vem sofrendo nas mãos de diretores e coordenadores carrascos”, traz o boletim.

A Apeoesp classificou a situação como um caso clássico da prática truculenta de assédio moral.

“A subsede vai exigir da Diretoria de Ensino um posicionamento claro e inequívoco contra estas práticas e vamos defender o direito ao trabalho da professora. Nesta semana, discutiremos com o advogado da subsede o encaminhamento de processo de assédio moral contra as gestoras. E vamos buscar o apoio dos professores, alunos e pais para defender a professora e exigir a saída imediata da diretora e da coordenadora, devido ao abuso de poder e às práticas antipedagógicas e autoritárias que vêm adotando, já de longa data”, garante o boletim que revela ser constante a prática de assédio moral nas escolas da cidade.

A escola Lúcia de Castro é considerada uma das melhores de Taboão da Serra e já foi a primeira colocada no IDESP. No entanto, sempre foi conhecida pelos professores da rede como uma das mais autoritárias da região. 

A reportagem do Jornal na Net não conseguiu contato com a diretora e nem a supervisora da Lúcia de Castro para comentar a denúncia de assédio moral feita pela docente.

15º

suerlandia

Essa historia é um pouco parecida com a minha.Quando comecei a atuar na área da educaçao, foi em um projeto que se chamava mais educaçao e eu era monitora, dava reforço no 3°ano do ensino fundamental. a coordenadora sempre acompanhava minhas aulas, e uma certa vez interferiu na maneira como eu estava aplicando minha aula. Dai pra frente perdi o respeito diante de meus alunos,nao consegui ter dominio de sala, era horrivel acordar de manha e saber que iria enfrentar aquela turma. Mas nao desisti, mas só DEUS sabe o quanto eu sofri.

14º

Emilly

Meu se eu começar a falar dessa escola eu não paro. Essa escola e um verdadeiro lixo a cordenação e a diretoria tratam vc como se vc fosse um lixo estou nessa escola desde de 2014 e ja venho pedindo para meus pais me tiratem de lá o vice-diretor jean se acha no direito de falar com vc do jeito q quiser ela te humilha verbalmente... falo isso por experiencia própria com a cordenadora carmela... se acontece qualquer coisa com seu filho e vc vai reclamar eles falam que tem problemas maiores para resolver. Eles são muito mal educados eles gritam com vc fico pensando " quem são eles para gritar comigo nem meus pais gritam comigo e porque eles gritam eles não tem esse direito. Aquela escola e uma merda até o nigro e melhor. NUNCA PONHA SEU FILHO ELE VAI SOFRER MUITO NA MÃO DA DIRETORIA E DA CORDENAÇÃO. Más os professores são incríveis.

13º

Paula

Sei bem o que é isso, sempre tentam jogar a culpa no professor.

12º

Claudio

Eu sei como é isso !!!! Soltaram uma bomba do lado de fora que foi arremessada por outra sala e a diretora e a coordenação entraram na minha sala dizendo foi aluno meu ..... e tentando colocar palavras na minha boca. É muito facil dar exemplo de gestão em cima de categoria O. professores.... defenda-se, toda vez que um coordenador ou diretor déspota, chama-lo para conversa e vc perceber que é para humilha-lo..... ligue o gravador do celular.....

11º

joaquim

É Valdir você sabe e conhece muito bem a estrutura de um professor que ganha muito pouco para que possamos fazer um país melhor. cai na real, sai dessa hipocrisia e vive a realidade que nós passamos dentro da sala de aula. Conte comigo professora, estarei sempre ao lado.

10º

FATYMA

FERDNANDA JA PASSEI POR SITUAÇAO DE ASSSCDIO MORAL ESCOLA ASSIM E UMA QUADRILHA FORMADA . SABEM O QUE VAO FAZER: FAZER A CABEÇA DOS ALUNOS ,DOS PAIS, DIZENDO QUE SE NÃO FICAREM DO LADO DA DIREÇÃO A ESCOLA VAI CAIR MAL NA MIDIA E OS ALUNOS QUE VÃO FICAR COM ESCOLA RUIM E A PROFESSORA VAI EMBORA PARA OUTRA ESCOLA .MORAL: TODO MUNDO FICA DO LADO DA ESCOLA E DA DIRETORA. ESSA QUADRILHA FOI FORMADA NA MESMA FACULDADE.E QUEM NAO FAZ PARTE SERÁ METRALHADO.

