GCM de Taboão recebe cinco novas viaturas para ampliar segurança nas ruas

Por Sandra Pereira | 29/04/2013

A Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra ganhou cinco viaturas  novas e equipadas para ajudar na segurança do município na última sexta-feira, 26. As cinco viaturas foram alugadas em substituição a uma Kombi alugada na gestão passada por R$ 12 mil. O valor do aluguel dos cinco novos veículos é quase R$ 2 mil menor do que a perua antiga. As viaturas atendem a necessidade de reforçar a atuação da GCM. A Guarda também foi contemplada com 27 pistolas e 70 coletes a prova de balas.  O secretário de segurança, Gerson Brito, comemorou a troca de um veículo por cinco e a economia feita com  a mudança. Segundo ele, a prefeitura abriu licitação para comprar 13 viaturas novas e quatro motos.

Durante a solenidade de entrega das viaturas o secretário relatou o esforço da pasta para não perder o convênio do Pronasci para a implantação do videomonitoramento em Taboão da Serra. Ele relatou que há uma investigação em curso para punir os responsáveis pelo desvio dos recursos que deveriam ter sido utilizados para a implantação do videomonitoramento na cidade, e, revelou que a  administração corre contra o tempo para não perder o projeto e tentar a sua ampliação. 

“Estamos fazendo o possível para sanar os erros do passado e não perder esse projeto do videomonitoramento que é fundamental para a segurança na cidade”, disse. Ao longo de 2012 uma séria de reportagens produzidas pelo Jornal na Net mostrou que o sistema de videomonitoramento de Taboão da Serra não estava funcionando há meses – relembre aquiaqui e aqui.


 As câmeras que poderiam ajudar a resolver crimes e até a inibir outros simplesmente desapareceram ou deixaram de funcionar. Durante a campanha Fernando Fernandes prometeu implantar verdadeiramente o videomonitoramento na cidade. A meta da prefeitura é construir um prédio próprio para instalar a central de monitoramento e contratar uma empresa para cuidar da manutenção dos equipamentos.

As cinco novas viaturas são da Renault e estão equipadas com rádio digital, que armazena os diálogos dos guardas, giroflex, e aparelho GPS, que permite a localização exata delas. Uma das viaturas vai atuar na GCM Ambiental e a outra no Trânsito. A entrega delas aconteceu numa solenidade breve no pátio da prefeitura e contou com a participação da deputada  estadual Analice Fernandes, do prefeito Fernando Fernandes, dos vereadores Ronaldo Onishi e Marcos Paulo, o Secretário de Segurança Gerson Brito, o de Planejamento, Olívio Nóbrega  e o comandante da GCM, Leonel Vieira.

Comentários