Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Pancadão, som alto e barulho voltam a pauta do Conseg em Taboão

Por Karen Santiago | 1/05/2013

conseg450

Karen Santiago Secretário Gerson Brito prometeu mais empenho da GCM no combate aos pancadões na cidade

Os chamados “pancadões” foi  um dos temas mais debatidos  entre os moradores dos bairros localizados nas imediações do Shopping Taboão, na reunião do Conseg do dia 29, no colégio CETS. De acordo com eles, o som alto oriundo dos bailes funks predomina nas ruas especialmente nos finais de semana. Os carros com som nas alturas também foi alvo de denúncias. Confira matéria completa sobre os pancadões aqui.

O secretário de segurança, Gerson Brito afirmou que acabar com essa “farra, baderna” [os pancadões] é uma questão de honra para ele. De acordo com ele a Guarda já conta com quatro decibelímetros (para medir a altura do som). “Respeitamos eventos culturais e populares, mas esses [os pancadões] não são eventos culturais. Tudo tem limite”, frisou.

Segundo ele, a Lei do Psiu será colocada em prática. Só no último final de semana cinco bares foram fechados, e desde o início do ano 14 casas noturnas foram fechadas, de acordo com ele. “Agora a cidade tem comando. Se não tiver certo vamos para cima”.

Brito chegou a informar que uma lei pode autorizar que a GCM multe os veículos com som alto, garantindo o poder de polícia para membros da corporação. A multa será salgada chegando a R$ 3 mil, os veículos serão levados para o Pátio, após apreensão e ainda serão periciados.

A reunião foi marcada também por denúncias de moradores. De acordo com eles roubos em ruas ao entorno estão acontecendo frequentemente, em especial na frente do Shopping, onde a iluminação é precária. O uso e venda de drogas em terrenos baldios e na quadra do projeto Lado a Lado também foram apontadas por eles.

Casos de Dengue possivelmente oriundos do terreno baldio foram denunciados por eles. Os moradores pedem uma providência da prefeitura. “Existe lei, mas o proprietário deixa o terreno como está e só usuários frequentam, além de água parada que pode causar dengue”.

Roubos e sequestro relâmpago no estacionamento do Shopping também têm sido constantes, segundo eles. Em relação a isso, o secretário de Segurança, Gerson disse que irá tentar mais uma vez uma conversa com os responsáveis do shopping, porque eles proíbem a entrada da GCM. “Já sugeri que os seguranças andem de patins, para chegar mais rápido em alguma emergência, como essas”.

O capitão Terra disse que o patrulhamento na região é feito e que os assaltos de manhã têm diminuído (antes eram 21, 22 registrados e agora 3, 4 – na Kizaemon, por exemplo). “Agora contamos com seis motos da Rocam [aumento de quatro]”, disse.

O Delegado Ivan disse que a expectativa é que o número do efetivo aumente e que realmente venha o 2º Distrito Policial para cidade. De acordo com ele, a Delegacia gera 2 mil inquéritos.

O vereador Cido se comprometeu a elaborar um ofício para que o dono do terreno baldio, em questão, seja notificado e sobre a iluminação pública também. Além disso, cobrará o shopping para aumentar a segurança.

O secretário, Gerson Brito destacou durante sua fala as cinco novas viaturas que a corporação recebeu na última sexta, dia 26, além das 27 pistolas e 70 coletes a prova de balas – saiba mais aqui.  Ele também explicou que agora a corporação atende em seis núcleos de toda cidade “os guardas devem permanecer em cada setor”, disse.

Brito afirmou que os índices de homicídios, roubos a veículos e furtos caíram 80, 25 e 30% respectivamente, já o roubo subiu 53% desde o início deste ano. 48 ocorrências de roubos foram registradas na Rodovia Régis Bittencourt (entrada de Embu das Artes divisa com Taboão) e 30 na Kizaemon Takeuti. Desde o início do ano até segunda (29) 1.274 ocorrências foram atendidas, sendo 963 policiais e 311 sociais. “Três vezes mais do que o ano passado inteiro”, comemorou.

