Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Debate sobre Bilhete Único Municipal causa polêmica na Câmara de Embu

Por Karen Santiago | 30/04/2013

009

Marcos RochaSessão foi polêmica e teve até pedido de abertura de processo por quebra de decoro

A sessão da Câmara de Embu das Artes, na manhã desta terça-feira (30) foi marcada por palavras de incentivo aos funcionários públicos e trabalhadores da cidade, em referência ao Dia do Trabalho, comemorado nesta quarta, dia 1º de Maio. Na ocasião, os vereadores aprovaram ainda a celebração de convênio entre a prefeitura e o teatro Solano Trindade que transfere recursos financeiros ao teatro. Na reta final da sessão um requerimento do vereador Ney Santos, propondo a implantação do Bilhete Único Municipal na cidade causou ampla polêmica. O requerimento foi rejeitado por 8 votos contra 7 sob a justificativa de que o mesmo já havia sido posto em votação em 2009, quando também foi reprovado.

Na justificativa do requerimento Ney Santos afirmou que o objetivo é melhorar a integração com as linhas municipais e ainda garantir um preço mais acessível para os usuários do transporte público. “Uma forma de deslocar moradores de cada bairro pelo período de 2h, por exemplo, sem ter que pagar mais uma passagem”, afirmou. Mas, quando o requerimento foi rejeitado, graças ao voto do presidente da Câmara, ele voltou a tribuna e declarou que alguém estaria sendo beneficiado para “votar contra a população”.

“Não estou aqui para afrontar ninguém. Eu represento o povo. Se eu errei cabe a Justiça julgar. Sou firme nas palavras e responsável pelos meus atos. A campanha passou e agora a gente tem que trabalhar para defender o povo”, disse Santos.

 Doda, presidente da Casa salientou que os vereadores assumiram o compromisso, em reunião fechada que não apresentariam requerimento já feito por outros vereadores, especialmente por quem está no mandato. O requerimento foi rejeitado por oito votos contrários dos vereadores Gilvan da Saúde, João Leite, Clidão do Táxi, Jabá, Edvânio Mendes, Gilson Oliveira, Júlio Campanha e Doda. O presidente disse que concorda com o requerimento, mas votou contra por que o mesmo já foi objeto de avaliação na Câmara. Após a declaração de Ney Santos de que alguém teria sido beneficiado com a rejeição do requerimento o presidente pediu a que o jurídico da Casa analise a possibilidade de abertura de processo de quebra de decoro contra Ney Santos.

Nesse momento o impasse se instalou entre ambos. O vereador autor do requerimento disse que assume cada palavra dita na Tribuna e o presidente rebateu que ele errou ao apresentar um requerimento já analisado na Casa e ao sugerir que alguém se beneficiou com a sua rejeição.

“Ele fez uma acusação grave de plenário e agora tem que provar se isso aconteceu. Agora vamos ver se cabe a quebra de decoro. Isso é por causa do que ele falou no plenário sem citar nomes”, falou o presidente.

 Ney Santos também falou sobre a mobilização para trazer o Hospital Municipal para o Embu. “O sonho não é só meu, dos embuenses e de todos nós. A luta é suprapartidária”, afirmou. Ele disse que o deputado Jorge Caruso mandou ofício para o governador Geraldo Alckmin para que seja doada uma área para construção do Hospital. Ele convidou os moradores e vereadores que participem de uma caminhada em prol do hospital nesta quarta, às 9h em frente às Casas Bahia no Jardim Santo Eduardo.

 O vereador Luiz Carlos Calderoni, o Luis do Depósito, informou que o Batalhão do Jardim Santo Eduardo irá ser transferido para próximo à Câmara. Ele pontuou que comerciantes e sociedade no geral sofrem com assaltos constantes no local com o Batalhão “imagina sem”. A região onde o Batalhão está instalado é alvo constante de assaltos em qualquer hora do dia, provocando queixas constantes de moradores e comerciantes. Por essa razão Luis do Depósito pediu uma “compensação” para evitar que a violência se instale de vez na região.  “Que se coloque bases no Santa Emília, Jardim do Colégio, Moraes, Santo Eduardo. Que seja feita alguma coisa. O que não pode é retirar o Batalhão sem ter preocupação com a segurança”.

