Mulher passa mal em frente ao AME de Taboão da Serra e morre

Por Outro autor | 4/04/2013

Uma mulher de 56 anos morreu após passar mal em frente ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taboão da Serra. Segundo a família e testemunhas, ela demorou para ser atendida. A Secretaria Estadual de Saúde informou que vai investigar o caso. Imagens da câmera de segurança de um prédio próximo à AME mostram o momento em que Célia Gamarrano passava com o marido. Alguns metros à frente - onde a câmera não capta - ela se sente mal. Quem passava pelo local conta que pediram socorro no ambulatório, mas ninguém ajudou.

“Não vieram em momento nenhum, não prestaram socorro, não tentaram ajudar levando ela para dentro. Não perguntaram o que estava acontecendo”, afirmou a cabeleireira Aline Viera da Silva.

Quem tentava ajudar Célia foi à AME pedir uma caderia para a mulher se sentar. “Eles alegaram que era patrimônio público. Eles disseram que não poderiam socorrer, que eles não podiam fazer nada”, afirmou a autônoma Gismary Furuguem.

Quem tentava ajudar no socorro parou o trânsito para o marido de Célia a levasse no colo até o ambulatório médico. Imagens gravadas por um celular registraram o momento em que os médicos tentaram reanimar a Célia, mas, ela não resistiu. Segundo testemunhas, o socorro demorou.
A família registrou um boletim de ocorrência e o caso deve ser investigado. A polícia deve apurar se houve omissão de socorro de funcionário e da equipe médica.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou que as AMEs são unidades ambulatoriais que realizam consultas e exames. Nesse caso, o recomendado é que atendimento tivesse sido prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A secretaria, no entanto, vai investigar o ocorrido. Se constatar omissão, o caso será encaminhado para o Conselho Regional de Medicina.

O corpo de Célia será velado nesta quarta-feira (4) no Cemitério Jardim Vale dos Reis, em Taboão da Serra.

Informações do Portal G1

Comentários