Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

UPA de Taboão da Serra será entregue em outubro de 2013

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/04/2013

upa450

Ricardo Vaz - PMTS Obras da UPA estão sendo vistoriadas pelo prefeito Fernando Fernandes e o vice-prefeito Laercio Lopes 

As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taboão da Serra estão a pleno vapor. A previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano. Localizado na Estrada São Francisco, o prédio já possui instalação hidráulica e elétrica, marquises e casa de máquinas para receber os elevadores. Além das fachadas laterais e fachada dos fundos que recebem adequações para reboco. 

Para a construção da UPA, foram levados em consideração fatores como os fluxos de atendimento, a setorização e as atividades a serem desenvolvidas em cada unidade. O mobiliário, os materiais e os equipamentos foram definidos de acordo com o porte da unidade, além do estabelecimento de pressupostos de atividades de apoio a ser desenvolvidas fora da estrutura física do prédio. Tudo foi definido com o objetivo de dar funcionalidade a UPA de acordo com parâmetros de qualidade e resolutividade assistenciais pretendidos. 

Cerca de R$3,5 milhões foraminvestidos para construção e compra dos equipamentos da Unidade de Taboão da Serra, que atenderá urgência e emergência em clínica geral e pediatria. A estrutura terá suporte para treze leitos, atendendo cerca de 450 pacientes, beneficiando os moradores dos bairros Jardim Helena, Parque Laguna, Pazzini, Jardim Ouro Preto, Jardim Monte Alegre, Jardim América, Jardim Maria Rosa e Centro. Em sua estrutura serão seis consultórios, além das salas de observação (masculina, feminina e pediátrica), de inalação e medicação.

Para o prefeito Fernando Fernandes, essa é mais uma grande conquista para Taboão da Serra. “A saúde é uma das prioridades da administração, e a inauguração da UPA traz uma série de benefícios para o município”, conta. “Teremos atendimento especializado com a estrutura necessária para atender aos pacientesda maneira como eles merecem”, completa. “Com isso, conseguiremos atingir mais uma meta, que é desafogar os prontos-socorros”, finaliza Fernando.

UPA -As Unidades de Pronto Atendimento foram criadas pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, pela Política Nacional de Urgência e Emergência. Foram criadas para funcionar todos os dias da semana, 24 horas por dia e podem resolver grande parte da demanda, como pressão arterial e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. Com estrutura simplificada, a UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raios-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. 

Nos municípios que contam com o serviço,a grande maioria dos casos é solucionada na própria unidade, com prestação de socorro, onde os médicos controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação. 

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.