Taboanense lança livro de ficção sobre guerra de secessão dos Estados Unidos

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/04/2013

O professor taboanense Cícero Gonçalves lançou na ultima quinta-feira, 04 de abril, o livro intitulado “Os Confederados Renascem”. O evento, que teve apoio da Prefeitura de Taboão da Serra, contou com a presença do Secretário de Educação Ciência e Tecnologia, João Medeiros, supervisoras de ensino, além de amigos, familiares, alunos e imprensa local.

Um dos nove filhos de um casal pernambucano, Cícero Gonçalves dos Santos nasceu em 19 de fevereiro de 1970, exatos 11 anos após emancipação do município, fato que considera ter um significado importante em sua trajetória devido aos vínculos que tem no município. Morador do Jardim São Judas Tadeu, durante a infância estudou na EE Reinaldo do Nascimento Faleiros e concluiu o ginásio na EE Lúcia de Castro Bueno.

Apesar da origem humilde, se formou em Letras, com foco em língua inglesa, pela Universidade de São Paulo (USP).  Na faculdade conheceu diversos estrangeiros, inclusive americanos sulistas, com quem sempre conversava a respeito da história dos Estados Unidos. 
Daí surgiu à inspiração para escrever o livro Os Confederados Renascem. “Iniciei os primeiros escritos em 2008 e finalizei em 2012, porém a obra está sendo gestada desde o período da faculdade. Tanto é que finalizei o livro com 612 páginas, resultado da associação da verdadeira história da guerra de secessão com a ficção” – afirma.

Para o secretário de Educação, João Medeiros, é preciso apoiar e incentivar os escritores do município. “Precisamos valorizar as pedras preciosas que temos aqui em Taboão da Serra, por isso é com satisfação que apoiamos o lançamento do livro deste taboanense que tem uma bela trajetória” – declarou. 

A obra retrata a vida de Jerry Carpenter, morador da cidade fictícia de Soberana, no estado da Flórida. Dividido em quatro fases, o livro retrata desde a infância dos personagens, até a vida adulta. Segundo Gonçalves, a quarta etapa foi a mais trabalhosa. “Após estudar sociologia e história Jerry Carpenter se envolve com política. A quarta e ultima fase, que por sinal é a maior de todas, retrata os personagens com a cidadania confederada. É nela que está descrito todo o desfecho e, em pleno século XXI, novamente acontece a Guerra de Secessão dos estados sulistas” – explica.

A primeira edição da obra, publicado pela Editora Livre Expressão, teve tiragem de 300 exemplares, dos quais 23 foram vendidos durante o lançamento. O valor para o pagamento da publicação foi tirado das aulas de inglês, francês e espanhol que o autor leciona nas escolas Wizard e Skill de Taboão da Serra. Cícero, que nunca viajou para os Estados Unidos, pretende conhecer o país quando lançar a versão em língua inglesa do livro. “Ainda não tenho previsão de quando lançarei a edição em inglês. Por enquanto já traduzi metade da obra e, da próxima vez pretendo fazer uma tiragem maior, de pelo menos, mil exemplares” – diz.

Os interessados em adquirir a obra, podem entrar em contato com Cícero através do e-mail . O valor da obra é de R$ 70. Também colaboraram com o lançamento do livro as escolas de idioma Wizard e Skill, a Clínica Odontológica Wagner Hirowaki Ohonishi, Fênix Sound, Giselle Presentes, Carminha Decorações e Lycra e Auto Escola Gordo.

Comentários