Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Saúde

Moradores aprovam Dia da Parceria feito em conjunto pela prefeitura e a Novartis

Por | 25/04/2013

parceria450

Sandra PereiraStandes de saúde foram os mais procuradores durante todo o dia

Centenas de moradores dos mais diversos  bairros de Taboão da Serra prestigiaram os diversos serviços de saúde, como exames e diagnóstico da Hanseníase, oficinas culturais, música e orientações em geral oferecidos gratuitamente durante toda essa quinta-feira, na praça Luia Gonzaga,  no Pirajuçara, graças a uma parceria entre a prefeitura e a empresa Novartis. De acordo com o prefeito Fernando Fernandes o município se prepara para estreitar os laços com o setor empresarial visando o estabelecimento de parcerias capazes de se traduzir em benefícios nas mais diversas áreas. Veja fotos aqui.

A animação era grande logo pela manhã no abertura do evento. Senhoras de idade, além de colaboradores da Novartis, dançaram e se exercitaram no centro da Praça. Os stands mais requisitados durante todo o dia foram os de saúde como o de diagnóstico de Hanseníase, aferição de pressão, orientações sobre alimentação saudável, combate a dengue, informações sobre doação de sangue, órgãos e medula. Além de vacinação para idosos contra gripe, exame de fundo de olho.

“As parcerias são importantes. Uma como essa tem destaque maior porque se trata de saúde. No caso da Hanseníase o Brasil tem a meta de erradicar a doença. Ela é traiçoeira tem um período lento de incubação e com essa ação nos ajudamos o país a atingir a meta preconizada pela Organização Mundial de Saúde”, disse o prefeito Fernando Fernandes. 
Segundo ele a articulação da administração municipal com as empresas está sendo feita de portas abertas. O prefeito relatou que está empenhado em firmar uma parceria com a Biolab para reformar o pronto socorro infantil do Santo Onofre. 

“Vamos chamar as empresas que têm responsabilidade social para contribuir mais com vida da cidade. Essas empresas constroem sua riqueza no município e nós temos que ser parceiros. O vice-prefeito, Laércio Lopes e o secretário de Planejamento, Olívio Nóbrega, estão ajudando nessa articulação. Da nossa parte temos que ser ágeis na aprovação dos projetos e o atendimento das demandas. Não podemos perder de vista que o crescimento das empresas traz desenvolvimento à cidade. Queremos estimular essa relação inteligente entre a administração e as empresas. Pra isso o Laércio e Olívio estão sendo muito importantes na construção desse diálogo”, explicou o prefeito. 

 Para Luisa Pedro Andrade de 68 anos, do Parque Laguna, eventos como esse são importantes para o município, em especial para os moradores que muitas vezes passam muito tempo no Posto de Saúde esperando por atendimento e fazer exames fora da cidade. A irmã dela Edivalda Nunes, moradora do Jardim Três Marias, também aprova a iniciativa. “É bom porque todo mundo se comunica e pode aproveitar os serviços oferecidos”, afirmou.

 Dona Suelidia Marques da Silva, moradora do Parque Pinheiros aproveitou o evento para fazer o teste de visão e tomar vacina da gripe. “É melhor do que ter que ir ao Posto”, disse.

 De acordo com a secretaria de Saúde, Raquel Zaicaner o evento também é importante para mostrar que a Hanseníase é uma doença que tem cura e acabar com o preconceito provocados por ela (a doença é a mais antiga da história e se instala em nervos e pele e pode ser transferida pela respiração de uma pessoa doente sem tratamento). Na cidade, ela aponta cinco casos diagnosticados por ano e todos eles são tratados na Unidade Básica do Jardim Helena. Nenhuma morte foi registrada, garante a secretária

“A Hanseníase se apresenta em dois tipos. A bacilar dois tipos de lesões a e multibacilar mais de cinco. A primeira, o paciente consegue se curar de seis a nove meses, já a segunda de doze a dezoito meses”, explicou. 

Itapecerica também receberá o Dia da Parceria. A empresa Novartis e a prefeitura de Itapecerica da Serra já estudam o local, o dia ainda será definido e deve ser entre 6 a 10 de maio.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.