PAULO ROSANO RODRIGUES

Quem é este pelego chamado Waldir?? Quando tiver novamente a sala invadida por "estranhos", simplesmente saia a vá a delegacia mais próxima e preste queixa, por invasão!!

Jader

Muito fácil ser 1º lugar no IDESP quando se faz análise de histórico para que os alunos possam entrar na escola

ROSANA

Depois da saída do Diretor /prof. Camilo a escola não é mais a mesma... a qualidade do ensino caiu muito. Está deixando a desejar....

ANDRE

A EDUCAÇÃO NO BRASIL É Ruim MESMO,E SÓ LER O QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ESCREVE...

fernanda

eu sou uma aluna e queria dizer que para podemos nos manifestar de alguma situação de vemos saber realmente o que se passa na sala de aula.eu tenho aulas de matemática com essa professora ,eu sei o que se passa na sala de aula. acho que devemos escutar todas as partes e não apenas uma delas.

fernanda

eu queria fazer uma pergunta:sera que não seria melhor ouvir todas as partes icluindo os alunos?

Daniel H Cruz

Muitos funcionários da prefeitura imaginam ser "deus". Falo isso porque também sofro perseguição até hoje, desde que denunciei irregularidades da Secretaria de Gestão de Pessoal da Prefeitura. Lá estariam lavando-dinheiro-público. A polícia vai investigar e vai ficar claro que não são "deus" coisíssima nenhuma. São vigaristas disfarçados de livre-nomeados!

Waldir

A Escola Lucia de Castro é a melhor da unidade de ensino pública da região, graças ao empenho da diretoria, professores e funcionários. Parece-me que esse professor está alegando que não gosta da ação da diretoria e da coordenadora, mas pelo que sei pelos alunos, esse docente não é digno de estar trabalhando na Escola Lucia de Castro. Parabenizo a diretora e a coordenadora pelo seu trabalho, tornando-se exemplo a ser seguido pelas demais escolas. A disciplina escolar, muitas vezes não agrada a todos, o que não pode ser confundido como assedio moral. Sabemos que no Brasil, hoje, o certo é estar errado, mas nós pessoas do bem, devemos insistir que o correto seja ensinado e seguido, justamente, o que a diretora exige naquela escola.

Nelson Herrero Garcia

Professora: Quando essa coordenadora invadir novamente sua sala, peça-lhe que saia, bata na porta e peça licença para entrar. Diga-lhe que fazendo assim ela estará ajudando na educação dos alunos, mostrando como deve se comportar uma pessoa educada. Não se deixe intimidar, a constituição está ao seu lado. Abraço de um colega. Nelson

12/08/2017

Vereador Carlinhos do Leme defende investimentos na Educação

A educação de Taboão da Serra vem se destacando nos últimos anos com boas notas no Índice de...

04/08/2017

Cursos gratuitos da Prefeitura de Taboão melhoram a vida da população

Milhares de taboanenses, em um momento de crise econômica nacional, têm buscado capacitação...

03/08/2017

Gestão em Foco estimula participação da comunidade nas escolas estaduais

O programa Gestão em Foco, da Secretaria de Estado da Educação, anunciado nesta quinta-feira (3)...

23/07/2017

Concurso de diretores teve mais de 44 mil candidatos inscritos na região

A Secretaria da Educação registrou 44.322 inscritos no concurso público de diretores de escola...

21/07/2017

Prefeitura de Embu traz novo modelo de gestão para alimentação escolar

19/07/2017

Prefeitura de Itapecerica revitaliza Espaço Cultural do Jardim Jacira

A Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra entregou, na tarde do último dia 14 de julho, as...

14/07/2017

Rede emancipa de cursinhos pré vestibulares esta com inscrições abertas

A Rede Emancipa é um movimento social de educação popular que desde 2007 constrói um importante...

11/07/2017

Gestão do Aprendizado é tema de palestra da Secretaria de Educação

A Secretaria de Educação de Itapecerica da Serra proporcionou uma palestra aos gestores da rede...

07/07/2017

Encerram nesta segunda, 10, as inscrições para o vestibular da Univesp em Embu

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) abriu desde o dia 12 do último mês,...

17/08/2017

Creche no Santa Tereza foi roubada 8 vezes esse ano

Pela oitava vez consecutiva, somente esse ano, bandidos invadiram a creche municipal Maria...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.