Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

MP ordena a abertura de ruas fechadas por moradores em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 22/04/2013

ruas_fechada450

Sandra PereiraRua Antônio Teixeira Pinto é paralela à Estrada de São Francisco e foi uma das primeiras abertas ao público por ordem do MP

Por determinação do Ministério Público (MP) várias ruas de Taboão da Serra fechadas com muros, guaritas e portões pelos próprios moradores serão reabertas. Para o MP o fechamento das ruas é ilegal e fere a legislação, por essa razão a prefeitura já deu início à retirada de portões e guaritas instaladas pela população, sob o argumento de ter mais segurança.  Fechada há mais de 6 anos a rua Antônio Teixeira Pinto, no  Jardim três Irmãos,  foi uma das primeiras  reabertas ao tráfego de veículos e a circulação de pessoas em geral. O desbloqueio de ambos os lados da rua ocorreu no último dia 17. O Jornal na Net apurou que na região do Jardim Monte Alegre, Cidade Intercap e Jardim América várias ruas fechadas nos últimos anos também terão quer ser reabertas. 

 A rua Antônio Teixeira Pinto tem apenas 26 casas e extensão de  330 metros. É uma via paralela à Estrada de São Francisco e até o dia 17 deste mês tinha o acesso bloqueado por um muro de 1 metro e meio de altura. Na parte alta havia apenas um portão de pedestre com lixeira e acesso à Estrada de São Francisco. Já a parte baixa da rua contava com portão automático, um portão menor para o acesso a pedestres e caixa de correio. Mesmo sabendo que a determinação do Ministério Público para reabrir a rua era antiga os moradores dizem que foram pegos de surpresa.

“O muro foi derrubado e os portões retirados pela prefeitura. Essa rua ficou fechada 6 anos. Nós lutamos para fechar depois de juntar 19 boletins de ocorrência por roubo e furto. Nos últimos  anos vivemos em paz sem medo de assaltos”, relatou um morador. 
Agora eles ficam apreensivos todas as vezes que um carro diferente entra na rua. A apreensão deles só aumenta quando motoqueiros sobem ou descem pela via que até poucos dias pareceria um condomínio fechado. 

 “Comprei minha casa aqui porque a rua era fechada. Já fui assaltado em casa e mudei por causa disso. Comprei nessa rua porque era segura, agora, dois dias antes da gente se mudar a rua foi aberta. Parece até brincadeira, mas é verdade”, lamentou o taxista Júlio Ferreira.

 Ele morava no Jardim Record, onde viveu a experiência traumática de ter a própria casa invadida por criminosos. Depois disso começou a procurar outro imóvel para comprar. A segurança da rua fechada foi decisiva na escolha da família.

rua450

Após abertura de rua moradores pedem melhorias na iluminação e poda de árvore

O temor da violência é grande na família do taxista. Ele pediu a poda de uma árvore no começo da rua e melhoria na iluminação pública.  “Depois que tiraram o muro a parte de cima da rua ficou escura e pode haver assalto ou gente se drogando”, disse. 

Mas, não é somente em Taboão da Serra que o Ministério Público vem agindo para reabrir ruas fechadas pelos moradores. Esse tipo de ação está se tornando rotineira no Estado de São Paulo e em várias outras partes do País. 

Existem alguns casos em que o fechamento de ruas é permitido por lei. Veja quais são as regras em vigor para o fechamento de vias em centros urbanos.

Só podem ser fechadas as vias sem saída ou vilas que tenham apenas uso residencial;


A via não pode ter mais de 10 m de largura e deve servir de passagem exclusivamente para as casas nelas existentes; 

É proibido fechar acessos que sirvam de passagens a outros locais, como pontos de uso público, especialmente áreas verdes;

O fechamento deve ser feito com portão, cancela ou correntes. A calçada deve ter livre acesso a pedestres e largura mínima de 1 metro; 





J M

Mauricio Lourenço, seu PT é muito honestro e competente, se vcs tem a solução para melhorar a criminalidade em SP. por, favor passe o projeto para todo o mundo... qual é a fórmula mágica?

Gomes

O MP está corretíssimo. Querem morar em ruas particulares mudem para condomínios fechados. E ainda trem político na cidade que apóia esse absurdo. O espaço público é direito de uso de todos. Parabéns ao MP.

carlos

Estes maradores se achamo dono do espaço publico e tolhem o direito de ir e vir dos demais. Parabens ao ministério público e deveria processar aqueles que autorizaram sem respaldo legal. Mario Lourenço, o teu partido, o PT tá no comando do Brasil a 10 anos e a violencia tá cada vez pior.

Roberto

No comentario da dona "Regina Ataide" ela esta super certa........ .........mais se vc não esta contente com Taboão da Serra......vai morar em outro local........

Mauricio Lourenço

Não acho que deva haver ruas fechadas na malha urbana, aliás, a questão da segurança pública não se resolve de forma isolada, tem que cobrar quem está no comando do governo de São Paulo a mais de 25 anos e, já demonstrou não ter política pública de segurança, mas a população os elege.

Regina Ataide

Eu acredito que o trânsito caótico q já impera nesta cidade, em nada ajudará na abertura desta rua, que ficou durante 06 anos restrita. Vai piorar e muito! Atentem e fiquem de olho!

20/04/2017

Audiência pública na Câmara Municipal discute polêmica de convivência

A Comissão de Trânsito e Transporte da Câmara Municipal de Taboão da Serra debateu nesta...

09/04/2017

Administração Jorge Costa pavimenta estrada no Potuverá em Itapecerica

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio de uma parceria com a iniciativa privada,...

09/04/2017

Avenida de Taboão ganha faixa reversível em caráter experimental

Uma faixa reversível foi implantada pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão...

09/04/2017

Taboão implanta selo de qualidade no transporte público

Um adesivo quadrado, com cerca de 10 centímetros, mas com uma capacidade expressiva de armazenar...

09/04/2017

Autopista Régis Bittencourt implanta nova passarela em Itapecerica

A Autopista Régis Bittencourt realiza a implantação de uma nova passarela na BR-116/SP, na...

06/04/2017

Motorista de caminhão colide com 12 veículos e atropela idosa em Taboão da Serra

Um acidente provocado por um caminhão causou pânico na tarde desta quinta-feira (06), na Rua...

05/04/2017

Prefeitura de Taboão convoca moradores que trabalham com UBER para cadastro

 

A secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) de Taboão da Serra está convocando...

03/04/2017

Prefeitura de Taboão vistoria toda a frota do transporte público municipal

Uma força-tarefa conduzida pela secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) coordenou...

31/03/2017

Grupo queimou pneus na Régis contra reformas do governo Temer

Manifestantes atearam fogo a pneus e bloquearam trecho da Rodovia Régis Bittencourt, na região...

30/03/2017

Engenheiro químico tem mal súbito e morre em trecho do Rodoanel Mário Covas

O engenheiro químico Rafael Holanda Mantelatto, de 28 anos, morreu depois de passar mal e...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.