Prefeitura promove encontro de Combate ao Uso de Álcool e Drogas

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/04/2010

No último dia 28 de abril, a Autarquia Municipal de Saúde – IS, por meio do CAPS-ad (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas) “Maria José de Albuquerque”, realizou evento em prol da “Semana de Combate e Prevenção ao Uso de Álcool e Drogas”, no Complexo Administrativo Norberto José da Costa.

Cerca de 120 pessoas participaram das discussões com o objetivo de capacitar multiplicadores e atualizar profissionais de diversos segmentos do município para a realização de encaminhamentos adequados ao tratamento à dependência de álcool e outras drogas, desmistificando o paciente dependente químico e seus familiares e a importância de sua ressocialização e inclusão na sociedade, ações realizadas pelo CAPS-ad.

Compuseram a mesa para o início das atividades o vice-prefeito Antonio Trolesi; superintendente da Autarquia de Saúde - IS, Michelle Salles; coordenadora de saúde mental e diretora do CAPS-ad, Patrícia França Proença; representando a Câmara Municipal o vereador José de Moraes; tenente, coronel do 25º Batalhão da Policia Militar, Belantoni Filho e comandante da GCM Marques.

Michelle Salles destacou o apoio da GCM e da Policia Militar no evento. “Gostaria de agradecer a presença de todos participantes, ressaltando a importância de vocês serem os multiplicadores das informações que vão escutar hoje. Com essa força tarefa poderemos ajudar muito mais pessoas”, disse. 

Já a coordenadora Patrícia França Proença fez um resumo dos assuntos a serem apresentados. “Vamos falar sobre o dependente, familiares e prevenção. Esse é o momento para a população da região se unir e assim desenvolvermos ferramentas para o melhor atendimento dos dependentes”, destacou.

Durante o encontro, a equipe responsável pelo CAPS-ad fez a apresentação do Centro e as atividades que são desenvolvidas, como: Grupos Terapêuticos, Oficinas Terapêuticas, Atenção ao Familiar, Procedimentos de Enfermagem e Reinserção Social.

Outro destaque do evento foi a divulgação do tratamento contra o tabagismo realizado no CAPS-ad, que consiste em nove encontros semanais com grupo fechados e atendimento medico individual. O CAPS-ad está situado na avenida Eduardo Roberto Daher, 1455 – Parque Paraíso. Mais informações pelo telefone: 4666-8312.

Comentários