Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Conisud está na vice-presidência do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de SP

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/04/2013

chico

Prefeitura de Embu das ArtesChico Brito sugeriu ao Governo que prepare as equipes das secretarias estaduais para receber e encaminhar as diretrizes e projetos estabelecidos pelo Conselho Metropolitano

O prefeito Chico Brito participou, na terça-feira (16), em São Paulo, da solenidade de eleição e posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), assumiu a presidência.Formado por representantes das 39 cidades da Grande São Paulo, o conselho busca soluções para problemas que um município não consegue resolver sem outro. O prefeito de Cotia (integrante do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo -Conisud), Carlão Camargo, ficou com a vice-presidência.

Para uma platéia lotada, Chico Brito falou de dois temas importantes para o funcionamento do conselho.  Ele sugeriu ao Governo do Estado que prepare as equipes das secretarias estaduais para receber e encaminhar as diretrizes e projetos estabelecidos pelo Conselho Metropolitano. “Assim, teremos mais agilidade no encaminhamento das soluções de muitos problemas que afligem os municípios”, afirmou o prefeito de Embu das Artes e presidente do Conisud.

Chico Brito também sugeriu a Haddad que envie projeto de lei à Câmara Municipal autorizando as subprefeituras a fazerem parte dos consórcios intermunicipais, como o Conisud, em suas respectivas fronteiras. “Nós do Conisud vamos reformular o estatuto para receber como consorciadas as subprefeituras de Campo Limpo, M´Boi Mirim, Parelheiros e Butantã, porque temos muitos problemas comuns que precisam de soluções conjuntas”, explicou.

Haddad disse que vai “propor o que eu acho que seja uma das tarefas do conselho: pensar a região metropolitana não para um, dois anos, mas para 10, 20 anos, que é o que as grandes regiões metropolitanas do mundo fazem”. A região metropolitana tem atualmente 22 milhões de habitantes, dez rodovias, centenas de córregos e rios. As cidades compartilham riquezas econômicas, naturais e problemas.

Na cerimônia, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou o decreto de criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitana, que altera o Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi), criado em 1974 junto com a região metropolitana, em Fundo de Compensação Financeira Socioambiental, para promover a compensação financeira aos municípios produtores de água. O fundo será regulamentado com a participação das cidades.

Na próxima reunião, o conselho vai definir como será a contribuição dos municípios nesse fundo de investimentos. O próximo encontro será daqui a um mês.

Estiveram presentes também os prefeitos de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, de Embu-Guaçu, Clodoaldo Leite da Silva, Francisco Júnior de Juquitiba, Roberto Rocha, de Vargem Grande Paulista e Luiz Marinho, de São Bernardo do Campo, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e o vice prefeito de Embu das Artes Natinha.

18/10/2017

Taboão teve sessão histórica para as mulheres e com aprovação de leis

O grito silencioso das mulheres vítimas de violência ecoou com força e fez da sessão desta...

17/10/2017

Reforma eleitoral abre espaço para propaganda paga em sites

A reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada recentemente pelo presidente...

15/10/2017

Ney Santos fará reforma no governo de Embu, João Ramos deixará prefeitura

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (PRB) vai anunciar nos próximos dias uma reforma...

13/10/2017

Câmara Municipal aprova reajuste de abono para servidores

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram na última terça-feira, dia 10, por unanimidade, um...

11/10/2017

Convenção realizada no domingo elegeu novo diretório do PSDB de Itapecerica

O diretório municipal do PSDB de Itapecerica da Serra realizou, no último domingo (8 de...

11/10/2017

STF deve decidir hoje se Congresso pode rever medidas contra parlamentares

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve decidir hoje (11) se parlamentares podem ser afastados do...

11/10/2017

Analice intercede por liberação de recursos para Embu das Artes

O prefeito de Embu das Artes, Ney Santos e a deputada estadual Analice Fernandes participaram de...

10/10/2017

Ney Santos lança Cartão Cidadão prometendo economia de recursos públicos

Anunciado como a maior ferramenta de gestão tecnológica de dados de toda a região, o Cartão...

10/10/2017

Parecer do relator de denúncia contra Temer deve ser lido nesta terça

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.