Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Câmara de Taboão tem sessão tranquila e marcada por debates genéricos

Por Sandra Pereira | 7/05/2013

asasa450

Sandra PereiraVereadores aprovaram requerimentos e indicações, mas nenhum projeto foi votado

A sessão desta terça-feira, 7,  da Câmara de Taboão da Serra teve como destaque a comemoração do pagamento das rescisões  aos ex-funcionários da Iacta Saúde – saiba mais aqui – o debate sobre a saúde municipal e os investimentos feitos pela prefeitura no esporte e vários temas genéricos. Os vereadores aprovaram requerimentos e indicações da pauta e por falta de acordo entre os lideres não votaram o projeto de autoria do vereador André Egydio criando o dia da liberdade religiosa em Taboão. Parte dos vereadores entendeu que o projeto é inconstitucional. O autor da iniciativa criticou a posição dos pares e de tribuna pediu desculpas à comunidade adventista por não conseguir aprovar projeto. 

Na próxima terça a câmara vai votar as contas do ex-prefeito Evilásio Farias. Ao que tudo indica a maioria dos vereadores deve seguir parecer do Tribunal de Contas e optar pela rejeição. Durante a sessão desta terça os funcionários da usina conversaram com os vereadores pedindo o enquadramento devido. Motoristas e eletricistas de autos da usina reclamam do enquadramento incorreto de suas referências. Eles estão incluídos na mesma referência dos pedreiros e carpinteiros, que resulta na perda de R$ 300,00 em seus salários.

“Quero me desculpar com os adventistas. Prometi para hoje a aprovação do projeto, mas não consegui. Em São Paulo e outras cidades a Lei já foi aprovada”, sentenciou.

Foi o vereador Luiz Lune quem levou à tribuna críticas ao atendimento de saúde em Taboão. Ele relatou a falta dos kits para diabéticos e insumos necessários ao atendimento nos postos de saúde. Disse que o governo deve assumir a responsabilidade cobrou celeridade da secretaria de saúde na aquisição dos medicamentos necessários nas unidades de atendimento. Lune também criticou o secretário de Transporte, Rinaldo Tacola, alegando que ele “nunca está na secretaria e nem atende às solicitações”.

Provocado por Lune o presidente da Câmara, Eduardo Nóbrega, admitiu ter sido um defensor ferrenho da vinda da SPDM para a cidade. Relatou que nessa tarde visitou com o prefeito o Antena onde pode ouvir críticas e elogios. Alegou que a críticas ajudam a melhorar o atendimento.
 “Não estamos mais em clima de eleição somos todos responsáveis pela administração. Não devemos ficar polemizando em clima eleitoral. Mas devemos ter cautela com o discurso fácil e nem ficar olhando no retrovisor. Dia de debater o governo anterior vai ser na semana que vem porque vamos votar as contas de 2009. Ai vai ser o momento de cada vir na tribuna defender o seu ponto de vista”, defendeu.

O presidente disse que o PR, PT, PC do B participaram do governo Evilásio e de seus erros.  Prometeu assumir eventuais erros do atual governo. Disse confiar na secretaria de Saúde, Raquel Zacainer, relatou a fiscalização surpresa no Antena e dos depoimentos de satisfação dos acompanhantes. Já na triagem ele disse ter ouvido reclamações e críticas.
“Não vou fazer defesa do governo emocional ou irracional”, disse.

O vereador Moreira disse que a administração não pode mais culpar o governo passado por eventuais problemas. Parabenizou o pagamento dos servidores da Iacta e cobrou pagamento dos livre nomeados do governo anterior que foram demitidos no início do ano. Moreira quer criar um movimento suprapartidário para mobilizar a cidade  em favor do pagamento das rescisões. O assunto será debatido na segunda-feira, 13, às 16 horas na câmara.

 O vereador Dr. Ronaldo Onishi elogiou o concerto municipal realizado domingo no Cemur. Ele disse que a apresentação foi um sucesso e o público se surpreendeu com a qualidade do espetáculo. Também destacou o compromisso de levar cultura para a periferia. Parabenizou o secretário Ali Sati, o maestro Edison, os músicos e todos os que os que prestigiaram a apresentação. “Foi lindo. Realmente emocionante”, contou.

Onishi comemorou a aprovação de solicitação de uma creche na escola no Jardim Maria Rosa e falou da necessidade de creche no Trianon e Saint Moritz. “Quem tem filhos pequenos sabe a importância dessa demanda”.

O vereador também agradeceu aprovação do pedido de construção de alambrado em quadra do Maria Rosa e falou da aprovação de documento pedindo pagamento das rescisões dos livre-nomeados que também contribuíram com a cidade.

A vereadora Érica Franquini reclamou da dificuldade de localizar fila para o  atendimento dos pacientes com exames laboratoriais e sugeriu criação de guichê para a distribuição de senha entre os pacientes.

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Aprígio recebe visita de Carlos Lupi, ex-ministro do Trabalho

Acompanhado de lideranças da Executiva Nacional e Estadual do PDT, Carlos Lupi, presidente...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

26/04/2017

Vereadora Priscila Sampaio fará pedágio contra o jogo Baleia Azul em Taboão

Preocupada com a disseminação do trágico jogo virtual baleia azul, que já levou vários...

26/04/2017

Vereadores de Taboão aprovam regulamentação do uso da sede da Câmara Municipal

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na sessão desta terça-feira, 25,...

26/04/2017

Senado aprova em 1º turno fim do foro privilegiado de políticos e autoridades

Senado aprovou nesta quarta-feira (26), em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição...

26/04/2017

Temer decide cortar ponto de servidores que entrarem em greve

O presidente Michel Temer decidiu que cortará o salário dos servidores que participarem da greve...

29/04/2017

Régis registrou bloqueios, marchas e atos na greve geral em toda a região

A greve geral contra as reformas da previdência e trabalhista foi marcada em Taboão da Serra,...

29/04/2017

Prefeitura de Taboão forma mais de 200 alunos através do Programa Lado a Lado Sa

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda da Prefeitura de Taboão da Serra,...

29/04/2017

Maternidade de Taboão inaugura serviço de consultoria em amamentação

A Prefeitura de Taboão da Serra está cada vez mais avançando na implantação de políticas...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.