 Luis do Depósito também prepara uma mobilização no Santa Emília, no dia 13 às 10h e pediu o apoio dos demais vereadores. Doda afirmou que é necessário separar o que é responsabilidade municipal e do Estado. O presidente disse que como instituição legislativa vai protocolar ofício junto ao Batalhão e fazer uma moção de repúdio sobre o fato. 

Lêda Maria Ribeiro

Boa note acho que estou emburrecendo a cada resumo das sessões da cãmara.Peraí projeto bilhete único rejeitado por ja ter sido apresentado?e pior se tornar falta de decoro? Me expliquem só uma coisinha que eu na minha FALTA DE CURSO SUPERIOR CONCLUIDA,não sou capaz de compreender se é algo que ajudaria a quem necessita o pq não ser colocada em questão novamente estamos falando num bem á coletividade e não benefícios pessoais.Gente acorda quando o povo dá o seu voto a um candidato ele sonha,almeja um defensor para suas necessidades independente de nome ok afinal essa é a verdadeira função de um político independente da hierarquia que ocupa...eu na minha pequenez de mera leitora fico indignada com essas posturas ..enfim devo realmente estar emburrecendo pois se não se concilia uma casa pequena como um bairro como seria se os mesmos estivessem na direção do País...??????

19/08/2017

Plano Plurianual é debatido pelo governo em Embu das Artes

Para viabilizar ações e políticas públicas, a Prefeitura de Embu das Artes está elaborando o...

18/08/2017

Itapecerica entrega Piscina Municipal, Academia de Musculação e Centro de Lutas

A Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Itapecerica da Serra entregou oficialmente à...

17/08/2017

Mulheres vítimas de violência emocionaram público em Audiência de Taboão

A violência contra a mulher ganhou rosto, voz e vez no plenário da Câmara Municipal de Taboão da...

16/08/2017

Deputada Analice consegue 1 milhão para reforma de UBS em Itapecerica

O prefeito Jorge Costa, o vice Paulinho, os vereadores Allan, Ramon Corsini, Cepacol e Carlinhos...

12/08/2017

Audiência pública da comissão dos Direitos Humanos acontece na próxima quinta

A comissão dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizará no próximo dia...

12/08/2017

Taboão aprova requerimento para conscientização sobre mortes no trânsito

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou por unanimidade de votos na sessão do dia 8,...

12/08/2017

Pq. Marabá ganha nova sinalização viária, diz vereadora Rita de Cássia

Um dos bairros mais populosos de Taboão da Serra, o Pq. Marabá, recebeu nos últimos dias uma...

10/08/2017

Vereadores de Embu defendem Taxa do Lixo e manifestantes esvaziam Câmara

Num embate nunca visto anteriormente na história recente de Embu das Artes o governo municipal...

09/08/2017

Dr. André da Sorriso atua para construção de novo retorno no Pirajuçara

Com indicações e ofícios encaminhados à Prefeitura Municipal de Taboão da Serra desde 2014, Dr....

06/08/2017

Presidente Joice Silva aprova Moção contra a Liberação da Maconha e Cocaína

Por iniciativa da presidente Joice Silva (PTB), a Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou...

23/08/2017

Levantamento indica causa de mortes de ciclistas; veja dicas de segurança

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado de São Paulo,...

23/08/2017

Quer voltar a estudar? Matrículas estão abertas para jovens e adultos

Jovens e Adultos que desejam voltar a estudar para concluir os anos finais do Ensino Fundamental...

23/08/2017

Policial joga equipamentos de skate de jovens em córrego em Taboão

Um vídeo postado nas redes sociais no início da madrugada desta terça-feira (22) mostra um grupo...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.