Ele tratou ainda, na reunião sobre a investigação do suposto desvio de verba do videomonitoramento. De acordo com ele, a justiça já determinou a devolução de quase R$ 1 milhão e 800 mil. Uma investigação está em curso e o Ministério Federal poderá até propor o bloqueio de bens dos envolvidos para reparar os danos do erário.

O discurso dele foi enfático e em tom de desabafo. Brito alertou os cerca de 50 moradores presentes à reunião, que não se assustem se “estourar” prisões dos envolvidos. Ele afirmou ainda que duas câmeras do videomonitoramento da cidade foram apreendidas por guardas municipais em Embu-Guaçu. “Tiravam daqui e mandavam para lá”, completou.

O secretário pontuou que fará o possível para não perder o projeto do videomonitoramento, aproveitando câmeras que não tinham manutenção. O prédio onde será instalado a central de videomonitoramento já está definido, segundo ele e não será alugado e sim um prédio público. “Será na rua das Camélias, 100 o local já está pintado”, afirmou. O prazo para entrega do local não foi informado.

Ao longo de 2012 uma séria de reportagens produzidas pelo Jornal na Net mostrou que o sistema de videomonitoramento de Taboão da Serra não estava funcionando há meses – relembre aqui , aqui  e aqui.

As câmeras que poderiam ajudar a resolver crimes e até a inibir outros simplesmente desapareceram ou deixaram de funcionar. Durante a campanha Fernando Fernandes prometeu implantar verdadeiramente o videomonitoramento na cidade.

paulo

senhor secretario os terreiros de macumba deveria estar,incluido na lei do psiu e ter portas de emergença.no jardim clementino o pau quebra todos fins de semana.

gcm

Graças à Deus que agora temos comando. Tô sentido guarda de novo.

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

29/05/2017

Vinttage Music Bar & Restaurante agora é point de Stand Up em Taboão

Estreia na próxima terça-feira, 30/05, a partir das 20h, no Vinttage Music Bar & Restaurante,...

26/05/2017

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem de Taboão

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de...

24/05/2017

Shows adiados do Embu Country Fest acontecem neste fim de semana

Na sexta-feira, dia 26, acontecem os shows de MC Kevinho, Ricardo Ozcar e do embaixador do...

15/05/2017

Embu Country Fest começa na quarta-feira com diversidade musical

Organizado pela A Luz Eventos, o Embu Country Fest, festival sertanejo que acontece em Embu das...

10/05/2017

Taboão da Serra recebe Circuito Sesc de Artes no sábado, 13

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Taboão da Serra e o Sesc...

08/05/2017

Bombeiros de Itapecerica resgatam cadela que caiu em um buraco em Juquitiba

Integrantes do corpo de bombeiro de Itapecerica da Serra fizeram um resgate inusitado e perigoso...

08/05/2017

Vândalos voltam a agir e ateiam fogo no Galpão de Coleta Seletiva em Itapecerica

Vândalos voltaram a agir durante a madrugada desta segunda-feira (08). Moradores da Avenida dos...

05/05/2017

Câmara de Taboão da Serra abrirá concurso público para 25 vagas

A Câmara Municipal de Taboão da Serra abriu o concurso público para o preenchimento de 25 vagas,...

04/05/2017

Vereador apresentará palestra sobre mercado de trabalho em Embu

Desde 2014 o Brasil passa por uma crise econômica muito densa, e assim as empresas buscam...

29/05/2017

Acidente com um vítima fatal travou o trânsito na Régis Bittencourt em Taboão

Uma pessoa morreu por conta de um acidente grave envolvendo 5 veúlos no começo da noite deste...

29/05/2017

FF sinaliza que poderá dar abono para os servidores públicos em Taboão

O prefeito Fernando Fernandes sinalizou com a possibilidade de conceder abono salarial aos...

29/05/2017

Diário Oficial de São Paulo será publicado exclusivamente em versão digital

Seguindo uma tendência do mercado global e caminhando em direção a um futuro moderno e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.