Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Taboão tem sessão tranquila e marcada por debates genéricos

Por Sandra Pereira | 7/05/2013

asasa450

Sandra PereiraVereadores aprovaram requerimentos e indicações, mas nenhum projeto foi votado

A sessão desta terça-feira, 7,  da Câmara de Taboão da Serra teve como destaque a comemoração do pagamento das rescisões  aos ex-funcionários da Iacta Saúde – saiba mais aqui – o debate sobre a saúde municipal e os investimentos feitos pela prefeitura no esporte e vários temas genéricos. Os vereadores aprovaram requerimentos e indicações da pauta e por falta de acordo entre os lideres não votaram o projeto de autoria do vereador André Egydio criando o dia da liberdade religiosa em Taboão. Parte dos vereadores entendeu que o projeto é inconstitucional. O autor da iniciativa criticou a posição dos pares e de tribuna pediu desculpas à comunidade adventista por não conseguir aprovar projeto. 

Na próxima terça a câmara vai votar as contas do ex-prefeito Evilásio Farias. Ao que tudo indica a maioria dos vereadores deve seguir parecer do Tribunal de Contas e optar pela rejeição. Durante a sessão desta terça os funcionários da usina conversaram com os vereadores pedindo o enquadramento devido. Motoristas e eletricistas de autos da usina reclamam do enquadramento incorreto de suas referências. Eles estão incluídos na mesma referência dos pedreiros e carpinteiros, que resulta na perda de R$ 300,00 em seus salários.

“Quero me desculpar com os adventistas. Prometi para hoje a aprovação do projeto, mas não consegui. Em São Paulo e outras cidades a Lei já foi aprovada”, sentenciou.

Foi o vereador Luiz Lune quem levou à tribuna críticas ao atendimento de saúde em Taboão. Ele relatou a falta dos kits para diabéticos e insumos necessários ao atendimento nos postos de saúde. Disse que o governo deve assumir a responsabilidade cobrou celeridade da secretaria de saúde na aquisição dos medicamentos necessários nas unidades de atendimento. Lune também criticou o secretário de Transporte, Rinaldo Tacola, alegando que ele “nunca está na secretaria e nem atende às solicitações”.

Provocado por Lune o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega, admitiu ter sido um defensor ferrenho da vinda da SPDM para a cidade. Relatou que nessa tarde visitou com o prefeito o Antena onde pode ouvir críticas e elogios. Alegou que a críticas ajudam a melhorar o atendimento.
 “Não estamos mais em clima de eleição somos todos responsáveis pela administração. Não devemos ficar polemizando em clima eleitoral. Mas devemos ter cautela com o discurso fácil e nem ficar olhando no retrovisor. Dia de debater o governo anterior vai ser na semana que vem porque vamos votar as contas de 2009. Ai vai ser o momento de cada vir na tribuna defender o seu ponto de vista”, defendeu.

O presidente disse que o PR, PT, PC do B participaram do governo Evilásio e de seus erros.  Prometeu assumir eventuais erros do atual governo. Disse confiar na secretaria de Saúde, Raquel Zacainer, relatou a fiscalização surpresa no Antena e dos depoimentos de satisfação dos acompanhantes. Já na triagem ele disse ter ouvido reclamações e críticas.
“Não vou fazer defesa do governo emocional ou irracional”, disse.

O vereador Moreira disse que a administração não pode mais culpar o governo passado por eventuais problemas. Parabenizou o pagamento dos servidores da Iacta e cobrou pagamento dos livre nomeados do governo anterior que foram demitidos no início do ano. Moreira quer criar um movimento suprapartidário para mobilizar a cidade  em favor do pagamento das rescisões. O assunto será debatido na segunda-feira, 13, às 16 horas na câmara.

 O vereador Dr. Ronaldo Onishi elogiou o concerto municipal realizado domingo no Cemur. Ele disse que a apresentação foi um sucesso e o público se surpreendeu com a qualidade do espetáculo. Também destacou o compromisso de levar cultura para a periferia. Parabenizou o secretário Ali Sati, o maestro Edison, os músicos e todos os que os que prestigiaram a apresentação. “Foi lindo. Realmente emocionante”, contou.

Onishi comemorou a aprovação de solicitação de uma creche na escola no Jardim Maria Rosa e falou da necessidade de creche no Trianon e Saint Moritz. “Quem tem filhos pequenos sabe a importância dessa demanda”.

O vereador também agradeceu aprovação do pedido de construção de alambrado em quadra do Maria Rosa e falou da aprovação de documento pedindo pagamento das rescisões dos livre-nomeados que também contribuíram com a cidade.

A vereadora Érica Franquini reclamou da dificuldade de localizar fila para o  atendimento dos pacientes com exames laboratoriais e sugeriu criação de guichê para a distribuição de senha entre os pacientes.

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.